Velocidade do obturador

O obturador é um dispositivo mecânico que pode ser aberto e fechado, localizado dentro do corpo da câmera, atrás do diafragma da lente e faz o controle de quanto tempo a luz que passa pela abertura ficará exposta ao sensor. Quanto mais tempo ele permanecer aberto, mais luz passará e, quanto menos tempo houver, menos luz será iluminada.

Quais são os números de velocidade do obturador?

A velocidade do obturador é geralmente entre 30 segundos e 1/8000 segundos. A câmera mais comum, geralmente não exibe esses números e muito menos ajusta a velocidade do obturador, que é automaticamente ajustada pela câmera, de modo que o fotógrafo precisa apenas apontar e clicar, por isso é comum chamá-las de câmeras “point and click”.

Sony Cybershot, a famosa point and click da Sony

As câmeras mais profissionais sempre oferecerão esse ajuste de maneira manual.

A velocidade do obturador tem outra função além de clarear e escurecer?

Assim como a abertura, a velocidade do obturador tem outra função importante, além de ajudar a equilibrar a exposição, deixando sua imagem mais clara ou mais escura, dependendo da velocidade que usamos podemos também criar ações criativas ou congelar efeitos para determinados objetos. Observe a figura abaixo deste parágrafo para entender como o mesmo objeto pode ter leituras fotográficas diferentes apenas ajustando a velocidade do obturador.

Em velocidades mais lentas, os objetos em movimento produzirão um efeito embaçado, que transmitem de fato para o observador a sensação de movimento na foto, você já deve ter visto as famosas imagens de avenida onde dá apenas pra ver as luzes dos carros que atravessam a via. Mas observe que a velocidade extremamente baixa pode ser uma faca de dois gumes. Em geral, essa ideia é apenas para criar uma imagem em movimento do objeto capturado, não para criar uma cena embaçada na qual todos os assuntos na cena são indistinguíveis. O movimento da própria câmera afetará o efeito de desfoque, que pode destruir a foto. Sempre que você usar velocidades extremamente lentas, escolha usar um tripé, isso facilitará as coisas.

Gostou do nosso post sobre velocidade do obturador?

Obrigado por acompanhar o Demonstre, se você gostou desse nosso post, aproveite para os nossos posts relacionados a fotografia, temos um texto bem bacana sobre abertura do diafragma bem aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20