Sempre que mexemos um pouquinho até na câmera do nosso próprio celular observamos que lá existe a função para ativar ou desativar o HDR. Mas você sabe exatamente o que é isso? Muitos dizem sobre aumentar a qualidade da foto etc. Vários mitos sobre o HDR surgiram. Hoje, aqui no Demonstre, você vai descobrir o que de fato é o HDR e qual a sua função.

O que é o HDR?

HDR, primeiramente, é uma sigla que veio do inglês e significa “High Dynamic Range”, ou seja, em uma tradução literal “Alta Gama Dinâmica”. Mas o que é a Gama Dinâmica, você sabe? Nós explicamos: a Gama Dinâmica é a capacidade da câmera de distinguir detalhes na foto entre áreas claras e áreas escuras.

Mas como assim? Bem, eu tenho certeza que algum dia você já tentou tirar uma foto na praia e o céu saiu estourado, mesmo que você esteja perfeito na foto, ou até mesmo o contrário, você bem escuro mas o céu perfeito. Nesses casos o flash não surtiria efeito e, convenhamos, se você anda com um celular para tirar uma foto casual na praia você não anda com um flash tão potente assim. Mas então o que fazer? Se conformar? Não, use o HDR!

Utilizando o HDR

O HDR funciona assim, se você vai utilizar ele diretamente da função no seu smartphone, ele fará os seguintes processos automaticamente: irá tirar uma foto sub exposta (escura), uma foto super exposta (clara) e uma foto com EV 0, ou seja, fotometria equilibrada, no final, ele irá unir as 3 em uma única foto e lhe entregará o resultado de uma foto com detalhes bastante harmônicos, veja a imagem abaixo para entender melhor.

É importante dizer que essa combinação para um HDR é a combinação mais simples, utilizados em celulares automaticamente. Fotógrafos profissionais fazer esse trabalho manualmente e com uma amostragem de fotos bem maior, chegando a combinar 3 fotos sub expostas, com 3 fotos super expostas e uma fotometricamente equilibrada.

Gostou do nosso texto sobre HDR?

E aí, aprendeu? Vai usar corretamente? Aproveite para dar uma olhada em mais textos sobre fotografia aqui no blog, temos um especial pra você sobre velocidade do obturador.