O Palhaço 2011 – Recebeu o Prêmio de Melhor Realizador: foi a escolha certa para a estreia do 39º Festival de Cinema de Gramado. Talvez um exagero seja a entrega do troféu Urban Gramado ao diretor e protagonista Selton Melo. Pois é, hoje é um dos talentos mais extraordinários do cinema nacional, mas ainda é um jovem com menos de 40 anos!
Não é muito cedo para pagar esse pedágio? Em todo caso, além de um ótimo trabalho, mostrou sua maturidade de cineasta impressionante, esta é sua segunda vez como diretor recentemente, oferece a Gramado um brilho muito apreciado: com exceção de Merlot, participaram de quase todos os conteúdos da conferência.
Integram a equipe os atores Paulo José, Danton Mello (irmão do diretor), Jackson Antunes e Erom Cordeiro.
Conforme anuncia o título, o palhaço envolve a vida de um palhaço de circo (o próprio Selton). Benjamin também é empresário do pai (Paulo José) e palhaço, que não participa mais da maior parte das negociações.
A trupe também inclui belas dançarinas de bombeiros, mulheres gordas, homens altos e magros, dupla musical de irmãos, casais fazendo esquetes rápidos e outros homossexuais.
O problema que o filme logo anunciou foi que o herdeiro estava cansado desta vida. Ele quer coisas novas que possam inspirá-lo e excitá-lo. Ele nem sabe o que quer, ele só se certifica de que não quer mais nada
A estrutura da cena do OPalhaço é esporádica e cheia de puro humor, como visitas ao autarca ou artistas performáticos em palco. No entanto, este é um filme muito dramático.
Parte-se da tristeza e do profundo descontentamento de um personagem, como exemplo de uma condição humana muito especial e ao mesmo tempo universal: como estar satisfeito com o que temos, não apenas com o que parece.
Impossível para nós? Em algum momento da história, uma garota chega para elogiar você, dizendo que você é de outra cidade e que eles deveriam se apresentar lá. Basta que ele imagine uma vida completamente diferente da de uma menina, como se a possibilidade de flertar para abrir a porta pudesse servir também para acabar com sua depressão.
Outro ponto interessante da história é a obsessão do protagonista pelos fãs. Eventualmente, esse objetivo comum assume uma proporção maior, como se isso significasse realização e força.
Ele acredita que sua vida é tão miserável que ele não é apenas um fanático. Só quando se viu rodeado por vários modelos é que percebeu que a felicidade não existia como sempre imaginara.
Após o trabalho de estreia de Feliz Natal (2008), pode-se confirmar que OPalhaço é que apesar de sua atuação destacada, o futuro de Selton Melo pode estar atrás das câmeras. Fortes e profundas, mesmo em assuntos pouco convencionais, suas realizações deixaram uma forte impressão em sua marca, mostrando que ele aprendeu muito e aprendeu mais ao longo de sua carreira.
Em Paulínia, a série também ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, que contou com Moacir Franco (de um pequeno mas interessante participante), Estatueta (produzida por Kika Lopes) e Roteiro (de Selton em colaboração com Marcelo Vindicatto). O reconhecimento legal fez com que este filme fosse reconhecido como um dos filmes mais memoráveis de 2011.
Perguntas relacionadas ao tema:
Benjamim e Valdemar formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Mas Benjamin decide deixar o circo e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.
Data de lançamento: 28 de outubro de 2011
Direção: Selton Mello
Roteiro: Selton Mello, Marcelo Vindicatto
85% gostaram e recomendam esse filme
Espero que tenha tirado boas ideias do post “O Palhaço 2011“, sempre estou trazendo resenhas, resumos e análises interessantes sobre filmes badalados ou até mesmo sobre filmes nacionais que merecem mais atenção.
Gostou? Compartilhe!
Continue nos acompanhando e interagindo com a gente, gostaria que comentasse qual filme marcou a sua vida, assim como este foi marcante para mim! irei trazer mais filmes antigos e também filmes que foram marcantes na épica sessão da tarde.
Sua avaliação e sua interação são de suma importância pra conseguirmos trazer o que é interessante pra você leitor!
Grupo de Demonstre abordando sobre cinema.
Deixe uma resposta