Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios que o melão pode trazer para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
Com grande quantidade de água em seu interior, o melão é uma fruta bastante refrescante. Por esse motivo, ele é muito utilizado em meses mais quentes. Suas sementes também são comestíveis e trazem inúmeros benefícios para a saúde, assim como a sua polpa.
É uma fruta de formato esférico, casca espessa e sementes no seu interior, cujas cores da casca e da polpa variam de acordo com o modo de cultivo. Ela é nativa do Oriente Médio e seu nome científico é Cucumis Melo.
Existem várias espécies de melão. As mais conhecidas são: Orange, amarelo, gália, matisse, cantaloupe e pele de sapo. E embora seu consumo apresente algumas ressalvas, devido ao alto valor nutricional do melão, vale a pena inclui-lo em sua alimentação diárias.
O melão é encontrado em sua forma in natura e na forma de produtos industrializados, como é o caso de cosméticos para o cabelo e pele, tais como shampoos e hidratantes. Adicionalmente, ele também pode ser encontrado na forma de extratos (óleos), balas e doces.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de melão com seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 89.82 g
Valor energético – 36 kcal
Proteína – 0.54 g
Gorduras totais – 0.14 g
Carboidratos (por diferença) – 9.09 g
Fibra alimentar – 0.8 g
Monossacarídeos – 8.12 g
Cálcio – 6 mg
Ferro – 0.17 mg
Magnésio – 10 mg
Fósforo – 11 mg
Potássio – 228 mg
Sódio – 18 mg
Zinco – 0.09 mg
Vitamina A – 50 IU
Vitamina B6 – 0.088 mg
Vitamina C – 18 mg
Vitamina E – 0.02 mg
Vitamina K – 2.9 µg
Ácido fólico – 19 µg
O melão pode ser consumido tanto na sua forma natural, como também sob a forma de sucos e vitaminas (Não esqueça de dar uma olhada nas receitas com melão no fim desse post!). Por possuir muita água, é considerado uma fruta monofágica, devendo ser evitado o seu consumo com outros alimentos mais pesados, pois a quantidade de água pode prejudicar a digestão.
O melão fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Por ser uma fruta super-hídrica, seu consumo deve ser feito antes das refeições e sem acompanhamento de outros alimentos ou mesmo frutas, pois isso pode prejudicar seriamente o processo digestivo. Adicionalmente, pessoas com diabetes mellitus, úlcera péptica ou duodenal, em amamentação ou com obesidade devem evitar seu consumo em geral.
Seguem abaixo cinco receitas sugeridas que utilizam o melão como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
Essa receita é excelente para um jantar saudável. Com ela você poderá usufruir de todos os nutrientes do melão sem deixar de lado o sabor de uma boa refeição.
A torta de melão é uma ótima opção de sobremesa. Com sabor e aroma únicos, essa receita será um diferencial na sua alimentação e trará para sua vida todo o valor nutricional do melão.
Massa:
Recheio:
Massa:
Recheio:
Montagem da torta:
Para aqueles que gostam, como eu, de sempre comer algo doce depois do almoço, essa sobremesa de melão e pêssego em calda é o prato ideal. Mas não abuse! Lembre-se que açúcar demais nunca é bom.
Para quem está tentando emagrecer ou apenas tentando ter hábitos mais saudáveis, esse suco é uma excelente opção dentro das receitas com melão. Com ele você terá todos os benefícios que a fruta pode oferecer sem se preocupar com as calorias.
Para os dias mais quentes, o picolé de melão com hortelã será uma ótima receita para obter aquela sensação de frescor. É uma receita fácil e rápida e que você precisa experimentar.
Bom, esses foram os Benefícios do Melão. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta