Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios da alface para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
O alface é uma hortaliça mundialmente cultivada e consumida ao redor do mundo. Seu nome científico é Lactuca Sativa e apresenta 95% de água em sua composição.
A alface é originária do Leste do Mediterrâneo e é considerada fonte de vitamina A, C, fósforo, cálcio e ferro. Ela é recomendada para alimentações balanceadas e prevenção de doenças.
O sumo do alface contém uma substância chamada lactulina, que possui propriedades sedativas. Esse alimento é, portanto, uma excelente alternativa contra a insônia. Além disso é indicado para transtornos digestivos e muito mais. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre os inúmeros benefícios da alface.
A alface é facilmente encontrada em qualquer hortifruti ou supermercado em geral, sendo prioritariamente consumida in natura. Essa hortaliça também pode ser cultivada em hortas caseiras.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de alface contendo seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 95,63 g
Valor energético – 13 Kcal
Proteína – 1,35 g
Gorduras totais – 0,22 g
Carboidratos (por diferença) – 2,23 g
Fibra alimentar – 1,1 g
Monossacarídeos – 0,94 g
Cálcio – 35 mg
Ferro – 1,24 mg
Magnésio – 13 mg
Fósforo – 33 mg
Potássio – 238 mg
Sódio – 5 mg
Zinco – 0.2 mg
Vitamina A – 3312 IU
Vitamina B6 – 0.082 mg
Vitamina C – 3,7 mg
Vitamina E – 0,18 mg
Vitamina K – 102,3 µg
Ácido fólico – 73 µg
A alface é comumente utilizada em saladas, podendo também ser utilizada em sucos e, mais raramente, em lasanhas, sopas e receitas variadas. Aqui deve-se tomar cuidado com a lavagem da hortaliça e com sua integridade na hora das compras. Deve-se evitar as alfaces furadas e com aspecto murcho. Essas características podem ser a indicação de parasitas no alimento.
A alface fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Por ser rica em manganês, a alface pode ser prejudicial para o funcionamento da tiróide se for ingerida em em excesso, o que prejudica o emagrecimento. Adicionalmente, ela deve ser, preferencialmente, consumida crua, pois ao cozinhar a alface aumentamos o efeito que ele tem na retenção de líquidos produzindo inchaço e desconforto.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam a alface como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O suco de alface com couve é excelente para tomar no dia a dia, pois traz todas as propriedades do couve combinadas com os benefícios da alface, além de ser uma das receitas mais fáceis de fazer. É uma bomba de nutrientes e fará muito bem para a sua saúde como um todo.
Essa salada é uma das receitas com alface mais simples e irá lhe ajudar a introduzir esse alimento no seu dia a dia. O alface dará um toque especial ao prato e trará à tona o valor nutricional do alimento.
Base da salada:
Molho:
Para quem adora saborear uma pequena refeição com muito sabor mas com pouco valor calórico o rolinho de alface é excepcional! Fácil, prático e delicioso! E ainda por cima, trará todos os benefícios da alface para a sua saúde!
Base do rolinho:
Molho:
Essa receita é excelente para aquela festa ou reunião com os amigos, ou até mesmo para um lanche. Mas não se engane! Também é uma ótima solução para aperitivos em um evento mais requintado, além de incluir todas as excelentes características desse alimento.
O alface refogado é uma opção muito boa para quem deseja unir o saudável ao gostoso. Pode ser servido como um acompanhamento num almoço de família e faz a diferença na alimentação.
Bom, esses foram os Benefícios da Alface. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta