Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do mel e as vantagens que ele pode trazer para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
O mel é um alimento muito presente na vida da população brasileira, seja na culinária ou no tratamento medicinal. Pode ser usado no tratamento de dores de garganta e como substituto do açúcar/adoçante. (Veja no fim do artigo 5 receitas com mel sensacionais!)
O mel consiste em um líquido viscoso e de sabor adocicado que é coletado pelas abelhas a partir do néctar das flores. É um alimento rico extremamente rico em potássio, carboidratos e açucares, o que o faz ser uma excelente fonte de energia.
Os benefícios que ele pode trazer à saúde vão depender do tipo de flor do qual é extraído, porém, em geral, possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Dentre as espécies de mel existentes, a mais consumida no Brasil é o mel silvestre. Abaixo você encontrará várias receitas com mel sensacionais para que você possa extrair ao máximo todo o seu valor nutricional.
O mel é um alimento bastante difundido e, portante, muito fácil de encontrar na feira ou supermercado perto da sua casa. Contudo, vale lembrar que, apesar de todo mel ser um produto natural, nem todo ele pode ser considerado puro. Muitos deles são pasteurizados de forma a ampliar o prazo de validade do produto e portanto, podem ser seu valor nutricional reduzido.
Sendo assim, vale a pena procurar um pouco mais para adquirir um produto de melhor qualidade. Méis na sua forma crua ou pura podem ser encontrados com produtores ou apicultores locais, lojas de produtos saudáveis ou orgânicos ou ainda pela internet. O preço talvez seja um pouco mais salgado mas você terá a garantia de estar recebendo um produto bom e com todos os benefícios do mel e as vantagens que ele pode te oferecer. Dessa forma as suas receitas com mel serão muito mais saborosas e nutritivas.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de mel (quantidade máxima recomendada diária) com seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 17.10 g
Valor energético – 304 kcal
Proteína – 0.3 g
Gorduras totais – 0 g
Carboidratos (por diferença) – 82.4 g
Fibra alimentar – 0.2 g
Monossacarídeos – 82.12 g
Cálcio – 6 mg
Ferro – 0.42 mg
Magnésio – 2 mg
Fósforo – 4 mg
Potássio – 52 mg
Sódio – 4 mg
Zinco – 0.22 mg
Vitamina C – 0.5 mg
Existem várias formas de se introduzir o consumo desse alimento no seu dia a dia. Ele pode ser ingerido sozinho, em calda, como uma forma de adoçar outros alimentos e como acompanhamento de frutas ricas em potássio, que intensificam o valor nutricional do mel.
O mel também pode ser utilizado em produtos estéticos. Comummente são utilizados como componentes de produtos para o cabelo, para a pele e óleos medicinais em geral. Também são encontrados em doces, balas e alguns remédios para dor de garganta.
No mais, vale incluir no seu cardápio três combinações que não podem falar no seu dia a dia:
O mel é um alimento que fornece inúmeros benefícios para quem a utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Apesar do notável valor nutricional do mel, existem situações que seu consumo pode gerar problemas à saúde. A primeira delas é no caso de crianças com menos de 1 ano de idade. Nessa idade, o consumo de mel pode resultar no desenvolvimento de uma doença chamada botulismo infantil. Essa doença acomete bebês que estão em período de amamentação e é provocada pela presença de uma bactéria no mel chamada Clostridium Botulinum. Em alguns casos, pode ser fatal.
Para adultos, o consumo em excesso pode ser problemático no caso de pessoas que desejam emagrecer, devido ao alto teor calórico, e para pessoas portadoras de diabetes, pois o mel pode criar uma resistência à insulina. No mais, caso você não pertença a nenhum desses grupos, fique a vontade para usufruir desse alimento e introduzi-lo no seu dia a dia, de forma que você possa extrair todos os benefícios do mel e os nutrientes que ele tem a oferecer..
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o kiwi como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O pão de mel é uma receita de origem europeia extremamente saborosa. É um doce quem tem como principal ingredientes o mel e o chocolate, mas não exagere! Apesar de muito gostoso deve ser consumido com moderação e evitado por quem deseja emagrecer.
Os biscoitos de aveia e mel, ao contrário do pão de mel, já podem ser consumidos com mais tranquilidade. São mais saudáveis que seus concorrentes industrializados e uma boa opção de lanche para quem está tentando perder uns quilinhos.
A panqueca com mel é um prato típico da América do Norte. Ideal para o café da manhã, consiste em um prato saboroso e versátil, podendo ser acompanhado por diversos tipos de frutas. Assim, os benefícios do mel estarão presentes no seu café da manhã sempre que desejar.
O molho de mostarda e mel é um molho agridoce que vai bem com diversos tipos de comida, seja ela uma torrada ou uma proteína. Vale a pena ter essa receita debaixo da manga para acompanhar uma comida especial.
A maça assada com mel e canela é uma receita simples, fácil e deliciosa. Pode servir de lanche, entrada ou acompanhamento de uma refeição. Muito saborosa, essa é uma das receitas com mel que será o diferencial no seu prato e introduzirá os benefícios do mel na sua alimentação.
Bom, esses foram os Benefícios do Mel. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta