Baseado em fatos reais, A Missão, é um filme que trata sobre um período que os jesuítas foram expulsos do país. Um brilhante filme, com uma fotografia impecável, ganhador do Prêmio Bafta de melhor filme, Ganhador do Oscar de fotografia e, indicado a mais 8 Oscars.
“A Missão” narra à história do padre Gabriel, um jesuíta que luta para defender os indígenas e convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII. Gabriel passa a enfrentar problemas com o mercenário mercador de escravos Rodrigo Mendoza. Mas, após matar o próprio irmão, arrependido, Rodrigo decidido a se regenerar, o mercenário se torna padre e parte para viver na missão jesuíta, junto aos índios que perseguia.
BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO
BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO
Para conseguirmos analisar o filme de maneira completa, precisamos nos atentar a todos os detalhes que poderão ser trabalhados em sala de aula.
Nome: A missão
Ano: 1986
Diretor: Rolland Joffé
Origem: Inglaterra
Tipo de filme: Drama
Definição do Personagem: Missionário designado para catequizar o povo guarani.
Objetivo: designado para uma nova missão com índios guaranis após outro padre ser morto.
Função na trama: Responsável por catequizar os índios e ajudar o mercenário Rodrigo a se converter.
Nome: Rodrigo Mendoza
Definição do Personagem: mercenário de escravos que se converte
Objetivo: Depois de tornar padre, ele parte para viver na missão jesuíta.
Função na trama: após de se converter, ele se torna um defensor dos índios contra os colonizadores.
Apesar de todas as tentativas do padre Gabriel, eles resolvem invadir a aldeia do mesmo jeito.
Os índios guaranis resolvem lutar contra os portugueses e Padre Rodrigo, renuncia aos seus votos para poder ajudá-los e lutar novamente.
Os índios lutam bravamente e Padre Gabriel, contra a violência, realiza uma missa na hora do conflito, mas todos são mortos, inclusive os padres.
No final, a maioria dos índios também foi morta e, termina o cardeal relatando ao papa os acontecimentos daquelas mortes.
Qual foi o preço pago para ser dominado e colonizado pelos portugueses e, conforme mencionado no próprio filme, os índios que aqui viviam não precisavam disso e foram mortos inocentemente.
O cenário reproduzido à época é um ponto muito bonito de se observar. A comunicação usada entre os padres e os índios, tanto pela música ou somente pelos gestos, também chama atenção, mostrando o poder das linguagens universais.
Fé e colonização.
BAIXE A FICHA DO FILME: A MISSÃO
O filme serve primeiramente para entendermos como funcionavam as missões jesuítas na época da colonização do nosso país e como foi o término delas não somente aqui, mas também no mundo todo.
Podemos discutir também, como já eram feitos os jogos de interesses políticos na época, que determina a morte de todos na região. Inclusive, pode se observar que a igreja também atua para esses fins.
O filme serve ainda, para estudarmos o Tratado de Madrid (1750), que delimitava o território brasileiro sobre posse de Portugal.
Espero que essa ficha lhe ajude a trabalhar esse filme em sala de aula. E muito obrigado por nos acompanhar até aqui.
Veja um trecho do filme A missão
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta