Filmes para conhecer | O Menino Descobriu o Vento

O Menino que Descobriu o Vento, original da Netflix lançado em Março de 2019, traz a história real de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um menino que mora junto com sua família, no Malauí, e sobrevive com base no que conseguem armazenar durante a colheita. William consegue a oportunidade de se ingressar numa escola da região, porém, com a vinda de uma forte seca, sua família não consegue mais arrecadar dinheiro para pagar a mensalidade. Contudo, William continua comparecendo principalmente às aulas de ciências e à biblioteca a fim de aprender mais sobre como funciona a produção de energia.

tbwhtw_004-840x577-8073971-1585727
The Boy Who Harnessed the Wind

William é muito observador e sua curiosidade pela produção de energia veio quando descobriu o funcionamento do dínamo da bicicleta de seu professor. É com isso que ele reúne forças para convencer seu pai a construir um moinho que desse energia à bomba de água e salvasse a colheita durante a forte seca na região. Além da narrativa do protagonista, o longa ainda oferece uma subtrama acerca das críticas ao descaso do governo que ainda oprime os moradores que tentam mudar a atual situação do vilarejo.

Leia também: Shazam – Crítica

Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão) estreia na direção e roteiro, ainda atuando como Trywell Kwamkamba, pai de William. Essa figura representa bem a visão retrógrada que acredita fielmente nos costumes tradicionais e tem certo receio de tentar algo novo. O desespero da seca o faz perder total esperança de que outros caminhos, além dos que já foram seguidos outrora, deem certo. Como diretor, Chiwetel Ejiofor optou por um caminho mais seguro e conservador. Ele apresenta alguns problemas de ritmo, mas, em geral, a história é cativante e a fotografia ajuda muito a ressaltar a passagem entre as enchentes e as secas.

tbwhtw_007-9955294-1303279
The Boy Who Harnessed the Wind

Além de Ejiofor interpretando o pai, o longa traz um elenco pouco conhecido composto por Maxwell Simba, como o protagonista.Aissa Maiga, como Agnes Kwamkamba, e Joseph Marcell (Um Maluco no Pedaço), como chefe Wimbe. O diretor optou por manter no longa o idioma oficial do Malauí, chamada de Niaja, alternando com o inglês. Sua recepção na crítica foi boa, o que já o torna um grande candidato na próxima temporada de premiações.

O Menino Que Descobriu o Vento (The boy who harnessed the wind, no título original) é baseado no livro homônimo escrito por William Kwamkamba e Bryan Mialer. Essa é uma grande história sobre sobrevivência e como as mentes brilhantes podem surgir nos lugares mais inesperados.

Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20