Neste post, você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do Alecrim para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
O alecrim é uma erva de aroma característico cultivada comumente no Mediterrâneo. Essa erva é conhecida por aliviar o estresse e a ansiedade e por auxiliar na digestão, sendo recomendada para azia e diarreia.
O alecrim é um arbusto muti ramificado de folhas normalmente pequenas, finas e normalmente verdes. Ele possui flores e frutos, porém, em geral, são as folhas que são usadas na medicina. Sua flor, em contrapartida, é comumente usada na produção de mel.
Além do ramo alimentício e medicinal, o alecrim também é usado no setor estético, mais especificamente pela indústria de perfumaria, devido ao seu aroma inconfundível. Também conhecido como alecrim-da-horta, ele é considerado uma erva extremamente completa em termos medicinais.
O alecrim é fácil de encontrar, podendo ser comprado em vários mercados e feiras livres. Também pode ser facilmente cultivado em casa, possuindo razoável tolerância à seca. Uma forma muito útil em que pode ser encontrado é como óleo essencial.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de alecrim contendo seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 67,77 g
Valor energético – 131 Kcal
Proteína – 3,31 g
Gorduras totais – 5,86 g
Carboidratos (por diferença) – 20,7 g
Fibra alimentar – 14,1 g
Cálcio – 317 mg
Ferro – 6,65 mg
Magnésio – 91 mg
Fósforo – 66 mg
Potássio – 668 mg
Sódio – 26 mg
Zinco – 0.93 mg
Vitamina A – 2924 IU
Vitamina B6 – 0,336 mg
Vitamina C – 21,8 mg
Ácido fólico – 109 µg
Por concentrar maior sabor quando não está fresco, recomenda-se seu uso como ingredientes e assados e cozidos, como carnes e peixes. E, por ser muito utilizado no tratamento de caspas e queda de cabelo, também pode ser usado em cosméticos para este fim. No mais, para quem procura usufruir de todos os benefícios do alecrim, um chá da erva é uma excelente opção.
O Alecrim fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
As gestantes, os hipertensos e os usuários de anticoagulantes devem evitar essa erva. Adicionalmente, seu consumo excessivo por qualquer pessoa pode causar náusea, vômito e irritações estomacais, principalmente se o consumo for feito na forma de óleo.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o Alecrim como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O chá de alecrim é ideal para os dias mais frios ou para tratar algum tipo de alteração digestiva, náuseas ou problemas respiratórios. Com ele é possível aproveitar todos os benefícios do alecrim e todo o frescor que ele pode oferecer.
Essa receita pode ser reproduzida no almoço ou no jantar e consiste numa versão saborosa do arroz comum que, além de nutritiva e benéfica à saúde, fica na dianteira quando comparada com os pratos básicos
A farofa de pão simples é uma receita simples, fácil e deliciosa. Pode ser servida como acompanhamento de boa parte das refeições. Muito saborosa, essa é uma das receitas que será o diferencial no seu prato e introduzirá os benefícios do alecrim na sua alimentação.
Os bolinhos de batata, cebola e alecrim são uma excelente opção para um almoço entre amigos e, além de bastante apetitosos, trazem todos os benefícios do alecrim para a saúde que esse alimento tem a oferecer.
Essa receita é aconselhável como aperitivo e vai muito bem com diversos tipos de molho. Apesar de não ser o ingrediente principal, o alecrim faz a sua parte dando um sabor e aroma especial ao prato.
Bom, esses foram os Benefícios do Alecrim. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta