Blaxploitation, o cinema negro americano

Ei, você já ouviu falar nos filmes Blaxploitation? Blaxploitation é uma série de filmes lançados na década de 1970, nos Estados Unidos, como parte de um cinema feito por pessoas negras, para pessoas negras. Vem com a gente nesse artigo pra descobrir mais!

Como surgiu o Blaxploitation?

Até o final da década de 1960, os Estados Unidos praticavam o apartheid e o racismo não usava máscara alguma, mesmo que o movimento dos direitos civis negros ganhasse força, o racismo ainda persistia em existir, e existe ainda hoje. Portanto, é pelo menos concebível que Hollywood descreva pessoas negras produzindo pessoas negras como protagonistas brancos por muitos anos.

Blaxploitation
Blaxploitation, o cinema negro americano – Foxy Brown (1974)

Com o apoio de empresários, atores e diretores negros, o subgênero Blaxploitation nasceu em filmes que enchiam o protagonista negro de personalidade, atitude e nível de construção, buscando mitigar o tratamento injusto de heróis e anti-heróis que vivem à margem da sociedade.

Por onde eu começo a assistir Blaxploitation?

Shaft, dirigido por Gordon Parks, foi lançado no orçamento da MGM em 1971 e é o filme mais popular do gênero. Outros filmes clássicos de blaxploitation incluem: música Badaaass, Black Caesar, Coffy, Blacula, Foxy Brown, Cleópatra Jones, etc.

Blaxploitation, o cinema negro americano
Blaxploitation, o cinema negro americano – Shaft (1971)

É sempre bom lembrar que apesar do gênero ter nascido e tido seu auge nos anos 70, muitos filmes de hoje em dia levam uma boa carga do Blaxploitation em si.

O amado diretor Quentin Tarantino já se declarou várias vezes fã do gênero, chegando a dirigir Jack Brown, onde trabalha com a atriz protagonista do clássico Foxy Brown.

Dentre filmes novos do Blaxploitation também podemos citar Infiltrado na Klan, de Spike Lee, onde dentro dos filmes os próprios personagens exaltam heróis do gênero.

Há intermináveis listas sobre esse gênero espalhadas pela internet e se você é fã do cinema de Quentin Tarantino ou gosta de filmes relacionados, é uma boa pedida para a quarentena!

Obrigado por acompanhar o texto sobre Blaxploitation

Se você gosta de conteúdo relacionados a cinema, dá uma olhada aqui, iremos postar vários textos que irão te auxiliar a fazer uma boa análise fílmica!

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20