Gosta de terror violento? Com elementos de caçada, sobrevivência e thriller?

Wilderness é um filme de 2006, Britânico, dirigido por M.J. Bassett, seu projeto mais conhecido no Brasil é o Silent Hill: Revelação de 2012.

Em Wilderness (lançado no Brasil com o nome de “Os Selvagens”), o filme conta a história de internos presos em uma penitenciária para garotos jovens, quando um deles, vítima de abusos dos companheiros, acaba cometendo suicídio.

Como punição pela morte, o grupo terá que passar um período em uma ilha isolada, para desenvolverem relações, espirito de equipe e carácter. Chegando lá muitas coisas dão errado, mortes acontecem, personagens novos entram na trama, vilões se desenvolvem dentro do grupo, atos de coragem começam a pipocar… enfim, começa o filme.

WildernessCineramaclube 5 1024x434 3250955

Quem deveria assistir Wilderness?

Acho que a primeira pergunta que o crítico ou o resenhista deveria responder é essa: para quem esse filme é destinado? Bem, vejamos.

Se você tem familiaridade com terror inglês, sabe que os filmes desse gênero apresentam ferocidade, mostram uma forma gutural, brutalizada, de abordar as cenas, as mortes e até mesmo os diálogos entre os personagens

Em Wildernerss, como é sugerido pelo nome e pelos pôsteres do filme, o terror está muito mais centrado em como a violência toma formas brutas para acontecer, do que no mistério ou na sugestão.

Não há qualquer sugestividade aqui. Inclusive, esse file é tão feroz na sua sinceridade em relação às mortes que muitas cenas são de puro gore (mas um gore bem trabalhado).

Esse é ponto máximo do filme, diversão escapista, com personagens sendo mortos e uma atmosfera de caçada.

Todos os elementos de sobrevivência do filme estão mais centrados no fato dos personagens precisarem fugir de um predador, do que deles precisarem resolver problemas cotidianos como a falta d’água ou o excesso de frio, por exemplo.

Se esse é o seu tipo de filme, serão 90 minutos bem empregados.

WildernessCineramaclube 4 683x1024 6394467

Por outro lado…

Wilderness apresenta pouco ou nenhum desenvolvimento de personagem, a profundidade deles (e delas) também é fraquíssima e as atuações são no máximo operantes. Não chegam a arrancar você da suspensão de realidade. Você não vai ver uma atuação tão ruim que isso irá atrapalhar a sua experiência (a menos que você seja realmente exigente), mas também não vai encontrar qualquer personagem marcante, diálogo lendário ou conteúdo para pensar depois.

O filme é simples e direto, são alguns jovens que cometeram crimes, eles estão presos, um companheiro de cela morre, eles vão para uma ilha e lá as coisas dão bem errado. Simples assim, simples assim.

Há elementos de tensão sexual, muito bullying, violência verbal, abuso e pressão psicológica, mas o recheio mesmo está nas caçadas e nas mortes sangrentas.

Acho que esse filme é perfeito para passar o tempo, assistir algo diferente e permitir-se apreciar um gore Britânico de vez em quando. Além de poder aprender vários palavrões e ofensas novas em bom inglês recheado de sotaque.

WildernessCineramaclube 1 1024x571 5351520

Aviso final

Esse redator também é escritor: estou completamente mergulhado no cenário de terror, sendo assim, peço que vocês leitores me deem dicas de filmes que gostariam de ver uma crítica aqui na página, deixa um comentário aí no Facebook.

Caso gostem de ler histórias de terror, também tenho dois livros lançados no site da Amazon, vou deixar os links aqui no artigo. Aqui e aqui.

Obrigado pela leitura e acompanhem todas as postagens do Cinerama, a equipe está empenhada em diversos eventos, cabines e trazendo sempre novidades sobre os mais variados assuntos de cinema, livros e cultura pop.

Abaixo o Trailer do filme