Se você é acostumado a ler textos de críticas cinematográficas ou mesmo análises de filmes mais detalhadas certamente já se deparou com o termo Mise en Scène. Nós do Demonstre trouxes esse texto para tirar todas as suas dúvidas sobre um termo tão complicado, mas tão importante da produção cinematográfica.

O que é Mise en Scène?

O termo vem da expressão dramática francesa, que é literalmente “montar no palco” (ou seja, o que transpondo para o cinema seria “colocar na tela) e contém todos os elementos reconhecíveis do filme: paisagem, atores, roupas, maquiagem. Em resumo, tudo o que aparece no quadro e como ele é montado.

A forma da Água (2017)

Entre o final do século XIX e o início do século XX, o surgimento de dramas clássicos franceses deu origem ao conceito de mise em scène. Desde então, essa expressão definiu a distância entre os objetos na cena e imprimiu cada vez mais atenção ao papel do diretor – a pessoa responsável pelo planejamento do drama na área cênica.

O Mise en Scène na análise fílmica

Mise-en-scène é um conceito difícil de entender, mas deve-se notar que ajuda a ver a imagem como um todo, não apenas os elementos fotográficos (como iluminação e ângulo da câmera), mas também para todo o processo de produção de arte por trás daquela obra, o jeito conjunto completo, trocando em miúdos.

Mise en Scène fora do cinema

Obviamente, o termo mise en scène não aparece apenas na indústria cinematográfica, ele pode ser usado em qualquer situação em que você precise “construir” uma cena, como definir cenas e outros elementos relacionados.

Mise en Scène de uma festa junina

Um exemplo fácil de entender é a própria festa de aniversário – o aniversariante tem o hábito de escolher elementos decorativos e seus convidados. Um termo derivado desse conceito é o também fracês “mise en place”, utilizado na gastronomia, referente a apresentação do prato.

Entendeu o que significa Mise en Scène?

Que tal aprender um pouco mais sobre cinema aqui no Demonstre? Por exemplo, você conhece o gênero Blaxploitation? Temos um texto bem bacana pra você conhecer melhor, é só clicar aqui!