O filme relata sobre um casal de atores que se muda para um novo apartamento onde a mulher sofre um ataque e logo em seguida o casal tem de decidir ir atrás do agressor ou não!

o-apartamento-2940733-4774964-4998963
O Apartamento

O Apartamento é um filme iraniano indicado que foi ao Oscar.

O Apartamento – Crítica

Não é de agora que o cineasta Asghar Farhadi tem se firmado como referência no cinema iraniano. Asghar, tem como característica suscitar a inquietação no público, trabalhando com o tema sobre dramas sociais.

Assim como uma de suas obras premiadas no Oscar “A separação” (2011), com “O apartamento” (2016), não seria diferente. O cineasta optou pelo mesmo seguimento causando reflexão com o conteúdo. Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) passam por uma fase conturbada, quando o prédio em que o casal mora aponta sinais de fragilidade na estrutura.

Logo o casal procuram um lugar para ficar e com sorte, Babak (Babak Karimi) um colega de peça declara poder ajudá-los.

A trama

O filme inicia brincando com a ligação de fatos no roteiro. Em pequenos detalhes é entregue uma ambição que acaba comprometendo a estrutura do prédio. Segue assim a narrativa causando mais reflexões, quando Emad um homem conservador, não consegue proteger Rana de uma violência gratuita na nova casa. Assim causando em Emad uma neurose e desejo de vingança.

A Direção

Asghar, trabalha com um paralelo no filme colocando Emad e Rana como protagonistas da peça teatral do dramaturgo Arthur Miller, “Death of a salesman” (1949). A peça trata-se de um vendedor considerado frustrado em sua vida profissional pela sociedade, sendo assim desconsiderando completamente sua grandeza pessoal.

Trazendo a narrativa da peça para a vida do casal, e fazendo uma comparação, vemos que Emad é tudo o que a sociedade exige.

O Apartamento - Crítica
O Apartamento – Crítica

E quando sua esposa é agredida, ele absorve uma atitude de impotente diante ao fato ocorrido. A obra finaliza com uma grande lição de moral, de que a agressão feita contra Rana, mesmo atitude essa sendo criminosa e sujeita a condenação, não é válido e compreensivo a busca pela vingança no lugar da justiça.

Desfecho

Com uma linda fotografia e um bom som “O apartamento” é um excelente filme, que conta com uma narrativa brilhante, removendo o público da zona de conforto, convidando-nos a mergulhar na história.

Filmes Iranianos que talvez você não conheça mas que deve assistir.

Espero ter ajudado e espero que tenha gostado.

Fim da crítica sobre o filme “O Apartamento”

Gostou da crítica?, compartilhe.