Dirigido por David Frankel, Beleza Oculta conta a história de Howard, grande publicitário que tem sua história mudada quando sua filha morre.
O drama estrelado por Will Smith conta a história de Howard, dono de uma agência de publicidade que ama seu trabalho. No entanto, após a morte da sua filha de seis anos, Howard entra em depressão, fazendo com que sua rotina seja resumida em trabalho e casa.
Além de Howard, nos separamos também com três histórias diferentes: Whit, vivido pelo ator Edward Norton, que precisa recuperar o carinho de sua filha após o processo de divórcio, pois sua filha atribui ao pai a culpa do sofrimento da mãe; Simon, personagem vivido por Michael Peña, que enfrenta sérios problemas de saúde em segredo; e, por fim, temos Claire, vivida por Kate Winslet, que sonha em ter uma família, mas que sente que o tempo já passou, pois dedicou sua vida inteiramente ao trabalho.
Whit, Simon e Claire acabam percebendo que a saúde mental de Howard não anda nada bem e, com isso, se reúnem para armar um plano para ajudá-lo, além de salvar agência. Após descobrirem que Howard escreveu cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, os três amigos planejam mexer com as emoções de Howard.
É importante pontuar que cada abstração possui um papel significativo no filme, permitindo que o telespectador possa imergir em cada narrativa. A Morte, o Tempo e o Amor têm relação com o que Howard sente pela morte de sua filha.
Com o que aconteceu, Howard passa a desacreditar do amor, pois para o personagem, ele não foi capaz de permitir que sua filha permanecesse em vida com ele, além de relacionar o Tempo e a Morte com o que aconteceu.
Provavelmente o telespectador ficou se perguntando pela mãe da criança, pois ela não é citada nem mostrada, inicialmente. Apesar disso, no decorrer da trama nos deparamos com um grupo que possui o intuito de ajudar pessoas que perderam entes queridos que é liderado por Madelaine, personagem vivido por Naomi Harris.
Após algumas resistências, Howard decide entrar no grupo e, com isso, é mostrada uma relação entre ele e Madelaine, mas como se fossem dois desconhecidos. No entanto, a história segue por outro caminho.
É importante pontuar a dificuldade de Howard em lidar com o luto. Veja, passaram-se dois anos da morte de sua filha, mas apesar de ter passado um tempo afastado do trabalho, seu rendimento é completamente comprometido, causando preocupação aos seus amigos.
Além disso, Howard adota uma rotina diferente da que tinha antes. Afastado dos amigos, o personagem se desloca apenas entre a casa e o trabalho. Com sua entrada no grupo para pessoas que perderam entes queridos, é possível perceber ainda mais a dificuldade em lidar com o que aconteceu. No grupo, após ser questionado sobre a causa da morte de sua filha e seu nome, essa dificuldade é percebida de forma ainda mais clara, pois Howard sequer consegue dizer o nome da sua filha.
No entanto, ao lidar com as emoções, esse aspecto da vida de Howard acaba sendo ressignificado, fazendo com que o personagem consiga ficar bem emocionalmente. É válido dizer também que Claire, Simon e Whit também lidam com essas mesmas emoções, ou seja, não era apenas Howard que não estava bem.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre o filme.
As cenas que se passam na agência de publicidade foram gravadas em uma agência de publicidade, de fato, localizada em Nova York.
Coincidentemente Will Smith havia perdido um ente querido enquanto lia sobre o personagem que estava prestes a interpretar, fazendo com que de alguma forma o trabalho no filme produzisse ação terapêutica.
Após trabalharem juntas em Piratas do Caribe: No Fim do Mundo em 2007, foi no filme Beleza Oculta que as duas atrizes se reencontraram.
Veja outros textos sobre cinema aqui.
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta