Baseado em um romance de Umberto Eco, O nome da Rosa, é um suspense da época medieval sobre estranhas mortes que começam a ocorrer num mosteiro;
No ano de 1327 um monge franciscano, William de Baskerville e seu noviço, chegam a um mosteiro ao norte da Itália, aonde estranhas mortes começam a ocorrer, e ele é posto para investigar tais mortes. Apesar dos demais irmãos dos mosteiros acharem que é obra do demônio, o pensamento racional de William, não o deixam acreditar em fatos sobrenaturais. Entretanto, enquanto tenta desvendar os casos, ele ainda terá que lidar com a presença de um inquisidor do papa, que tortura a todos, para que confessem sua heresia.
BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA
BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA
Para passar por um processo de análise rico, precisamos prestar atenção em diferentes pontos, que podem ser explorados na discussão escolar:
Nome: O NOME DA ROSA
Ano: 1986
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Origem: Alemanha, França, Itália
Tipo de filme: drama, suspense
Definição do Personagem: Monge Franciscano
Objetivo: Responsável pelas investigações das mortes que vem ocorrendo no mosteiro.
Função na trama: Quem desenvolve toda a trama e descobre o mistério.
Definição do Personagem: Noviço e fiel escudeiro do monge William
Objetivo: Acompanhando seu mestre, ele ajuda a descobrir o assassino.
Função na trama: é o narrador da trama.
O maior obstáculo encontrado, é que Willian acredita na ciência como caminho que leva à verdade, e tem que lidar com os fanatismos religiosos.
Fugindo do inquisidor Willian e Adso, descobrem que as mortes estão relacionadas com o livro desaparecido de Aristóteles, que aborda o riso como instrumento da verdade.
Eles descobrem que o famoso livro, teve suas páginas envenenadas por um dos monges que odiava a comédia e via no riso uma possibilidade de dúvida sobre Deus.
Tentando fugir das pessoas que tentam o apedrejar, Frei Bernardo morre e eles vão embora.
Pode-se observar que a igreja católica impedia a divulgação do conhecimento, escondendo os livros, pelo receio de que isto provocasse uma perda de poder.
Os membros do clero cumpriam um rigoroso regime de obediência e disciplina, inclusive sendo proibido o riso e também a pobreza do povo da região.
Fé, conhecimento, literatura e inquisição.
BAIXE A FICHA DO FILME: O NOME DA ROSA
Historicamente, podemos trabalhar o filme, para entender uma fase que surge uma necessidade de conhecimento e questionamento das pessoas.
Bem como, observar as discrepâncias de renda que tinha entre o clero e as pessoas comuns, que passavam fome, com doenças e as mulheres se vendiam por troca de comida.
O filme pode ser trabalhado para se discutir o embate entre a razão e a fé cega que a igreja católica da época medieval, desejava propagar.
Sendo interessante também, discutir a respeito da biblioteca secreta onde eram guardadas várias obras clássicas e que eram condenadas pela Igreja Católica, e a interferência direta que a mesma tinha sobre a educação na época.
Também serve de sugestão para leitura do livro, para aprimorar os conhecimentos.
Confira um trechinho do filme:
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta