Peaky Blinders é uma série ambientada logo depois da Primeira Guerra Mundial, mostrando como foi a vida de várias pessoas no pós-guerra, particularmente em Birmingham, na Inglaterra, a qual foi dominada por várias gangues e uma em destaque é a Peaky Blinders.

Significado do nome

A ideia realmente é ambiciosa, mas a história dessa gangue realmente existiu. Eles colocavam laminas na frente das boinas/ chapéus e usavam para atacar as pessoas e muitas das vezes esses cortes eram na altura dos olhos por isso Blinders (Blind= cego).

Outro motivo dado é que Peaky tem a ver com as boinas que eles usavam e Blinders era uma gíria para os homens que se vestiam bem naquela época já que são baseados em fatos reais.

0d605f60b34ba001 0d605f60b34ba002 2036665

Família Shelby

Os Blinders é a base da família Shelby, liderada por Thomas Shelby, retrata como á família mesmo com perrengues é unida, o trabalho das apostas e vinganças é bem grupal. Como cada um cuida de todos é o fato, mesmo nos erros os Shelby tentam passar o ar de “está tudo bem vamos seguir” e como estão após os abalos da guerra e da Revolução Industrial.

Durante os episódios vemos vários flashbacks dos personagens e como a guerra os afetou de forma turbulenta, mas são unidos independentemente do problema.

cwoh5sjq20g9mulavayy 8272357

Personagens feministas

Por mais que a trama se passe num momento em que a mulher não seja nem um pouco valorizada e, sim vista como um “objeto”, existem personagens fortes e que acabam se descobrindo no desenrolar dos fatos e nos núcleos da série.

Exemplo, a tia Polly que cuidou dos negócios da família durante a guerra e se mostra uma verdadeira mulher independente, Grace uma garçonete, mas na verdade é uma agente infiltrada da polícia e acaba deixando seu coração falar mais alto e até mesmo a caçula dos Shelby a Ada dando uma reviravolta sendo aliada dos comunistas e abraçando a causa, as mulheres da série são incríveis.

Trilha sonora e fotografia

É muito bacana esse “flerte” que ocorre entre o moderno na parte da trilha sonora e, isso já contribui para várias cenas. A música de abertura é do artista Nick Cave e combina bastante com esse lado gangster, por exemplo.

Não é só a música que se destaca mais também a fotografia em torno da cidade de
Birmingham, toda a preparação, o céu cinzento e monótono da famosa Inglaterra e principalmente a fumaça que ocorre sempre no começo quando Tommy está caminhando dá um ar de poder e frieza combinando perfeitamente ao personagem.

Thomas Shelby

Claro que não poderia faltar o destaque de Thomas Shelby interpretado por Cillian Murphy, que conseguiu entrar no personagem em cheio, trazendo um homem frio, calculista, modos de pensamentos que ele trás consigo, elegante e que todos deveriam gostar. Além disso, ao poucos vemos o amor que ele trás consigo e sacrifícios que faz pela família.

Esse crédito é para Michael Corleone de O Poderoso Chefão em que realmente o ator se inspirou para dar vida ao personagem, em todos os critérios Corleone e Shelby tem muito gênios parecidos.

O poder que a série domina é não deixar de lado os momentos históricos conseguindo retratar o comunismo e Winston Churchill ainda secretário do parlamento. Para quem curte uma boa série com gangues, personagens calculistas, movimentos pós-guerra e sangues frios Peaky Blinders é uma série que você pode incluir na sua lista.

Peaky Blinders está disponível na Netflix.