Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco do roteiro de cinema, ou você achava que um filme saía apenas da cabeça do diretor ali na hora e ZAPT, hein? Hahaha.

O que é o roteiro?

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o que é roteiro. Não sei se todos já tiveram a oportunidade de ver como se chama roteiro em espanhol, para os que não tiveram, uma informação bem didática é saber que roteiro em espanhol é “guion”.

Isso, exatamente o que você pensou. Guion é quase um cognato, nós, nativos do português, conseguimos entender na hora que significa algo semelhante a guia, e é exatamente isso que um roteiro é: o roteiro é um guia a ser seguido para a equipe de filmagem de uma película, isso vai desde os atores até funções técnico criativas, como diretores de arte, diretores de fotografia, técnicos de som e tudo mais.

Tipos de roteiro

Os dois principais tipos de roteiro usados no cinema são o roteiro literário e o roteiro técnico, abaixo vamos falar um pouco sobre a diferença entre cada um deles:

No roteiro literário, apesar de ter toda a sua estrutura própria que não deve ser desrespeitada, a história é contada de modo que inclusive alguém que não pertence a área consegue compreender a história. Acontece de indicações à fotografia, ao som e etc acontecerem no roteiro técnico, porém ele é predominantemente literário, com a história sendo contada e servindo principalmente para o diretor, o assistente de direção e os atores.

Já no roteiro técnico a narrativa em termos literários dá lugar a termos mais técnicos de fotografia, de som, de arte, de edição e montagem  e toda essa parte técnica que compõe a sétima arte.

Onde posso encontrar roteiros para ler?

Um dos melhores sites para se achar roteiro chama-se exatamente roteiro de cinema, aqui você pode encontrar alguns roteiros não só de cinema mas também de televisão e publicidade. Vale a pena para conhecer a estrutura e quem sabe até treinar a sua escrita de roteiros.

Obrigado por acompanhar o nosso texto sobre roteiros!

Gosta de filmes? Que tal acompanhar nossa série sobre cinema aqui no Demonstre? Temos um texto bem legal sobre Blaxploitation, o cinema negro americano dos anos 70, clica lá pra acompanhar!