melhores filmes netflix

9 melhores filmes Netflix documentários

Existem diversos perfis de pessoas que utilizam a Netflix, uns preferem um determinado gênero à outro. Nesse artigo iremos listar os 9 melhores filmes Netflix da categoria de documentário.

melhores filmes netflix documentários
9 melhores filmes netflix documentários

Documentário é aquele tipo de filme feito para demonstrar a realidade de um determinado local ou pensamento, de acordo com a ótica de quem dirigiu. É um gênero que tem mais semelhança com o jornalismo.

No entanto, é sempre bom lembrar que não necessariamente um documentário irá mostrar a realidade absoluta, pois ele sempre partirá de um ponto de vista, que é o do próprio diretor.

Então, com vocês, 9 indicações do Demonstre para você que quer assistir documentários na Netflix!

A Terra é Plana – Melhores Filmes Netflix Documentários

A Terra é Plana é um documentário bastante ironizado na internet.

melhores Filmes Netflix Documentários
A Terra é Plana – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

O objetivo do documentário A Terra é Plana, produzido pela própria Netflix, não é exatamente provar ou tentar provar o formato plano da Terra, mas apresentar o ponto de vista daqueles que defendem essa teoria.

Vale a pena para entender melhor como essas pessoas pensam, os perfis que elas possuem, e pra saber que esse movimento existe de verdade! Não sendo apenas um meme da internet.

Baseado em Fatos Raciais – Melhores Filmes Netflix Documentários

O próprio título em português já faz uma brincadeira com o tema do documentário.

melhores Filmes Netflix Documentários
Baseado em Fatos Raciais – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

Baseado em Fatos Raciais traça uma linha histórica do uso e proibição da maconha nos Estados Unidos e relaciona as a criminalização como sendo fruto direto do racismo.

É importante para entender como o preconceito racial pode alterar estruturas sociais durante décadas.

Cidade de Deus: 10 anos depois – Melhores Filmes Netflix Documentários

Cidade de Deus é um dos filmes mais consagrados do nosso cinema nacional.

melhores filmes netflix documentários
Cidade de Deus: 10 anos depois – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

O documentário Cidade de Deus: 10 anos depois, volta à comunidade para ouvir pessoas envolvidas no filme e conhecer a sua situação de vida 10 anos depois do sucesso do filme.

As pessoas melhoraram de vida? Algumas conseguiram sair da favela? O que o filme impactou para as pessoas que vivem nesse contexto? Tudo isso pode ser visto no documentário.

Cuba e o Cameraman – Melhores Filmes Netflix Documentários

Cuba sempre teve uma imagem quimérica para uns e tenebrosa para outros.

melhores Filmes Netflix Documentários
Cuba e o Cameraman – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

Nesse documentário, Cuba e o Cameraman, um homem viaja à cuba várias vezes para traçar paralelos entre a antiga Cuba e a Cuba mais atual. Vale a pena para observar algumas mudanças pós revolução.

No entanto, um adendo importante é sobre observar o documentário com um olhar neutro, tendo em vista que foi produzido por um adversário histórico do governo cubano.

Conversando sobre O Irlandês – Melhores Filmes Netflix Documentários

O Irlandês é o último filme lançado do aclamado diretor Martin Scorsese.

melhores filmes netflix documentários
Conversando sobre O Irlandês – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

Em Conversando sobre O Irlandês vemos várias entrevistas sobre o que foi construir essa obra tão marcante para o diretor e para atores que acompanham o trabalho do Scorsese há décadas.

Algumas figuras imponentes como Robert DeNiro e Joe Pesci estão presentes nessa conversa sobre o primeiro filme de Scorsese para um serviço de Streaming. Vale muito a pena.

El Pepe – Melhores Filmes Netflix Documentários

El Pepe é um documentário sobre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

melhores Filmes Netflix Documentários
El Pepe, uma vida suprema – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

Neste documentário, Mujica fala sobre a vida e como levar a vida com simplicidade, focando nas coisas mais importantes e nos elementos que mais trazem uma verdadeira felicidade.

É um documentário que ensina sobre humanidade, leveza e a felicidade externa à sociedade de consumo.

Fyre Festival – Melhores Filmes Netflix Documentários

Você já ouviu falar no fiasco que foi o Fyre Festival?

melhores Filmes Netflix Documentários
Fyre Festival – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

No documentário é apresentada toda a mega estrutura que foi montada para um festival litorâneo que seria simplesmente um dos maiores de todos os tempos, mas que deu errado.

Meu tricolor de aço – Melhores Filmes Netflix Documentários

Você é daqueles que gosta de documentários sobre futebol?

melhores Filmes Netflix Documentários
Meu Tricolor de Aço – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

Meu tricolor de aço é um documentário sobre o Fortaleza Esporte Clube, um dos maiores clubes do Ceará e mais tradicionais clubes do Brasil. Em seu retorno à série A do campeonato brasileiro depois de muitos anos.

Pra quem é fã do esporte, é impossível não se emocionar com os depoimentos e montagem do documentário, vale a pena!

Os Capacetes Brancos – Melhores Filmes Netflix Documentários

Os Capacetes Brancos foi o primeiro filme distribuido pela Netflix a ganhar um Oscar!

melhores Filmes Netflix Documentários
Os capacetes brancos – 9 Melhores Filmes Netflix Documentários

O documentário conta a rotina de um grupo chamado White Helmets, que ajuda as pessoas vítimas da guerra incensante de parte do Oriente Médio, em específico a Síria.

O curta-metragem britânico ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de documentário na edição de 2017.

um resumo de alguns dos melhores filmes Netflix documentários a Demonstre recomenda

Aqui você vai ver o título e um resumo do que trata cada um dos filmes recomendados:

A Terra é Plana

O documentário mostra o ponto de vista daqueles que defendem a teoria da Terra Plana.

Baseado em Fatos Raciais

O filme traça uma linha do tempo da criminalização da maconha nos EUA e relaciona com o crescente preconceito racial do país.

Cidade de Deus: 10 anos depois

Como está a comunidade e as pessoas que fizeram parte de um dos maiores sucessos do nosso cinema nacional?

Cuba e o Cameraman

Uma viagem histórica sobre a Cuba pós revolução, feita a partir da ótica de um Cameraman Estadunidense.

Conversando sobre O Irlandês

Conversas entre aqueles que fizeram parte da primeira produção de Martin Scorsese exclusivamente para uma plataforma de Streaming.

El Pepe

Uma conversa com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, sobre a vida e a questão de levá-la com simplicidade.

Fyre Festival

O documentário mostra toda a mega produção de um festival litorâneo que foi um fracasso, o Fyre Festival.

Meu Tricolor de Aço

Acompanhe a volta do Fortaleza Esporte Clube à série A do campeonato brasileiro com depoimentos e imagens emocionantes dos bastidores do clube e da torcida.

Os Capacetes Brancos

Os capacetes Brancos mostra o cotidiano de um grupo que atua em missões de resgate em parte do Oriente Médio afetado pela guerra.

E aí, gostou das indicações de filmes Netflix documentários? Você pode também navegar pelo nosso site e encontrar resenhas de filmes que possam te interessar. Aqui, vou deixar um link para você: Documentário O fim e o princípio.

5x favela

5x Favela – Resumo

5x Favela – Agora por Nós Mesmos é um filme brasileiro dirigido por um grupo de jovens cineastas residentes em favelas do Rio de Janeiro e produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães.

5x favela
5x favela

O filme está dividido em cinco episódios, por isso é o título do longa-metragem e também cita o filme Cinco Vezes Favela (1962). 5x Favela – Agora por Nós Mesmos é o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, criado e dirigido por jovens moradores de favelas

5x Favela – Resumo da divisão

Como citado anteriormente 5X Favela foi o primeiro longa totalmente Brasileiro e totalmente produzidos pelos jovens residentes das comunidades.

1ª Parte

“Fonte de Renda” conta a história de Maicon (Sílvio Guindane) que conseguiu passar no vestibular, mas logo teve problemas para comprar livros, comida e transporte.

Então ele quis começar a vender drogas para estudantes universitários para poder se pagar. Mas logo em seguida ele passou por uma tragédia.Não foi possível atravessar esta rua porque ele planejava levar a droga para um amigo naquele dia.Ela estava lotada de policiais e finalmente deixou a “ordem” em casa.

5x favela
5x favela

Depois de chegar à universidade, ele explicou aos amigos por que não usava drogas. De repente, ele recebeu uma ligação do patrocinador dizendo que seu irmão estava no hospital e estava gravemente doente devido à ingestão da substância e veias bloqueadas.

Ao chegar ao hospital, acabou sendo espancado pelo padrinho. Desde então, Maicon parou de vender cocaína e se graduou em direito.

2ª Parte

“Arroz e Feijão” conta a história de um pai que não conseguia comprar vários alimentos, ele e seu filho Wesley (Juan Paiva) cozinham diariamente e feijão juntos. No aniversário do pai, comprou uma galinha com o amigo Pablo Vinícius, e fez alguns trabalhos na tentativa de ganhar dinheiro para comprar galinhas.

5x favela
5x favela

Mas cada vez que terminarem seu trabalho, seu “pagamento” terá problemas, então os dois têm a ideia de roubar galinhas, ninguém sabe. Depois de um tempo, após comer as galinhas, ele se deitou no sofá para dormir e ouviu as conversas de seus pais, onde seu pai revelava porque ele não comia galinhas, dizendo que seu pai roubou as galinhas, e ele foi espancado no dia seguinte.

O dono do galinha soube da novidade, o menino saiu de novo, ganhou dinheiro, comprou outro galinho e colocou onde roubou.

3ª Parte

“Concerto para Violino” conta a história da amizade de três pessoas na infância. Vinte anos depois, Jota (Thiago Martins) fez um curso de narcotráfico, Ademir (Samuel de Assis) virou policial e Márcia (Cintia Rosa) violinista. Jota roubou algumas armas da prisão, a tarefa de Ademir é encontrá-lo e devolver as armas.

4ª Parte

“Deixa Voar” conta a história de um menino de 17 anos, Flávio, que vai soltar pipa depois da escola até deixar a pipa do amigo cair na favela de um rival, e ele precisa pegar a pipa.

5x favela
5x favela

Depois de chegar lá, acabou caindo com os meninos empinadores, mas seu primo chegou e resolveu tudo. Depois dessa bagunça, Flavio aproveitou a viagem para ir até a casa do amigo. O autor o mandou em segurança para a favela.

5ª e última parte

“Acender as luzes” conta uma história de Natal. As luzes na montanha estão apagadas e os técnicos da empresa precisam de uma luz para consertar as luzes, mas os moradores não querem que essa pessoa caia.

5x favela
5x favela

Essa pessoa liga para um amigo para ajudar Ele pegou a peça, mas não queria ir porque era Natal, então ele passou o Natal na favela e conseguiu colocar a luz no poste, e o Natal foi pra ele.

Perguntas frequentes relacionadas ao assunto

Quando 5x Favela foi lançado?

27 de agosto de 2010

Quem foram os diretores do longa 5x Favela?

Cadu Barcelos, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wagner Novais, Manaira Carneiro, Luciana Bezerra, Luciano Vidigal

Qual a sinopse geral do longa 5x Favela?

O documentário apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

Qual a avaliação do longa 5x Favela ?

Segundo pesquisas 92% gostaram e recomendam esse filme

Em que estado se passa 5x Favela?

o longa 5x Favela se passa nas favelas do Rio de Janeiro

Espero que tenha gostado do post e entendido um pouco mais sobre o longa 5x Favela.

Gostou do post sobre 5x Favela – Resumo ?

Gostou ? Compartilhe!

O Fim e o Princípio - 2006

O Fim e o Princípio – 2006

O Fim e o Princípio exibe o cotidiano e as histórias dos moradores da Paraíba em São João do Rio do Peixe. Por meio do certificado, o filme retrata o sentimento de uma multidão humilde, exalando alegria e esperança, e também mostrando as nuances de um nordeste denso e frutífero.

O Fim e o Princípio - 2006
O Fim e o Princípio – 2006

O filme foi filmado sem pesquisa prévia, dando a oportunidade de conhecer coisas desconhecidas e concentrando-se em entrevistas com idosos.

Análise e Criação – O Fim e o Princípio

O documentário começa com o movimento lateral. Nas janelas dos carros em movimento, a paisagem plana e arenosa e as árvores baixas de São João do Rio do Peixe (PB) são capturadas em mudanças contínuas (mas sutis).

Para essa imagem de deslocamento, a voz de Coutinho foi sobreposta à montagem, acrescentando as observações iniciais de um filme completamente revogado: “Viemos à Paraíba e tentamos concluir o filme sem nenhuma pesquisa prévia em quatro semanas.

Não há tema especial nem posição especial. “Mova-se para a direita para encontrar o interior do carro enquanto dirige, e Coutinho senta-se ao lado do motorista. Seus aspectos processuais:” Talvez ele se torne uma busca “, continuou Coutinho,” encontrando a localização, o assunto, a maioria O que importa é o personagem “.

Condução de Coutinho – O Fim e o Princípio

A enorme vaga, com múltiplas vias possíveis, foi rapidamente cercada por algumas medidas preventivas, como se Coutinho tentasse reduzir o risco de reportar, ou seja, o surgimento de oportunidades descontroladas, que o comoveram inicialmente. O diretor não inicia da criação do dispositivo como os trabalhos anteriores, mas continua a desenhar.

Escolhendo a localização de qualquer instalação de acomodação, a equipe de filmagem abordou a primeira família e um deles, é uma agente da Pastoral da Criança. Rosa é uma possível mediadora entre a equipe e a realidade e é uma figura estratégica na qual Coutinho confiou na pesquisa para determinar os ex-entrevistados do cinema com base no perfil do espaço mundial.

Desenvolvendo – O Fim e o Princípio

Curiosamente, como não há “local específico”, o intermediário deve ser selecionado antes do espaço físico. Para garantir o bom desempenho do filme, ainda mais importante do que introduzir a qualidade do espaço ou localização é como se apresentar.

Portanto, Coutinho percebeu o potencial de Rosa e “recortou” o Sítio Araçás, uma pequena comunidade rural onde viviam 80 famílias, incluindo ela.

Outra escolha decisiva para o filme é a idade (quase todos os entrevistados têm mais de 70 anos), mas isso não é mencionado diretamente no filme, mas, com base no trabalho anterior do diretor, parece atender às expectativas de encontrar um “excelente narrador”.

A importância de Rosa em O Fim e o Princípio

A participação de Rosa provou ser decisiva, e não apenas nos bastidores, afinal, o filme e o processo não são separados. Desde seu primeiro encontro com a equipe, as coordenadas de desempenho de Rosa foram descritas. Quando Coutinho explicou que queria “ouvir a história”, sugeriu que ela entrevistasse sua avó, Zefinha, 94 anos.

O Fim e o Princípio - 2006
O Fim e o Princípio – 2006

Foi a conversa liderada por Rosa com a “avó feminina” da sobrevivente da seca em 1915. Para Zefinha mostrar seu conhecimento, Rosa tornou-se objeto de “abençoar” sua avó. Dê uma olhada”.

Portanto, sua participação estabelece uma relação mais horizontal na cena (entre o interlocutor e o narrador), e dois corpos aparecem na imagem: Zefinha toca a cabeça da neta com folhas enquanto ora.

Trazendo esse morador do Sítio Araçás para o grupo, parece que a equipe do Rio de Janeiro também se tornou um pouco “alternativa”, além de se beneficiar da confiança e familiaridade que a presença de Rosa garante e, nas palavras do mediador, “diferentes visitas “Despertar o interesse e a curiosidade dos idosos na comunidade.

A proximidade física – Rosa do personagem, a câmera do corpo e Coutinho de seu entrevistado – são uma das características mais marcantes de “Fim e começo”.

Quem foi Eduardo Coutinho?

foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como o maior documentarista da história do cinema do Brasil.

Quantos filmes Eduardo Coutinho fez?

Coutinho fez em torno de 29 filmes entre longas, curtas, documentários e ficções.

Em qual lugar foi gravado o filme O fim e o princípio?

Em uma cidade pequena chamada São João do Rio do Peixe, na Paraíba.

Qual a duração do documentário o fim e o princípio?

O filme tem e torno de uma hora e cinquenta minutos.

Coutinho voltou na cidade de O fim e o princípio?

Sim, Coutinho retornou a São João do Rio do Peixe, na Paraíba para exibir o filme para a comunidade.

Espero ter ajudado.

Fim da matéria sobre O Fim e o Princípio – 2006

Gostou da matéria? Compartilhe.