O plano cinematográfico

Claro que lendo sobre cinema, análises de filmes no geral, você já ouviu falar termos como “este plano indica”, ou “esse filme foi inteiramente gravado em plano sequência”. Quer entender o que é o plano cinematográfico? Acompanha esse post que abre a nossa série de posts sobre análise cinematográfica!

O que é o plano?

A definição técnica de plano cinematográfico é o enquadramento do objeto filmado, sendo a menor parte de uma cena. Por exemplo, se vemos na tela do cinema uma cena de ação, perseguição de carros, com vários cortes para dar aquela sensação de velocidade, cada corte desses contém um enquadramento diferente, ou seja, algo é mostrado na tela de uma maneira, disposto de um jeito único na tela, logo, cada corte durante essa cena contém um plano.

Em ritmo de fuga (2017)

Existem vários tipos de plano, cada um usado de um jeito para transmitir uma sensação correta ao público de acordo com a intenção que o diretor, em parceria com o diretor de fotografia, querem passar. Abaixo vamos falar dos planos mais básicos utilizados em um filme, é válido lembrar que existem variações desses mesmos planos, no entanto, para facilitar a compreensão, adotaremos os mais básicos.

Plano Geral (PG)

Sabe quando no início do filme vemos imagens da cidade, da escola, da fazenda, aqueles planos bem abertos e bonitos, situando onde se passará a cena?

Esse plano é chamado de Plano Geral, normalmente tem o objetivo de situar o espectador no lugar onde a história de desenvolverá.

Plano Médio (PM)

O Plano médio já é um pouco mais fechado, dá um foco maior aos personagens, mas sem tantos detalhes dos mesmos quanto os planos de close.

Famoso plano americano de Clint Eastwood.

O plano médio possui uma variação muito famosa chamado Plano Americano (PA), muito famoso nos filmes de Western (faroeste), onde o corte no personagem aparece na altura das coxas.

Primeiro Plano (PP)

O primeiro plano, que possui a variação chamada de primeiríssimo plano.

Planeta dos Macacos mostrando que não se aplica apenas a humanos.

É o foco no rosto dos personagem e suas emoções e expressões.

Plano Detalhe (PD)

O plano detalhe é o plano das emoções, nesse plano podemos ver detalhes do rosto dos personagens, das roupas, das mãos, etc.

Famoso plano detalhe em O Senhor dos Anéis.

É o plano utilizado para dar foco absoluto em algo.

Plano Sequência (PS)

Plano sequência é o nome que se dá a toda cena gravada em um plano só, sem cortes.

Birdman (2015), gravado inteiro em plano sequência.

Existem filmes inteiro gravados em plano sequência, sem nenhum corte aparente, alguns exemplos são: Birdman, Festim Diabólico e o recente 1917.

Esse é o básico sobre planos cinematográficos

E então, deu pra aprender um pouco sobre planos cinematográficos e suas variações? Esse é apenas o primeiro de vários textos que teremos sobre cinema e análise cinematográfica aqui no demonstre, fique ligado e aproveite também para visitar nossa sessão de filmes aqui no Demonstre, temos vários filmes clássicos de domínio público prontos para serem assistidos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20