A culinária libanesa é repleta de temperos, grãos, amêndoas, nozes… o aroma é único e o sabor também. Aprenda a fazer 10 comidas libanesas!
A culinária libanesa carrega muito consigo a história de seu povo, que passou por onze povos dominantes, herdando um pouco da cultura de cada um deles. É comum que os pratos possuam muitos temperos e especiarias, azeite, item herdado dos turcos, legumes, coalhada…
Como você pode notar, uma variedade enorme de alimentos, o que torna as comidas libanesas únicas. Além disso, os momentos de refeição são muito importantes para esse povo, que considera o ato de comer com a família um momento de muita união. Quando recebem convidados, demonstram seu apreço através de um banquete gigantesco. Aprenda abaixo algumas receitas!
O nome kibe deriva de kubbeh, que significa bola, remetendo ao formato em que essa iguaria é mais comumente preparada. Conta-se que o kibe surgiu da necessidade das classes mais pobres se alimentarem, já que o trigo era misturado à carne para render mais.
Você vai adorar experimentar este prato.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Em uma vasilha grande, coloque o trigo e esprema-o. Acrescente carne moída, alho, pimenta, sal e cebola, e misture muito bem. Coloque a margarina e continue mexendo. Em uma forma, coloque metade dessa mistura, acrescente a cebola em rodelas e o azeite e cubra com o restante da mistura. Asse em fogo médio por uma hora.
As primeiras receitas que contém o Homus são do século XIII, contudo, não se sabe ao certo a origem deste alimento. Muitos dizem até mesmo que a primeira citação ao homus foi feita por Platão e Sócrates. Independente disso, uma coisa é certa: é um prato muito amado e consumido de diversas formas, como com pães, por exemplo.
Este é um dos mais gostosos pratos do mundo.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Cozinhe o grão de bico até que esteja macio. Reserve uma xícara da água do cozimento. Bata o grão de bico, o sal, o alho e o limão junto com a água do cozimento, até que vire uma massa lisa e homogênea. Acrescente o tahine aos poucos e sirva.
Um dos aperitivos mais famosos do Líbano, o tabule pode ser servido puro ou em folhas de alface e é um prato muito saudável.
Simples mas cheio de sabor.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Basta espremer o trigo para sair bem a água e misturar todos os ingredientes!
Não se sabe ao certo se os charutos de repolho foram criados na Europa Oriental ou no Oriente Médio. Costuma ser chamado de Yabrak, que significa folha. Pode ser servido quente ou frio, e cada região prepara de uma forma diferente.
Uma ótima forma de trazer sabor para sua mesa.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Comece temperando a carne. Em uma tigela, coloque o patinho, a pimenta, o limão, o sal, a salsinha, o glutamato monossódico e o arroz. Reserve. Retire o talo do repolho, descarte. Cozinhe o repolho sem o talo em uma panela com água fervente e sal, até que as folhas fiquem macias. Cuidado para que não fiquem moles demais. Recheie as folhas, enrolando-as para que fechem. Em uma panela grande, acomode os charutinhos uns ao lado dos outros, cubra com o molho de tomate e cozinhe por trinta minutos.
Famoso entre os vegetarianos, o falafel é um bolinho frito com base de grão-de-bico e muito bem temperado. Não se sabe exatamente onde foi criado, embora alguns lugares aleguem terem sido o berço de nascimento desta iguaria, como Isarael e Líbano, por exemplo. Uma das histórias que se contam é a de que o falafel era consumido pelos reis, no Egito. Atualmente, o falafel é consumido e amado pelo mundo todo, sendo até mesmo usado como recheio para lanches.
Talvez a mais famosa receita desta cultura.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Leve todos os ingredientes a um processador, misturando bem até que vire uma massa. Forme bolinhos com essa massa e frite-os em óleo quente.
Chamado de rist lauz no Oriente Médio e babousa no Egito, o doce de semolina é a sobremesa perfeita para qualquer ocasião.
Uma delicia de dar água na boca.
Junte os seguintes ingredientes:
Massa
Calda
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Em uma vasilha, acrescente a farinha de semolina, a manteiga, o açúcar e o fermento e misture. Quando estiver tudo bem misturado, cubra a vasilha e deixe descansar por 2 horas. Aos poucos, vá colocando o leite, mexendo bem. Coloque essa mistura em uma assadeira untada e asse a 180ºC até que doure. Em uma panela, coloque os ingredientes de calda e misture bem até que engrosse. Quando o doce estiver dourado, coloque a calda e sirva.
Uma das histórias contadas é a de que uma moça estava cuidando de seu pai, já muito idoso e doente. Pelo fato de ele já não ter mais dentes, ela tinha o cuidado de amassar as comidas, formando um purê. O nome baba ganoush, então, faria referencia a isso, já que “baba” significa pai. Consumido como entrada ou aperitivo, o baba ganoush fica uma delícia em pães.
Você vai adorar cada mordida deste prato.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Retire a polpa das berinjelas e coloque-as em uma peneira para escorrer a água. Em uma vasilha à parte, coloque o tahine e o suco de limão, misture bem. Acrescente o azeite, a polpa de berinjela, o alho e o sal e misture. Em seguida, bata em um liquidificador até que vire uma pasta homogênea.
Crocante e com sabor único, o pastel de fubá é uma alternativa ao pastel já conhecido por aqui.
Um pastel como você nunca experimentou.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Misture o fubá ao leite, formando um angu espesso. Coloque em uma panela e acrescente os ovos, a banha e o polvilho e misture bem, até que vire uma massa. Abra essa massa com um rolo. Forme círculos e recheie com o sabor de sua preferência, fritando em óleo quente.
Cremosa e refrescante, esta salada incorpora muito bem o sabor árabe, misturando hortelã, coalhada e pepino.
Para quem ama sabores exóticos.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Em um refratário, corte os pepinos em rodelas e tempere com azeite e sal. Cloque metade do hortelã por cima, acrescente coalhada e finalize com o restante do hortelã.
Conta-se que este doce era preparado pelos cozinheiros do imperador, que o faziam para presentear as mulheres. Outros, que as mulheres o preparavam para o imperador.
Aprenda a fazer esta maravilhosa sobremesa crocante.
Junte os seguintes ingredientes:
Vamos aprender sobre o preparado deste prato:
Em uma vasilha, misture 4 xícaras de açúcar com as nozes e 1 colher de água de flor de laranjeira. Em uma assadeira, coloque a massa folhada e pincele com manteiga, acrescentando a mistura de nozes e intercalando com a massa. Asse por 40 minutos. À parte, ferva a água e o açúcar por 5 minutos, acrescentando a água de rosas, a água de flor de laranjeira e o suco de limão, fervendo por mais dois minutos. Retire a assadeira do forno e banhe com essa mistura.
As comidas libanesas são deliciosas, não? Esperamos que você tenha gostado! Caso faça alguma, conta pra gente o que achou e aprenda mais receitas acompanhando nossos posts!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta