Sabe os momentos raros em que você começa a assistir um anime, e quando percebe, se passaram vinte episódios? E você, simplesmente, não consegue piscar ou respirar de tanta tensão, pois a euforia te obriga a ver mais um episódio? Se em algum momento você já sentiu isso, ou até mesmo se nunca teve essa oportunidade, Shingeki no Kiojin é a sua chance de repetir ou vivenciar essa experiência.

Conhecido também como Attack On Titan, o manga é criação de Hajime Isayama e foi lançado em setembro de 2009. Aqui no Brasil, a publicação aconteceu em novembro de 2013, pela editora Panini Comics. No mesmo ano, estreava o anime, que conquistou novos fãs. Rapidamente, Shingeki no Kiojin se tornava um marco na Cultura Pop, gerando games, acessórios e muitos cosplays.

Na trama, a humanidade se esconde dentro de grandes muralhas, para se protegerem de um inimigo: os Titãs — criaturas gigantescas, com aparência humanoide e que devoram seres humanos. Nesse hostil ambiente, o personagem Eren Yager sonha em ser cadete nas forças que protegem os civis dos Titãs.

653529-1-1024x576-3458111-8027514
Shingeki No Kiojin | Wit Studio

Shingeki No Kiojin possui um ritmo frenético. Cada personagem é construído de modo que possamos conhecer suas intenções (às vezes, duvidosas, mas isso faz parte do suspense!). Nenhum personagem está ali por acaso. Um erro que muitos animes cometem é esquecerem seus coadjuvantes ao longo da história. Mas, podem ficar tranquilos, pois Shingeki No Kiojin vai contra isso, dando tempo de tela para todos os personagens.

Ao longo das temporadas, somos acorrentados ao mundo de Eren, mergulhando cada vez mais numa enxurrada de mistérios. O suspense está presente em cada diálogo, cena e, muitas vezes, nas aberturas ou encerramentos do anime.

Em diversos momentos, já imerso nesse mundo, você se agarrará a qualquer pista. É impossível assistir, sem que nossa mente formule teorias que visam responder as perguntas que surgem. O que são os Titãs? De onde eles vieram? Qual o propósito deles? Separe um caderno e anote as suas insanas especulações. E depois, verifique o que você acertou ou errou.

As Temporadas do Anime

A 1ª temporada foi exibida no ano de 2013, a partir de 7 de abril e se estendeu até 28 de setembro, totalizando 25 episódios. Com uma direção de peso, feita pelo Tetsurō Araki, o anime foi um grande sucesso, garantido uma nova temporada. Claro que a cena pós-crédito do último episódio já deixava isso claro (aliás, que cena desesperadora, meus amigos!).

Quatro anos depois, com os fãs sedentos de tanta ansiedade, a 2ª temporada estreou no dia 1 de abril de 2017 e se encerrou em 17 de junho do mesmo ano, com apenas 12 episódios. Para quem esperou 4 anos, 12 episódios foram “insuficientes”. Você chega no final da temporada e só consegue pronunciar uma frase “quero mais!“.

A 3ª temporada foi dividida em duas partes, ou seja, houve um hiato durante sua exibição. A primeira parte, transmitida em 23 de julho até 15 de outubro de 2018, encerrou com um episódio de explodir as cabeças.

Foram sete longos meses até a estreia da segunda parte da 3ª temporada, que ocorreu em 28 de abril de 2019, se encerrando em 30 de junho. De longe, a melhor temporada, respondendo muitas perguntas que assolavam os fãs há muito tempo, conquistando 100% de avaliações positivas no site Rotten Tomatoes.

Esse ano, o WIT Studios, produtora do anime, confirmou que a 4ª temporada será a última, com previsão de exibição em 2020.

612522-1024x627-6959251-2278821
Shingeki No Kiojin | Wit Studio

Os Personagens

Eren é um protagonista que representa o nosso olhar, perante as descobertas do universo de Shingeki no Kiojin. Com um arco narrativo bem estruturado, o personagem passa constantemente por evoluções. Basta observá-lo após os eventos da 3ª temporada e compará-lo com sua versão da 1ª temporada.

Mikasa Ackerman, meia irmã de Eren, possui uma personalidade determinada. A personagem sempre rouba os holofotes nas cenas de ação, deixando os fãs boquiabertos. Não estranhe, caso você queira rever as cenas de luta dela. Mas, acima disso, a personagem carrega um grande peso dramático, apresentado de forma sútil e cruel.

Armin é o melhor amigo de Eren e Mikasa. Com uma capacidade dedutiva absurda, o personagem cresce no decorrer do anime, provando que sua inteligência é tão certeira quando sua lâmina.

715152-1-1024x640-3772780-5458331
Armin (a esquerda), Eren (no centro) e Mikasa (a direita)
Shingeki No Kiojin | Wit Studio

Agora, sabe aqueles personagens coadjuvantes, que muitas vezes roubam um pouquinho do protagonismo? Levi Ackerman é esse cara! Misterioso, frio e habilidoso, suas cenas são de tirar o fôlego. O personagem só ganha desenvolvimento na terceira temporada, quando mergulhamos um pouco no seu passado.

Existem outros personagens, que acrescentam e muito ao plot do anime, porém falar deles seria entregar demais do enredo.

O Roteiro de Shingeki No Kiojin

Quando você assiste o primeiro episódio fica explicito qual o tom do anime. Sabendo dosar cenas de ação, suspense e um desenvolvimento narrativo que respeita a ambientação e os personagens, o roteirista Yasuko Kobayashi faz um excelente trabalho. Cada episódio possui um gancho forte para o próximo. Além disso, Kobayashi aposta em Flashfowards em episódios chaves, que deixam nossa ansiedade a mil. Chega a ser agonizante ter que esperar tantos meses para entender determinadas cenas. O que Shingeki No Kiojin cumpre com maestria é amarrar todo esse mistério dentro da mitologia dos Titãs. Em nenhum momento parece que o roteiro está fugindo disso. Muito pelo contrário, novas tramas surgem no decorrer da história, revelando mais camadas desse mundo inóspito.

A trama política é desenvolvida com calma. Engana-se quem pensa que este anime é apenas ação e pancadaria. Há muitas associações ao nosso mundo; está tudo lá, nas entrelinhas. Pouco a pouco, entendemos que dentro das Muralhas existem mais segredos que do lado de fora.

817371-1-1024x640-3118539-5087159
Shingeki No Kiojin | Wit Studio

Em suma, Shingeki no kiojin se consagrou como um dos melhores animes da década. Se você ainda não conhece esse mundo sombrio, cercado de gigantes que devoram seres humanos, ainda dá tempo de “maratonar” as três primeiras temporadas e aquecer para a conclusão, que com certeza será épica. Para representar a atmosfera de Shingeki no kiojin, deixo uma frase dita pelo protagonista Eren:

Não se pode esperar um final feliz de uma história de terror.

Veja também: Crítica | O Irlandês – A Aposta Da Netflix Para O Oscar 2020.