Narradores de Javé é um filme, ganhador de diversos prêmios, que retrata, de forma cômica, a triste história de um povoado, que está prestes a ser inundado por causa da construção de uma enorme usina hidrelétrica.
Narradores de Javé, conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé, que descobrem que uma represa irá ser construída e com isso toda a cidade será alagada. Assim, para impedir que isso aconteça, eles resolvem tentar provar que a cidade possui um grande valor histórico a ser preservado. Desta forma, precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho e, como a maioria dos moradores são analfabetos, recorrem ao ex-carteiro da cidade.
BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:
Nome: Narradores de Javé
Ano: 2004
Diretor: Eliane Caffé.
Origem: Brasil
Tipo de filme: Drama
Definição do Personagem: ex-carteiro da cidade
Objetivo: após inventar intrigas na cidade ele é exilado pelos moradores da cidade
Função na trama: é chamado novamente à cidade, para ajuda-los a escrever o livro, já que era o único alfabetizado.
Definição do Personagem: morador da cidade
Objetivo: quem tem a ideia do livro e de chamar Antônio Biá
Função na trama: é o narrador da trama.
Objetivo: por trabalhar com outras crianças com deficiência, ele consegue identificar o problema do menino e começa ajuda-lo
Função na trama: responsável por identificar o problema de Ishaan e fazer com ele melhore.
A confusão começa , quando cada morador diz ter uma versão diferente da mesma história , inclusive todo mundo conta uma parte colocando um personagem como se fosse o principal, ou herói da cidade e todo mundo quer que sua história seja contada.
Após combinarem de se encontrarem no armazém para mostrar o que havia sido escrito até então, Biá foge e entrega um livro em branco.
Quando encontram Biá, ele humilha a todos dizendo que os engenheiros não iam parar a obra por causa de uma cidade de semianalfabetos e o tempo passa e eles são obrigados a assistir a cidade ser alagada.
Biá volta, chora, pois se sente culpado pelo o que aconteceu,
E todos começam a contar o que haviam feito depois que a cidade foi alagada e ele começa a escrever no livro. Agora a história estava documentada.
O filme nos permite questionar o valor da história escrita em e relação à história oral.
O jeito de falar e palavras típicas da região.
Cultura e história
BAIXE A FICHA DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
O filme serve como base para estudar como que se da à formação cultural de um povo, as suas heranças históricas, crenças e valores;
Ainda aponta as questões que ainda são bem comum na região nordeste do Brasil, que é o analfabetismo e as histórias que misturam verdade com invenção;
Convém ainda, discutir ações, em que o progresso ou avanço tecnológico, vão contra as tradições ou cultura de uma região.
Atualmente, tivemos o caso da usina de Belo Monte, podendo assim ser discutidos os impactos reais que a mesma irá causar, em comparação com os do filme.
Confira um pedacinho desse filme sensacional:
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta