Antigone 2019 – Resumo

Livremente baseado na obra de Sófocles, “Antigone 2019” da canadense Sophie Deraspe, transporta parte dos elementos da tragédia grega para um contexto sociopolítico atual, direcionando seu olhar a uma família de imigrantes argelinos que mora no Canadá.

Antigone 2019
Antigone 2019

Ao lado da avó, Meneceu (Rachida Oussaada), e dos irmãos, Polinices (Rawad El-Zein), Etéocles (Hakim Brahimi) e Ismênia (Nour Belkhiria), a personagem-título (vivida por Nahéma Ricci) parece levar uma vida bastante adaptada à realidade ocidental, ainda que a precoce perda dos pais permaneça como uma sombra sobre todos em sua casa.

Aluna exemplar e vivenciando o início de relacionamento com um colega de classe, Hémon (Antoine Desrochers), a jovem se vê novamente tragada pela fatalidade quando, durante uma batida policial, Etéocles é assassinado a tiros por um oficial da lei e Polinices é detido por agressão, sendo condenado à extradição.

Se na peça de Sófocles, Antigone era presa ao enfrentar o rei Creonte para que Polinices fosse enterrado de acordo com as tradições, aqui a jovem acaba condenada por promover a fuga do irmão, iniciando uma jornada em busca de justiça e da própria liberdade.

Antigone 2019 – Argumento

Desde o princípio, Deraspe estabelece Antigone como uma personagem ligeiramente deslocada da realidade dos outros. Ao mesmo tempo introspectiva e eloquente, a garota parece já carregar o fardo da responsabilidade, bem como a disposição para defender seus valores bem definidos sobre justiça, amor, lealdade e família, que a coloca em choque com as leis dos homens.

Sem a personificação de um antagonista direto, como Creonte no texto original – o personagem que aqui se aproxima de uma versão deste é Christian, pai de Hémon, um político que nunca chega de fato a ser uma figura opositora – Deraspe transfere tal papel ao Estado, representado por seus agentes: a juíza, o chefe de polícia ou mesmo a funcionária do reformatório juvenil.

Uma escolha, a princípio, interessante, visando amplificar a luta de Antigone, não sendo direcionada e pessoal, mas sim contra o estado das coisas, com a cineasta parecendo inclinada a tratar de uma série de temas efervescentes e atuais, como o abuso de poder e a violência policial, a questão dos refugiados, xenofobia, patriarcalismo, etc.

Antigone 2019 – Enredo

Ainda que povoem o universo narrativo, tais temáticas, assim como as próprias figuras de antagonismo, acabam não tendo toda a sua potência explorada. Isso se deve, principalmente, a certa aura de ingenuidade que envolve a abordagem de Deraspe.

Antigone 2019
Antigone 2019

Algo presente desde o plano de fuga de Polinices arquitetado por Antigone, passando por grande parte das sequências de tribunal, com dinâmicas e situações que soam pouco críveis pelas montagens que transpõem os debates e o retrato da opinião pública para uma linguagem de internet, entre o videoclipe, os memes e as interações de redes sociais. No original, Antigone e os irmãos são filhos do relacionamento incestuoso entre Édipo e a mãe, Jocasta.

Antigone 2019 – Climax

Tais momentos trazem uma leveza por vezes pueril, que distancia a narrativa de seu cerne trágico, dramático, fazendo com que, mesmo entre mortes, prisões e outros traumas não se sinta plenamente a gravidade das situações.

Ao invés de dar densidade às consequências, Deraspe se dedica a retratar a construção do ícone, a transformação de Antigone em mártir, expondo a grande capacidade da jovem em mobilizar e sensibilizar aqueles que a cercam, do advogado e das companheiras do reformatório a anônimos e até mesmo o pai de Hémon, que tem sua postura política e hesitante abalada pela obstinação da garota.

Para sua sorte, a cineasta encontra na novata Nahéma Ricci uma intérprete que responde com total desenvoltura e entrega às exigências do papel. Por trás da aparente fragilidade física, a atriz revela toda a força e convicção de Antigone, entre lágrimas silenciosas, olhares repletos de significados e rompantes de emoção, como no discurso coberto de dor e fúria no tribunal.

Antigone 2019 – Análise Final

A capacidade de Ricci em manter o espectador sempre próximo da protagonista e de sua visão de mundo, mesmo quando esta é contestada e levemente estremecida pela exposição dos atos condenáveis de seus irmãos, se mostra o grande trunfo de Antigone e de sua realizadora.

E tudo acaba se encontrando, até mesmo no quesito autoral, quando abandona de vez o realismo social em busca de algo de fantasia filosófica. Seja na sequência do sonho/pesadelo, na qual consegue inserir sua releitura de Tirésias, o profeta cego, ou na visualmente bela cena de sexo na chuva, em meio à natureza.

Antigone 2019
Antigone 2019

Oferecendo um desfecho que também almeja essa poesia, Deraspe cria, assim, uma versão do mito capaz realmente de dialogar com o mundo atual e, ainda que não consiga extrair toda a força possível, lança um olhar reflexivo sobre muitos temas que pedem um debate imediato.

Perguntas frequentes sobre o assunto:

O que acontece no filme Antigone?

Antigone é um filme de drama canadense de 2019 dirigido por Sophie Deraspe. Uma adaptação da peça grega antiga Antígona de Sófocles, o filme transpõe a história para uma família moderna de refugiados em Montreal.

Quando foi lançado o filme Antigone?

Data de lançamento: 8 de abril de 2020

Em que obra foi baseado o filme Antigone?

Baseado em: Antígona; by Sófocles

Quem dirigiu filme Antigone?

Direção: Sophie Deraspe

Qual a avaliação do filme Antigone?

87% gostaram e recomendam esse filme

Espero que tenha tirado boas ideias do post, sempre estou trazendo resenhas, resumos e análises interessantes sobre filmes badalados ou até mesmo sobre filmes nacionais que merecem mais atenção.

Gostou do post sobre Antigone 2019 – Resumo

Continue nos acompanhando e interagindo com a gente, gostaria que comentasse qual filme marcou a sua vida, assim como esse foi marcante para mim! irei trazer mais filmes antigos e também filmes que foram marcantes na épica sessão da tarde.

Sua avaliação e sua interação são de suma importância pra conseguirmos trazer o que é interessante pra você leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20