Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios que a hortelã pode trazer para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
Existem mais de 20 tipos de hortelã distribuídas pelo mundo todo. O mais comum é a hortelã-verde, conhecida cientificamente pelo nome de Mentha Spicata.
A hortelã é uma planta medicinal e aromática muito utilizada na culinária como tempero ou aromatizante. Ela é rica em vitamina A, o que é muito bom para a pele e para os olhos, além de prevenir infecções e ter forte ação antioxidante.
Originária da Ásia, essa planta é tradicional na casa dos brasileiros e é comumente servida na forma de chá. Seu cultivo pode ser feito em casa e seu uso é extremamente diversificado. Abaixo você encontrará os principais nutrientes da hortelã, seus benefícios e muito mais, para que você saiba como usufruir ao máximo desse alimento.
Na sua forma natural, a hortelã pode ser encontrada em supermercados e feiras em geral, orgânicas ou não. Contudo, essa planta também pode ser adquirida na forma de cápsulas, cosméticos, óleos essenciais e extratos secos.
Além disso, a hortelã também pode ser encontrada em produtos alimentícios industrializados (como balas e chicletes), produtos de higiene pessoal (como cremes dentais) e produtos medicinais (remédios expectorantes, etc.).
Seguem abaixo as informações do valor nutricional da hortelã para 50 g (duas colheres de sopa) de hortelã (quantidade recomendada diariamente) e de seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 42.78 g
Valor energético – 22 kcal
Proteína – 1.65 g
Gorduras totais – 0.37 g
Carboidratos (por diferença) – 4.21 g
Fibra alimentar – 3.4 g
Cálcio – 100 mg
Ferro – 5.94 mg
Magnésio – 32 mg
Fósforo – 30 mg
Potássio – 229 mg
Sódio – 15 mg
Zinco – 0.55 mg
Vitamina A – 2027 IU
Vitamina C – 6.7 mg
Ácido fólico – 53 µg
A hortelã, no que se refere à culinária, pode ser utilizada para temperar ou aromatizar alimentos e fazer chás. Além disso, ela pode ser consumida crua, em saladas.
Adicionalmente, você pode utilizá-las em produtos comercializados, como óleos essenciais (aromaterapia ou massagens) e cosméticos (cremes de hidratação para pele).
Na área medicinal, a hortelã pode ser utilizada na forma de xaropes, inaladores e alguns remédios específicos.
A hortelã é uma planta medicinal e aromática que fornece inúmeros benefícios para quem a utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Estão listados a seguir algumas situações em que o consumo em excesso de hortelã pode ser um problema.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam a hortelã como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde usufruindo de todos os nutrientes da hortelã.
O chá de hortelã é ideal para os dias mais frios ou para tratar algum tipo de alteração digestiva, náuseas ou problemas respiratórios. Com ele é possível aproveitar todos os nutrientes da hortelã e todo o frescor que ela pode oferecer.
O suco de abacaxi com hortelã é excelente para dias mais quentes e para acompanhar seu almoço ou lanche. Adicionalmente, o sabor resultante está entre os preferidos dos brasileiros. É uma deliciosa alternativa para acompanhar a feijoada e adquirir todos os benefícios do valor nutricional da hortelã.
Essa receita é aconselhável como aperitivo e vai muito bem com diversos tipos de molho. Apesar de não ser o ingrediente principal, a hortelã faz a sua parte dando um sabor e aroma especial ao prato.
Para quem deseja uma opção mais saudável, dentre as receitas com hortelã, essa salada é com certeza uma boa alternativa para se ter em vista. Pode substituir uma entrada ou servir de acompanhamento. Associada a uma proteína, é excelente para se ter um almoço mais saudável.
Esse drink gelado é uma ótima opção para datas festivas e momentos de descontração. O frescor da hortelã associado à acidez do limão fornece um sabor único para essa bebida.
Bom, esses foram os Benefícios da Hortelã. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Adorei