Filme Online: Fantasmagoria 1908 – Fantasmagorie (1908)

Conheça um pouco da história do curta de animação Fantasmagoria (1908) de Émile Cohl e tenha o prazer de assistir no Demonstre.

Fantasmagoria (1908) – Émile Cohl

O curta de animação Fantasmagoria foi um marco na história do cinema e agora você vai entender o porquê.

O caricaturista Émile Cohl ao criar com as próprias mãos o curta, criou pela primeira vez uma animação no cinema. Entendem a importância desse curta?

Exato. Ele foi o primeiro de todas as animações que tivemos o prazer de assistir ao longo de nossas vidas. A precursoras das tão animadas animações.

O Émile criou a animação de próprio punho em um quadro negro. Apesar de utilizar de representações bem simplificadas, a ideia da movimentação gráfica de elementos estava lá. Esse curta é considerado a fagulha que deu prosseguimento para um surgimento de universos inteiros que hoje são a felicidade de pessoas no mundo inteiro.

Confira abaixo a sinopse da animação do Émile Cohl.

Confira a sinopse de Fantasmagoria (1908) de Émile Cohl

O personagem principal dessa animação é um palhaço super flexível e rápido representado através de traços e linhas sem muitos detalhes em giz.

A animação começa com a criação do personagem pelas mãos do Émile em um quadro negro. A partir daí, no decorrer dos 2 minutos do curta o palhaço bem levado passa pelas mais diversas situações engraçadas e de apuros.

As situações que o palhacinho aprontão passa vai desde ser incomodado por uma senhora com chapéu grande em uma sala de cinema a está fugindo de um guarda em frente a uma casa. As cenas vão se transformando uma nas outras. Assim, vemos uma frenética transformações de objetos, em um processo sem fim e divertido.

Assista o curta Fantasmagoria (1908) – Émile Cohl

Agora chegou a hora da diversão. Aperte o play e conheça esse tesouro que deu inicio a história da animação. Boa diversão!

Obs: Se o curta apresentar qualquer problema não deixe de nos comunicar pelos comentários! Faremos o possível para concertar assim que podermos. Agradecemos a sua contribuição com o projeto do Demonstre de filmes online!

Ficha técnica Fantasmagoria (1908)

Conheça agora as informações que ajudarão você conhecer melhor esse curta precursor das animações.

  • Título: Fantasmagorie;
  • Ano de lançamento: 1908;
  • Diretor: Émile Cohl;
  • Origem: França;
  • Gênero: Animação Fantasia;
  • Distribuição: Gaumont Film Company;
  • Idioma original: Mudo.

Curiosidades sobre o primeiro curta de animação

Os desenhos que da animação no primeiro momento foram feitas cada uma em uma lâmina de vidro. No final do desenvolvimento ele tinha um total de 700 desenhos feitos do punho do Émile Cohl que deram vida a Fantasmagoria.

Na época da animação os caricaturistas que desenhavam em louças era uma ocupação bem normal na região de Vaudeville.

No entanto, a impressão que se tem que os desenhos são feitos em uma quadro negro com giz é um engano. Na realidade para filmar a animação os desenhos foram desenhados em uma folha de papel e depois imprimidos para uma outra folha com a ajuda do papel negativo, dando assim o efeito de giz que vemos na animação.

O nome do curta foi inspiração das lanternas mágicas chamadas de fantasmógrafos que eram utilizadas para projetar nas paredes figuras assustadoras.

Quais as razões para ver Fantasmagoria (1908)

  • É bom para ver a evolução do cinema até aqui.

Obrigado por ter visto o filme!

Gostou de conhecer o curta Fantasmagoria do Émile Cohl? Legal saber como foi o início da animação, não acha?

Deixe nos comentários as suas impressões e o que você achou de mais legal na animação aqui nos comentários.

Tem sugestões de filmes antigos? Nos diga aqui nos comentários. Nós agradecemos!

Gostou desse curta? Confira também o filme O MÁGICO DE OZ!

Até a próxima sessão picoca online aqui no Demonstre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20