Neste post, você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do hibisco para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
O hibisco é uma das plantas mais cultivada nos jardins brasileiros. Existe uma grande variedade de formas, tamanhos e cores, fazendo, assim, do hibisco uma excelente opção ornamental.
Apesar de ser comumente utilizada na ornamentação, o hibisco também é muito conhecido pelas propriedades medicinais do seu chá. O chá de hibisco é feito das flores dessa planta. Mais especificamente do Hibisco Sabdariffa, conhecido como Vinagreira no Brasil
Frequentemente consumido com canela ou limão no Brasil, o chá de hibisco pode ser encontrado nas mais diversas formas ao redor do mundo. É especialmente consumido em Senegal, onde compõe a bebida nacional do país junto com a hortelã, a baunilha e o sumo da laranja.
Existem duas formas mais comuns de se obter os benefícios do hibisco: comprar o extrato seco da flor em lojas de produtos naturais ou, para aquelas pessoas que tem um jardim grande ou gostam desse contato com a natureza, cultivar essa planta em sua própria casa.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de repolho contendo seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 86,58 g
Valor energético – 49 Kcal
Proteína – 0,96 g
Gorduras totais – 0,64 g
Carboidratos (por diferença) – 11,31 g
Fibra alimentar – 0.8 g
Cálcio – 215 mg
Ferro – 1,48 mg
Magnésio – 51 mg
Fósforo – 37 mg
Potássio – 208 mg
Sódio – 6 mg
Vitamina A – 287 IU
Vitamina C – 12 mg
A forma mais comum de se utilizar o hibisco é através do chá. Existem diversas maneiras diferentes de preparar o chá de hibisco, onde são usados os mais diversos ingredientes, mas a regra geral é a mesma. Água quente + flores de hibisco = vida saudável.
O Hibisco fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
O chá de hibisco tem a capacidade de reduzir o nível de estrogênio do organismo. Sendo assim, não é indicado para mulheres fazendo Terapia de Reposição Hormonal ou que tomam regularmente anticoncepcionais. Ele pode ainda inibir a eficácia de alguns medicamentos (anti-hipertensivos e paracetamol) e inibir a ovulação temporariamente. Não é recomendado para gestantes e lactantes.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o Hibisco como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O chá de hibisco simples é a receita mais comum e fácil de fazer com as flores do hibisco. É essencial para se ter no seu arsenal de receitas.
Essa receitas traz os benefícios do hibisco com o toque requintado da canela, combinando as propriedades medicinais e os sabores desses dois alimentos, e deixando o chá muito mais saboroso.
Esse chá é excelente para os dias mais quentes, oferecendo os benefícios do hibisco em uma receita simples e refrescante.
Assim como o chá gelado, o picolé de hibisco é essencial para aqueles dias em que você precisa se refrescar.
O suco de hibisco com morango e hortelã é um ás na manga em qualquer cozinha. Trata-se um suco exótico que combina os benefícios do hibisco, do morango e da hortelã em uma única receita. Excelente para se tomar à tarde, depois de um almoço reforçado ou no café da manhã.
Bom, esses foram os Benefícios do Hibisco. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta