Tropa de Elite (2007) – História e Análise

Tropa de Elite, é um filme policial brasileiro de 2007, uma série de TV / filme policial do gênero dirigido por José Padilha, ele e Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel escreveram juntos o roteiro, produzido por Marcos Prado.

Tropa de Elite (2007) História e Análise
Tropa de Elite (2007) História e Análise

Os temas são a violência urbana no Rio de Janeiro, Brasil, e a ajuda do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Gendarmaria do Estado do Rio de Janeiro.

Este filme é baseado no “Tropa de Elite” publicado por André Batista e Rodrigo Pimentel em colaboração com Luiz Eduardo Soares.

Adaptado de elementos do livro Tropa de Elite. É composto por Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda · Fernanda Machado, Paulo Vilela, Fernanda de Freitas, Maria Ribeiro e Fabio Lago foi o protagonista.

História / Tropa de Elite (2007)

Este é o primeiro romance do diretor José Padilha, que já dirigiu o documentário última parada 174 (2002). Causou muita repercussão antes mesmo de ser lançado, porque foi o primeiro filme no Brasil, e ele penetrou no mercado pirata e na internet poucos meses antes de entrar no cinema.

Um dos protagonistas do filme, o ator Caio Junqueira, chegou a afirmar que, embora achasse que a pirataria tinha um impacto negativo, sabia que era “porque esse trabalho atraiu o público da TV”.

Levantamento feito pelo Ibope estimou que mais de 11 milhões de brasileiros assistiriam ao filme ilegalmente – porém, isso não impediu que o filme tivesse sucesso de bilheteria, então foi lançado pela primeira vez.

Interpretação Pública / Tropa de Elite (2007)

Ao criticar os usuários de drogas ilegais e acusá-los de expandir o tráfico de drogas e a violência urbana, o filme tem gerado intenso debate na mídia brasileira.

A tortura da polícia também foi resolvida, o que tem levantado dúvidas de que esses personagens sejam considerados heróis por suas atitudes para com criminosos ou pobres e moradores de favelas. No entanto, a posição foi questionada por Padilha.

O longa ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Berlim de 2008.

Enredo / Tropa de Elite (2007)

Os acontecimentos do filme são narrados na primeira pessoa pelo Capitão Roberto Nascimento, proporcionando ao público uma perspectiva de todos os fatos interligados. O filme teve início em 1997 e foi encenado em um baile funk do Morro da Babilônia, uma das principais bases do tráfico de drogas do Rio de Janeiro.

Tropa de Elite (2007) História e Análise
Tropa de Elite (2007) História e Análise

Na festa, um grupo de traficantes fortemente armados comemorou entre a multidão, enquanto músicas do Rap das Armas tocavam ao fundo. Um carro da polícia subiu o morro e parou em frente à bola, dentro dela estava a guarnição da Polícia Militar comandada pelo Capitão Oliveira.

O capitão Oliveira desceu não para reclamar, mas para acompanhar o “arrego” desta semana, que é uma propina paga pelos traficantes à polícia para diminuir o ônus da fiscalização.

Matias e Neto / Tropa de Elite (2007)

Ninguém sabia que atrás deles estavam dois aspirantes Matias e Neto em um carro da polícia, fizeram um desvio e pararam em um ponto mais alto da montanha.

Quando a equipe de Oliveira foi recebida pelos traficantes, Neto se posicionou com um rifle de precisão com o auxílio de Matias. Neto observou à distância as negociações e disparou de repente, pensando que um dos traficantes puxaria uma pistola das costas.

Tropa de Elite (2007) História e Análise
Tropa de Elite (2007) História e Análise

Logo, o caos estourou no meio da bola e o tiroteio começou. Neto e Matthias tentaram escapar, mas foram cercados por becos e se meteram em problemas. Os traficantes atacaram com um arsenal pesado. Os dois tentaram resistir com uma pequena quantidade de munição que tinham.

Ao mesmo tempo, uma equipe do BOPE coordenada pelo Capitão Nascimento chegou à entrada do morro e deu início às operações de resgate.

Seis meses antes / Tropa de Elite (2007)

Roberto Nascimento (Roberto Nascimento) é o chefe da equipe Alpha do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMERJ, ao qual dedicou mais de dez anos de dedicação.

Embora ele tenha mantido um equilíbrio entre a vida policial e familiar nos últimos anos, seus esforços recentemente pagaram um preço cada vez mais alto, especialmente porque sua esposa está grávida de seu primeiro filho.

O Papa na favela / Tropa de Elite (2007)

Quando foi anunciado que o Papa João Paulo II chegaria ao Rio de Janeiro dentro de dois meses e passaria a maior parte do tempo no Morro do Turano em contato com os necessitados, a pressão do trabalho aumentou.

No entanto, a área é dominada pelo tráfico de pessoas, o que faz com que as atividades rotineiras de Nascimento sejam mais arriscadas, ao mesmo tempo que precisa acalmar os morros.

Depois de passar por tantas demandas, Nascimento refletiu sobre sua carreira e decidiu que era hora de encontrar um substituto, mas precisava ter certeza de que seu sucessor era tão bom quanto ele.

A procura por um substituto / Tropa de Elite (2007)

Enquanto isso, Matias e Neto acabaram de ingressar no acampamento da PMERJ após a formatura. Embora sejam novatos, Nascimento anseia por encontrar suas próprias características em seu sucessor. Mesmo que ele ainda não se conheça, um deles irá substituí-lo no BOPE.

Neto é responsável pela supervisão da oficina mecânica do batalhão, que é operada pelo Soldado Paulo e Cabo Tião, enquanto Matias é responsável pelo trabalho burocrático, organização de antecedentes criminais e atendimento de comunicações via rádio.

Tropa de Elite (2007) História e Análise
Tropa de Elite (2007) História e Análise

Embora Matias e Neto sejam amigos de infância, eles têm experiências e objetivos de vida diferentes. Neto é uma classe média e sempre gostou de atuar, então entrou para a polícia. Embora Matias seja negro e de origem humilde, lutou muito e conseguiu entrar na melhor faculdade de direito do Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar advogado.

Ao se depararem com a sombria realidade de uma empresa dominada por um sistema de corrupção em grande escala, sua visão da polícia, ou seja, uma instituição nobre e respeitada, desmoronou rapidamente.

Perguntas frequentes

Quantos filmes da tropa de elite tem?

Atualmente são 2, Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite – O inimigo agora é outro (2010)

Onde se passa o filme Tropa de Elite?

Investigações da polícia revelaram que a equipe de produção de u0022Tropa de eliteu0022 pagou R$ 5 mil para realizar as filmagens no morro Babilônia. O dinheiro foi entregue ao presidente da Associação de moradores.

Quem é o capitão Nascimento na vida real?

Roberto Nascimento (também conhecido como Capitão Nascimento ou Coronel Nascimento) é um personagem fictício e o protagonista dos filmes policial Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010), ambos do cineasta José Padilha.

Quanto Wagner Moura ganhou para fazer Tropa de Elite?

O ator Wagner Moura, astro de u0022Tropa de Elite 2u0022, deve receber R$ 1,5 milhão por seu trabalho no filme, um sucesso com previsão de levar dez milhões de pessoas ao cinema

Quem inspirou o Capitão Nascimento?

É isso mesmo, tudo indica que o Capitão Nascimento Real é o autor dos livros que inspiraram a criação dos filmes, Rodrigo Pimentel, também conhecido como Capitão Pimentel.

Espero ter ajudado e que tenha tirado algo interessante a mais sobre o filme textualizado.

Gostou do post sobre o filme Tropa de Elite (2007) ?

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20