O Festival de Cannes aconteceu na segunda quinzena de maio, entre os dias 14 e 25, celebrando o cinema mundial. No festival são exibidos centenas de filmes que podem concorrer em algumas categorias em premiações dentro do evento ou apenas serem exibidos para crítica.

Um dos filmes que recebeu grande reconhecimento foi no festival foi o novo filme protagonizado por Robert Pattinson; que recentemente teve seu nome envolvido em uma polêmica com fãs da DC. The Lightghouse, que é co-estrelado por Willem Dafoe, recebeu uma honraria ao ser eleito o melhor filme exibido na 72ª edição do festival pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Dois dos veículos de notícias mais conceituados rasgaram elogios ao filme. O Hollywood Reporter afirma que “(Robert) Eggers confirma sua reputação como um mestre do New England Gothic nesse segundo longa claustrofóbico”. Já para o The Guardian “pouquíssimos filmes conseguem deixar você assustado e excitado ao mesmo tempo”.

Novo filme com Robert Pattinson é eleito o melhor do Festival de Cannes
Robert Eggers, Willem Dafoe e Robert Pattinson no 72º Festival de Cannes

Após o fim da sessão do longa, Pattinson, Dafoe e Robert Eggers foram ovacionados, sendo aplaudidos de pé pela plateia. No agregador de críticas, Rotten Tomatoes, The Lighthouse alcançou a aprovação de 100% dos críticos em uma média de 9.2.

Mas nem tudo são flores na vida do ator. Recentemente Pattinson teve seu nome envolto em polêmica após ser confirmado como o novo Batman do cinema, segundo a Viriety. Logo, fãs da DC se rebelaram nas redes sociais com a escolha e chegaram a fazer uma petição pedindo a saída do ator do projeto e a escolha de um novo ator para o papel, mas a Warner desmentiu a escolha do ator para viver o Homem-Morcego. Desde então não houve mais nenhuma declaração do estúdio e Pattinson não se posicionou publicamente.

The Lighthouse é produzido pela produtora brasileira RT Features em parceria com a New Regency e a A24. Dirigido por Robert Eggers e estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe, o longa se passa no “Início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.”

Lista de vencedores do 72º Festival de Cannes:

  • Palma de Ouro: Parasite, de Bong Joon-ho
  • Grande Prêmio: Atlantique, de Mati Diop
  • Prêmio do Júri: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e Les Misérables, de Ladj Ly
  • Prêmio direção: Young Ahmed, Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
  • Melhor atriz: Emily Beecham, por Little Joe
  • Melhor ator: Antonio Banderas, por Dor e Glória
  • Melhor roteiro: Portrait of a Lady on Fire, Céline Sciamma
  • Menção especial: Elia Suleiman, por It Must be Heaven
  • Camera D’Or (melhor filme de estreia): Nuestras Madres, de César Díaz
  • Melhor curta-metragem: The Distance Between Us and the Sky, de Vasilis Kekatos, com menção especial para Monstruo Dios, de Agustina San Martín.

The Lighthouse ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Leia mais sobre robert Pattinson: