Filme Batman O Cavaleiro das Trevas (2008)

Dirigido por Christopher Nolan, o filme Batman O Cavaleiro das Trevas dá continuidade a série de filmes do Batman do diretor.

batman o cavaleiro das trevas
Filme Batman O Cavaleiro das Trevas (2008)

Estrelado por Christian Bale como Bruce Wayne, o filme Batman O Cavaleiro das Trevas conta também com Morgan Freeman, Gary Oldman e Michael Caine em seu elenco. Vindo após Batman Begins, de 2005, Batman O Cavaleiro das Trevas faz parte da série de filmes do super herói de Christopher Nolan.

Enredo do filme Batman O Cavaleiro das Trevas

Encarregado de manter a ordem na cidade de Gotham, dessa vez Batman fica responsável por acabar a máfia que é liderada pelo Coringa, personagem vivido pelo ator Heath Ledger.

Em Batman O Cavaleiro das Trevas, o super herói precisa não só acabar com o crime da cidade, mas também acabar com o seu inimigo mais famoso, o Coringa. A fim de apreender todo o dinheiro de Gotham City, o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) acaba recebendo uma proposta do Coringa. O vilão propõe que, se receber parte da fortuna, irá manter todo o dinheiro a salvo e ainda irá matar Batman, responsável por atrapalhar os planos dos criminosos da cidade.

batman o cavaleiro das trevas
Filme Batman O Cavaleiro das Trevas (2008)

Para dar seguimento ao seu plano de acabar com o Batman, o Coringa deseja que o inimigo revele sua verdadeira identidade, do contrário, pessoas inocentes serão mortas pelo vilão todos os dias. Com isso, cabe a Batman pensar na melhor solução para resolver a terrível situação em que ele se encontra, impedindo que mais pessoas acabem morrendo.

Heath Ledger como o Coringa

Na época, Heath Ledger ter sido escalado para viver o vilão Coringa foi uma surpresa. O irmão do diretor, que também participou do filme como corroteirista, revelou que não entendeu o motivo que levou Christopher Nolan a escolher Heath Ledger para interpretar o Coringa.

“Quando escrevi ‘O Cavaleiro das Trevas, Cris teve de imaginar como iria representar o Coringa. Ele teve um ótimo encontro com Heath Ledger. Eu não entendi nada, o estúdio não entendeu nada. E fãs… Nós fomos ridicularizados por isso. ‘Pior escalação de elenco de todos os tempos!'”

Jonathan Nolan em entrevista

Apesar disso, a escolha do ator para viver o vilão no filme acabou sendo acertada, obtendo sucesso entre a crítica e o público.

batman o cavaleiro das trevas
Filme Batman O Cavaleiro das Trevas (2008)

O ator Heath Ledger acabou morrendo antes mesmo da estreia do filme.

Curiosidades sobre Batman O Cavaleiro das Trevas

Veja a seguir algumas curiosidades envolvendo o filme Batman O Cavaleiro das Trevas:

Filmagens dentro e fora dos Estados Unidos

O filme foi filmado em Chicago, assim como o primeiro filme da série, Batman Begins, mas também em Londres e Hong Kong.

Heath Ledger como Bruce Wayne

O ator havia se candidatado para viver o personagem Bruce Wayne, mas Christopher Nolan acabou preferindo Cristian Bale para interpretar Bruce Wayne/Batman. Apesar disso, o diretor gostou muito da atuação de Ledger, decidindo colocá-lo para interpretar o vilão Coringa.

Para entrar no personagem

Para interpretar o grande vilão, Ledger decidiu se isolar em um quarto de hotel por vários dias, pois assim ficaria solitário, tendo apenas a companhia de seus próprios pensamentos. Além disso, o ator também escrevia em um diário como se fosse o Coringa e colocava no diário elementos que ajudariam a compor o personagem.

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

Como dito anteriormente, a escolha de Heath Ledger para interpretar o Coringa foi uma grande surpresa na época, entretanto, a atuação acabou rendendo um prêmio póstumo: o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. A estatueta foi passada para sua namorada na época, a atriz Michelle Williams.

Cillian Murphy como Bruce Wayne

O ator Cillian Murphy também fez testes para viver o Batman, mas mesmo não sendo escolhido para esse personagem, sua atuação agradou tanto o diretor que acabou sendo escolhido para interpretar o Espantalho nos três filmes dirigidos por Christopher Nolan.

E aí, gostou?

Veja outros textos sobre cinema aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20