Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios que o kiwi pode trazer para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
Também conhecido como groselha chinesa, o kiwi é classificado como uma baga comestível.
O kiwi é uma fruta que tem, aproximadamente, o tamanho de um ovo de galinha. Seu sabor é cítrico e levemente ácido e sua casca é coberta por uma penugem de cor marrom.
Existem dois tipos principais de kiwi: o kiwi verde (polpa verde) e o kiwi gold (polpa amarelada). Ambos são ricos em fibras e tem um baixo índice glicêmico, contudo o kiwi gold possui uma quantidade maior de vitamina C. A seguir serão descritos esses e muitos outros nutrientes que enaltecem o valor nutricional do kiwi.
Apesar de também ser produzido no Brasil, a maior parte dos kiwis vendidos aqui vem de países como Itália (maior produtor do mundo) e Chile. Apesar disso, eles podem ser encontrados em todo o brasil em supermercados, feiras orgânicas e feiras de frutas e verduras. Adicionalmente, essa fruta pode ser encontrada também sob a forma de popa, de cremes para o corpo, produtos para o cabelo e óleos essenciais para aplicações terapêuticas e medicinais.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de kiwi com seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 83.07 g
Valor energético – 61 kcal
Proteína – 1.14 g
Gorduras totais – 0.52 g
Carboidratos (por diferença) – 14.66 g
Fibra alimentar – 3 g
Monossacarídeos – 8.99 g
Cálcio – 34 mg
Ferro – 0.31 mg
Magnésio – 17 mg
Fósforo – 34 mg
Potássio – 312 mg
Sódio – 3 mg
Zinco – 0.14 mg
Vitamina A – 87 IU
Vitamina C – 92.7 mg
Vitamina E – 16.4 mg
Vitamina K – 40.3 mg
O kiwi pode ser introduzido em sua rotina diária de várias formas. Ele pode ser consumido com casca cru, ou somente a polpa, em rodelas, na forma de suco ou shakes, em geleias ou como ingrediente nos mais diversos pratos (Confira no fim desse artigo 5 receitas com kiwi sensacionais!). Vale lembrar que a única parte não comestível do kiwi é o caroço.
O kiwi é uma fruta exótica que fornece inúmeros benefícios para quem a utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Apesar dos inúmeros benefícios do kiwi, essa fruta pode gerar algumas situações indesejadas devido ao consumo em excesso ou inadequado. As principais são alterações intestinais quando consumido em quantidade elevada e alergia em pessoas com sensibilidade a algum dos componentes da fruta.
No mais, é um alimento bastante saudável e recomendado para quem deseja introduzir o valor nutricional do kiwi na sua rotina. Em geral, um kiwi por dia é quantidade suficiente para usufruir de seus nutrientes. Importante: Não se deve exceder a quantidade limite de três unidades diárias. No caso das receitas com kiwi listadas abaixo que usam uma quantidade maior do que a especificada (como o bolo de kiwi), lembre-se que elas não devem ser consumidas inteiras em um único dia.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o kiwi como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
É um suco refrescante e saboroso que seria um acréscimo excelente para sua rotina alimentar.
A geleia de kiwi é um excelente acompanhamento para lanches e para o café da manhã. Pode ser servida com torradas e fornece um bom combo nutricional se consumida com cautela.
O picolé de kiwi é ideal para dias mais quentes e é uma opção consideravelmente mais saudável do que os picolés industrializados convencionais.
O bolo de kiwi é excelente para lanches. Com ele você pode oferecer uma comida diferente para seus convidados e ainda usufruir dos benefícios à saúde que essa fruta pode trazer.
O mousse de kiwi é uma ótima opção de sobremesa. Nele você vai ter todo o sabor da fruta e muitos dos benefícios de seus nutrientes.
Bom, esses foram os Benefícios do Kiwi. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta