Neste post, você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do Amendoim para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
O amendoim, também chamado de mindubi e minuim aqui no Brasil, é uma planta de caule curto, flores pequenas e amareladas e com uma vagem como fruto. Esse fruto é extremamente difundido na indústria alimentar.
O amendoim é altamente rico em lipídios e proteínas e pode ser consumido de diversas maneiras, moído, torrado, frito, assado. etc. Ele é originário da América do Sul, contudo foi difundido para todo o mundo, sendo altamente consumido na África.
Além da parte comestível do amendoim, que transportam todos os benefícios do amendoim, muitas outras partes são aproveitadas pela indústria. A casca, por exemplo, é aproveitada para fabricação de plástico, gesso e combustíveis.
O amendoim pode ser encontrado em diversos lugares e formas, sendo os consumos mais comuns a manteiga de amendoim, o amendoim cozido, torrado e cru. Todos esses tipos podem ser encontrados em supermercados, hortifrútis e feiras livres. No mais, o amendoim também pode ser encontrado na forma de óleo, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de amendoim contendo seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 6,5 g
Valor energético – 567 Kcal
Proteína – 25,8 g
Gorduras totais – 49,24 g
Carboidratos (por diferença) – 16,13 g
Fibra alimentar – 8,5 g
Monossacarídeos – 3,97 g
Cálcio – 92 mg
Ferro – 4,58 mg
Magnésio – 168 mg
Fósforo – 376 mg
Potássio – 705 mg
Sódio – 18 mg
Zinco – 3,27 mg
Vitamina B6 – 0,348 mg
Vitamina E – 8,33 mg
Ácido fólico – 240 µg
O amendoim pode ser consumido sozinho nas suas mais diversas formas (cozido, assado, etc.) ou ser introduzido nas mais diversas receitas, tais como, bolos, sorvetes e doces. O óleo de amendoim também pode ser utilizado na culinária por ter sabor suave e temperatura de queima elevada. Já a manteiga de amendoim pode ser consumida pira ou em doces e sanduíches em geral.
O Amendoim fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Além de possuir um potencial alergênico muito forte, pode causar o aparecimento de espinhas, pois aumenta a produção de óleos no corpo, e pode conter uma substância tóxica (aflatoxina) a depender de seu plantio. Sendo assim, deve-se evitar seu consumo em excesso.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o Amendoim como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O amendoim caramelizado é um doce muito saboroso, mas, mesmo com os diversos nutrientes que o amendoim pode trazer, deve-se evitar seu consumo em excesso devido ao alto teor de açúcar.
A torta gelada de amendoim é uma ótima sobremesa para todas as horas. É uma excelente receita que traz um sabor diferenciado ao seu cardápio.
Para quem quer aproveitar dos benefícios do amendoim tomando um cafezinho no fim da tarde, essa receita é a melhor opção. O bolo de amendoim é ótimo para o dia a dia, desde que se evite o excesso.
Massa:
Recheio:
Cobertura:
Massa:
Recheio:
A pasta de amendoim é uma ótima receita para acompanhar pães, torradas, etc. Sem contar que essa receita é a versão saudável da pasta, portanto você poderá usufruir de todos os benefícios do amendoim sem os malefícios que a versão industrializada proporciona. Vale a pena conferir!
A paçoca de amendoim é um doce super conhecido e altamente consumido no Brasil, principalmente na região nordeste. Para evitar a versão industrializada, você pode agora se aventurar na receita abaixo e fazer sua versão dessa maravilha de sobremesa.
Bom, esses foram os Benefícios do Amendoim. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta