Série Trinkets (2019)

Trinkets se trata de um drama adolescente baseado em um livro de mesmo nome da série e estreou na plataforma de streaming Netflix em 2019.

trinkets
Série Trinkets (2019)

A série Trinkets, ou Gatunas, foi composta por duas temporadas, sendo finalizada nesse ano de 2020. Apesar da série abordar temas interessantes, Kirsten Smith, a co-criadora da série, revelou em entrevista que a série havia sido planejada para ser contada em apenas duas temporadas, assim como aconteceu.

Do que se trata a série Trinkets (Gatunas)?

A série Trinkets gira em torno de três amigas de personalidades e estilos completamente diferentes, mas que possuem algo em comum que as une: o vício em furtar objetos de lojas.

Elodie (Brianna Hildebrand), Moe (Kiana Madeira) e Tabitha (Quintessa Swindell) estudam na mesma escola, no entanto, possuem grupos de amigos completamente diferentes. Após algum tempo frequentando o mesmo grupo de apoio para a problemática dos furtos, elas acabam se aproximando e se tornando amigas, mas tudo isso em segredo.

trinkets
Série Trinkets (2019)

Apesar de envolver a questão dos furtos, Trinkets não gira apenas em torno desse tema. A escolha de protagonistas com personalidades tão diferentes acaba complementando a série e fazendo com que o telespectador entre em contato com uma dose de drama no decorrer da série envolvendo as três protagonistas.

Elodie Davis

Elodie é uma garota lésbica que está vivenciando uma situação de luto e que não se muito encaixada nos outros grupos da escola. É possível ver que a personagem sente culpa pelo acidente que resultou na morte de sua mãe, pois a mãe de Elodie havia saído para buscá-la em uma festa.

trinkets
Série Trinkets (2019) – Elodie Davis

Mas não é só o luto e o sentimento de não pertencimento que rodeiam a vida de Elodie. A personagem passa também pela descoberta de sua sexualidade, problemas de relacionamento e conflitos familiares envolvendo usa relação com sua madrasta.

Apesar de viver em um contexto de drama muito forte, é possível ver também o amadurecimento de Elodie no decorrer da série em todos os âmbitos da sua vida, e um fator significativo para esse amadurecimento é sua amizade com Tabitha e Moe.

Moe Truax

Moe possui um visual mais “rocker” e tem a personalidade forte. Apesar de boa aluna, Moe acaba se envolvendo em algumas confusões que acabam atrapalhando seu rendimento na escola. Moe e Tabitha já se conheciam, pois já tinham sido amigas, no entanto, agora estavam afastadas. Além disso, em primeiro momento, Elodie e Moe não começam de uma forma muito amigável.

trinkets
Série Trinkets (2019) – Moe Truax

Moe mora com sua mãe e as duas possuem um relacionamento saudável, no entanto, Moe acaba tendo que lidar com outros conflitos familiares envolvendo seu irmão e seu pai, além de problemas amorosos.

Tabitha Foster

Inicialmente, Tabitha pode ser lida como a menina rica e popular da escola que constitui o grupo dos atletas e mais populares da escola. No entanto, a personagem carrega grande carga emocional.

trinkets
Série Trinkets (2019) – Tabitha Foster

Apesar de aparentar ter uma vida perfeita, Tabitha acaba mostrando que as coisas não são bem assim. A personagem lida com diversos assuntos profundos como a descoberta de uma vida dupla de seu pai, relacionamento abusivo, violência e racismo.

Relacionamento abusivo

Nesse aspecto, a personagem vivida por Quintessa, Tabitha Foster, merece grande destaque. Como dito anteriormente, a personagem aparenta ter uma vida perfeita, mas Tabitha nos mostra que, além da vida perfeita não existir, a vida não pode se resumir em dinheiro e namorar o homem mais cobiçado da escola.

trinkets
Série Trinkets (2019) – Tabitha e Brady

Apesar da série ser constituída de apenas 20 episódios e, por isso, não conseguir se aprofundar tanto nos temas, ainda assim a série apresenta todas as problemáticas de forma séria e responsável. É possível dizer também que a série convida o telespectador a diversas reflexões sobre os conflitos abordados, e esse é um ponto muito importante sobre Trinkets.

Considerações finais

Apesar de ser uma série com diversas doses de drama, a amizade criada entre Elodie, Moe e Tabitha consegue dar leveza aos episódios. A relação de amizade entre as três protagonistas é um aspecto importante não só para a série, mas também para o amadurecimento das personagens de forma individual, além de contribuir para que o telespectador tenha uma experiência agradável ao assistir a série.

trinkets
Série Trinkets (2019) – Elodie, Tabitha e Moe

Como dito anteriormente, a série possui apenas 20 episódios com pouca duração, por isso os temas não são abordados de forma mais aprofundada. No entanto, apesar da falta de aprofundamento, os temas são mostrados com responsabilidade, o que acaba sendo um ponto chave para a série, já que muitas outras produções acabam tratando temas sérios de forma mais romantizada, relativizada e irresponsável.

Motivos para assistir Trinkets (Gatunas)

Apesar de ter mencionado alguns pontos interessantes sobre a série Trinkets, confira abaixo, de forma resumida, alguns motivos para não deixar de assistir a série:

Amizade

Apesar de inicialmente a relação entre as protagonistas não ser das melhores, a amizade que é construída no decorrer dos episódios acaba contribuindo para uma experiência agradável entre o telespectador e a série.

Problemáticas

O fato de não se aprofundar nos temas abordados na série não significa que os temas não podem ser tratados com seriedade. Trinkets se comporta de maneira positiva no que diz respeito a abordagem dos problemas vividos pelas protagonistas.

Sexualidade

O tema sexualidade é mostrado na série principalmente através da personagem Elodie. Em Trinkets podemos ver todo o seu processo de descoberta sobre sua sexualidade até o momento em que Elodie começa a se relacionar afetivamente.

Variedade de temas

Apesar de ter o hábito de furtar como um dos principais pontos, fator inclusive que une as três protagonistas, a série não foca apenas nessa problemática. No decorrer da série podemos ver inclusive o amadurecimento das personagens nesse aspecto.

E aí, já conhecia Trinkets?

Obrigada por acompanhar até aqui! Confira outros textos sobre cinema aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20