O sétimo episódio da primeira temporada de Watchmen foi ao ar neste domingo (01). Além de extremamente bem escrita e dirigida, a sétima hora da série trouxe consigo uma grande revelação a respeito do paradeiro, até então incerto, de Dr. Manhattan.

A revelação por si só levou os fãs à loucura, mas é possível que ela esclareça um outro mistério, discutido desde o início da trama: a prisão de Ozymandias.

Atenção: o texto abaixo contém spoilers da primeira temporada de Watchmen.

A prisão

Desde os primeiros episódios de Watchmen, sabemos que Adrian Veidt, o Ozymandias, vive em uma espécie de exílio. A natureza do exílio é nebulosa e um dos principais mistérios da série. Com revelações dosadas ao longo da temporada, o roteiro esclarece que, apesar das instalações luxuosas e caracteristicamente excêntricas, trata-se de uma prisão. Uma prisão impenetrável que flerta com o sobrenatural e está exaurindo, implacavelmente, o homem mais inteligente da Terra.

Watchmen | Como a revelação sobre Dr. Manhattan pode explicar a prisão de Ozymandias
HBO

Todas as tentativas de fuga de Adrian são frustradas por guardas clonados que seguem ordens obscuras. No sétimo episódio vemos que, periodicamente, o anti-vilão passa por um julgamento para determinar se ele é “culpado” ou “inocente” de seus crimes (entre eles, o mais óbvio: genocídio). Presume-se que, caso declarado inocente, ele será liberto do cárcere. Acontece que todas as evidências apontam para um julgamento pré-determinado, cujo veredito sempre será o mesmo: culpado. E Adrian sabe disso.

O episódio deixa subentendido que o arquiteto da prisão simplesmente desapareceu e esqueceu os termos acordados com Ozymandias. Não há progresso em seu julgamento e todas as suas tentativas de fuga são frustradas, mas sem qualquer consequência efetiva. A prisão está no piloto automático. E a resposta para este enigma pode ser simples: Dr. Manhattan.

O paradeiro de Dr. Manhattan

Ao fim do sétimo episódio temos a maior revelação da série até então: Dr. Manhattan não está em Marte, mas sim em Tulsa, vivendo como um cidadão comum. A reviravolta, já chocante, torna-se ainda mais: a encarnação de Deus vive como Cal Abar, marido da protagonista, Angela Abar.

vlcsnap 2019 12 03 19h52m20s337 1024x576 5902862
HBO

Dr. Manhattan, apaixonado por Angela, forjou para si mesmo uma história onde Cal, sua nova personalidade, perdera totalmente a memória após um acidente. Desta forma, ele poderia levar uma vida distante do fardo de seus poderes, já que ele sequer lembra que os possui.

Onde as linhas convergem

Levando em consideração estes dois pontos da trama, podemos concluir que Dr. Manhattan é o arquiteto da prisão de Ozymandias. Isso explicaria a natureza quase onírica do cárcere e também o porquê de o antigo herói ter sido abandonado à própria sorte.

Dr. Manhattan, percebendo Ozymandias como uma ameaça, projeta uma prisão da qual nem mesmo o maior intelecto que o mundo já viu possa escapar. Termos de soltura foram, provavelmente, estabelecidos entre os dois personagens. Acontece que antes que tal soltura pudesse se concretizar, Dr. Manhattan abraça uma vida humana e abandona completamente suas memórias.

Desta forma, a prisão se encontraria em um hiato por tempo indeterminado, repetindo a si mesma dentro das competências do projeto original; bolos de aniversário e julgamentos previsíveis.

Em conclusão…

Caso a nossa teoria esteja correta, o retorno de Dr. Manhattan no fim do sétimo episódio será, no futuro, o retorno de Ozymandias. Isso seria um passo eletrizante para o roteiro, que colocaria os dois personagens mais intrigantes da história original dentro de um verdadeiro barril de pólvora.

watchmen doctor manhattan 1024x519 8846442
HBO

O tratamento do roteiro ao personagem de Dr. Manhattan é único. Ele é tido, simultaneamente, como uma ideia, um Deus, uma ameaça e mais recentemente, um alvo. Tão vulnerável quanto eu e você. Vê-lo atuando na trama brilhantemente construída pela série é uma ideia fascinante em si própria.

Confira também: Watchmen | Teste De Cena Feito Em 2003 Revela Outro Ator No Papel De Rorschach

Mas sobre isso vamos conversar com mais calma em um futuro próximo, já que a primeira temporada de Watchmen, produzida pela HBO, termina em apenas duas semanas. Apertem os cintos; o relógio se aproxima da meia-noite.