O que é ISO?

Neste texto você aprenderá um pouco mais sobre fotografia e a importância do ISO nesta arte!

ISO

Um dos termos mais falados na fotografia é a tal da ISO, mas você sabe exatamente o que é? Sabe como controlá-la? Aqui nesse texto você vai aprender tudo sobre essa sigla que é um dos 3 pilares da fotografia, vem com a gente!

O que significa ISO?

ISO, sigla em inglês para International Standards Organization, que pode ser traduzido para Organização Internacional de Padrões, é a medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luminosidade. Ou seja, quanto menor o número ISO, menos sensível o sensor estará à luz, no entanto, a qualidade da imagem será mais nítida, quanto maior o número ISO, mais sensível será o sensor à luz, porém, a imagem será sujeita a grânulos que a farão perder qualidade. 

Como alterar a ISO?

Nas antigas câmeras analógicas e filmadoras antigas, a ISO possuía outro nome, era chamada de ASA, e para ter o seu valor alterado era preciso comprar um novo rolo de filme com o ASA no valor que você desejava, as câmeras não possuíam o recurso interno de alteração do número ISO. Isso inclusive afetava as câmeras cinematográficas, que dependiam de muita luz para gravar cenas noturnas, forçando a criação do efeito Noite Americana, o qual já temos post aqui no Demonstre.

o que é ISO

Hoje as câmeras digitais nos proporcionam a facilidade de alterar a ISO na própria interface da câmera, normalmente partido de 100 até 12.000, existindo câmeras mais avançadas que chegam até a 102.400 de ISO!

Como usar a ISO corretamente

Agora que você sabe o que é a ISO é hora de saber como utilizá-la. Em objetivas mais luminosas, de melhor qualidade e câmeras com o sensor mais avançado é possível utilizar a ISO mais alta sem problema algum, embora a recomendação para a fotometria seja alterar primeiro os valores de número f (a depender também da profundidade de campo que você necessita atingir, claro) e de abertura do diafragma, para por último, havendo ainda necessidade, alterar o valor da ISO.

Assim, você evita ao máximo grânulos que estragarão a qualidade da sua foto, como no exemplo acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20