Citoplasma e suas organelas – biologia

0

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Citoplasma e suas organelas, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Citoplasma e suas organelas – biologia

O citoplasma, localizado entre a membrana celular e o núcleo, é o espaço intra-celular em que as organelas – como complexo de golgi, mitocôndria e ribossomo. As células se diferenciam em eucariótica (ou eucariontes) e procariótica (ou procariontes), sendo que a primeira tem núcleo e organelas, enquanto a segunda não possui núcleo organizado e o material genético não é delimitado por uma membrana.

O que é o citoplasma

Resultado de imagem para O que é o citoplasma

O citoplasma é o espaço entre um célula e outra que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear.

Características do citoplasma

O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

Videos sobre o citoplasma:

Características da células

Resultado de imagem para células

As células são a menor unidade estrutural e funcional de um ser vivo, e podem ser procariotas ou eucariotas, odas elas possuem membrana plasmática, estrutura esta que dá forma, protege e seleciona a entrada e saída de substâncias pela célula; citoplasma, região fluida na qual ocorre a maioria dos processos metabólicos e produção de diversas substâncias; e material genético, onde estão registradas instruções que controlam o funcionamento celular.

Citoplasmas nas células procariontes e eucariontes

Células procarióticas podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica. Já as células eucarióticas seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos.

Videos sobre citoplasmas nas células:

Organelas citoplasmáticas

Resultado de imagem para Organelas citoplasmáticas

As organelas citoplasmáticas são formadas por:

Lisossomos – São pequenas vesículas com enzimas digestivas que atuam para digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose. Também são responsáveis por digerir estruturas celulares desgastadas.

Complexo de Golgi – É um conjunto de membranas em forma de sacos. É responsável por armazenar as substâncias produzidas no interior da célula.

Retículo endoplasmático – É um sistema de membranas em formato de tubos e sacos, que atuam na síntese de esteróides e na desabilitação de hormônios e substâncias nocivas à saúde.

Ribossomos – São estruturas encontradas de forma livre no hialoplasma ou no retículo endoplasmático. Eles atuam em sínteses proteicas no interior da célula.

Mitocôndrias – São estruturas membranosas, responsáveis pela respiração celular.

Cloroplastos – São estruturas membranosas, responsáveis pela fotossíntese. Estão presentes apenas nas células de plantas e algas. Não se encontram em células animais.

Centríolos – São cilindros tubulares relacionados com a divisão celular.

Peroxissomos – São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas, semelhantes aos lisossomos. São responsáveis por eliminar gorduras e aminoácidos e atuam no processo de desintoxicação das células.

Videos sobre Organelas citoplasmáticas:

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam-se com o envólcro nuclear.

Tipos de Retículo endoplasmático

Rugoso: é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funções secretoras. São os casos, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante .

liso: é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomas aderidos à membrana. Participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolípidos e outros lípidos.

Videos sobre Retículo endoplasmático:

Complexo golgiense

Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados. Tem a função de modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.

Estrutura do Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi é composto de estruturas chamadas dictiossomas. Cada uma dessas estruturas é constituída por dobras de membrana que formam pequenos sacos achatados e empilhados chamados cisternas. As cisternas possuem duas faces: cis e trans.

Videos sobre Complexo golgiense:

Lisossomos

Resultado de imagem para Lisossomos

O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.

Função dos lisossomos

Tem a função de fazer a digestão intracelular, que pode ser por fagocitose ou autofagia. Quando a célula precisa digerir substâncias vindas do meio externo, ela realiza fagocitose. Por exemplo, no caso das células do sistema imunitário humano que atacam células inimigas chamadas antígenos

Videos sobre Lisossomos:

Peroxíssomos

Resultado de imagem para Peroxíssomos

Peroxissomos, também chamado de peroxissoma, é uma organela celular esférica, limitada por membrana, presente no citoplasma, principalmente de células de animais, que possuem um diâmetro de 0,5 a 1,2 µm.

Videos sobre Peroxíssomos:

Vacúolos da célula vegetal

Resultado de imagem para Vacúolos da célula vegetal

O vacúolo é um espaço grande presente na célula vegetal. Neste espaço, que é uma espécie de bolsa, há um fluido aquoso conhecido como suco celular. E possuem uma importante função para o funcionamento da célula. Além de atuarem como reservatório de substâncias, também fazem a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose.

Videos sobre Vacúolos da célula vegetal:

Citoesqueleto

Resultado de imagem para Citoesqueleto

O citoesqueleto estabelece, modifica e mantém a forma das células. Sendo o responsável pelos movimentos celulares e deslocamento de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos. Seus principais componentes são os microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.

Videos sobre Citoesqueleto:

Centríolos

Resultado de imagem para Centríolos

Centríolo é uma organela celular cilíndrica composta principalmente por uma proteína chamada tubulina. Os centríolos são encontrados na maioria das células eucarióticas.

flagelos e cílios

Os cílios são curtos e podem ser relacionados à locomoção e a remoção de impurezas. Nas células que revestem a traqueia humana, por exemplo, os batimentos ciliares empurram impurezas provenientes do ar inspirado, trabalho facilitado pela mistura com o muco que, produzido pelas células da traqueia, lubrifica e protege a traqueia. Os flagelos são longos e também se relacionam a locomoção de certas células, como a de alguns protozoários, em alguns organismos pluricelulares, por exemplo, nas esponjas, o batimento flagelar cria correntes de água que percorrem canais e cavidades internas, trazendo, por exemplo, partículas de alimento.

Videos sobre Centríolos, flagelos e cílios:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Citoplasma e suas organelas. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.