Megapixels, o que são?

Para entender o que são megapixels, primeiro precisamos entender o que é exatamente um pixel. Um pixel é o menor elemento em uma imagem ou dispositivo de exibição, como um monitor de computador ou o monitor LCD da sua câmera DSLR, que pode ter uma cor atribuída a ele. Em resumo, os pixels são pequenos pontos de uma determinada cor e esses pontos se combinam para formar a imagem inteira. Por exemplo, veja a figura abaixo:

A olho nu, não podemos ver esses pontos individualmente (exceto imagens de resolução muito baixa). Eles são minísculos e só conseguimos ver a imagem inteira. Por exemplo, quando dizemos que a resolução de uma determinada imagem é Full HD, estamos falando que a imagem consiste em 1920 pixels horizontais por 1080 pixels verticais, o famoso 1920×1080. Para saber o número total de pixels na imagem, precisamos multiplicar esses valores. No exemplo que acabamos de dar, multiplicar 1920 por 1080 fornece um resultado de 2.073.600 pixels.

Mas o que significa exatamente o megapixel?

Agora que você sabe o que é um pixel, vamos descobrir o que seria um megapixel. Bom, pelo nome começando em “mega” já imaginamos que é algo de grande dimensão, correto? Certíssimo! Um megapixel é igual a um milhão de pixels. Se tivermos uma imagem Full HD com uma resolução de 1920×1080, como mostrado no parágrafo anterior, podemos dizer que a resolução da imagem é de aproximadamente 2.1 megapixel, porque se multiplicarmos 1920 por 1080, obteremos 2.073.600 de resultado, aproximadamente 2.1 milhões de pixels.

Esta imagem está em 1920×1080. (Imagem retirada do Pinterest)

Os valores em megapixel sempre serão correspondentes a um milhão de pixels. Sabendo disso, Imagine você a quantidade de pixels existentes numa imagem tirada com câmeras modernas que trabalham a 18 megapixels, isso mesmo, 18 milhões de pixels, o que resulta em uma imagem de altíssima qualidade.

Os megapixels mudam de foto para vídeo?


É fácil observar também através desses cálculos que a qualidade fotográfica em termos de pixel sempre será superior à qualidade filmográfica, pois trabalhamos sempre com multiplicações de pixel muito superiores.

Já que você gosta de megapixels, gosta de fotografia, não é?

Obrigado por acompanhar nosso texto até aqui! Já que você se mostrou interessado por fotografia, que tal dar uma olhada em nosso artigo sobre o curso de fotografia? Quer saber sobre o mercado e tudo mais? Clica Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20