Neste post você encontrará informações enriquecedoras sobre os benefícios do pepino e as vantagens que ele pode trazer para a sua saúde, além de informações sobre sua utilização, valor nutricional, receitas e muito mais!
Denominado cientificamente de cucumis sativus, o pepino é consumido majoritariamente na forma de salada. Consiste em um alimento com muitos nutrientes e poucas calorias que você precisa ter na sua cozinha.
O pepino é um fruto extremamente rico em água, como também em vitaminas A, C, K e do complexo B. Ele é originário da índia, porém é facilmente encontrado por todo Brasil e pelo mundo. Em geral, é benéfico para o figado, os músculos, os ossos e para a imunidade.
O pepino possui diversos tipos. Dentre eles estão o pepino japonês, comumente utilizado na culinária oriental, o pepino aodai, espécie mais comum no Brasil e presente na geladeira da maioria dos brasileiros, e o mini-pepino, utilizado normalmente em conserva. Devido à seu baixo teor calórico, é uma boa pedida para quem está iniciando uma dieta de reeducação alimentar visando o emagrecimento. Esse e outros benefícios serão descritos no decorrer desse artigo.
Os pepinos aodai podem ser encontrados por todo Brasil, em supermercados e feiras de hortifrúti. Além de sua versão crua, você também vai achar esse fruto em cremes hidratantes e, conforme dito acima, na culinária oriental. Receitas mais diversificadas, no entanto, são um pouco mais difíceis de encontrar. Mas não se preocupe, neste artigo você encontrará 5 receitas sensacionais que vai enfatizar todo o valor nutricional do pepino, para que você possa fazer no conforto da sua casa e usufruir dos benefícios que esse alimento tem a oferecer.
Seguem abaixo as informações nutricionais para 100 g de pepino com seus principais componentes:
COMPONENTES PRINCIPAIS
Água – 95.23 g
Valor energético – 15 kcal
Proteína – 0.65 g
Gorduras totais – 0.11 g
Carboidratos (por diferença) – 3.63 g
Fibra alimentar – 0.50 g
Monossacarídeos – 1.67 g
Cálcio – 16 mg
Ferro – 0.28 mg
Magnésio – 13 mg
Fósforo – 24 mg
Potássio – 147 mg
Sódio – 2 mg
Zinco – 0.2 mg
Vitamina A – 105 IU
Vitamina C – 2.8 mg
Vitamina K – 16.4 mg
O pepino pode ser consumido cru, batido, cozido, refogado ou até mesmo recheado. A diversidade de uso no dia a dia é realmente muito grande, logo, tudo se resume ao que se encaixa melhor na sua rotina.
Para poder desfrutar de seus nutrientes, os pepinos podem ser utilizados também na forma de óleos e cremes para a pele, comumente para fins estéticos. Suas propriedades hidratantes e antioxidantes são excelentes para manter a saúde de seu corpo e retardar o envelhecimento.
O pepino é um fruto com alto valor nutricional que fornece inúmeros benefícios para quem o utiliza. Dentre seus principais benefícios estão:
Como todos os outros alimentos, no entanto, existem algumas ressalvas no seu consumo. Os agricultores, para proteger o fruto, costumam utilizar um cera protetiva em sua casca, que, se ingerida excessivamente, pode ser prejudicial à saúde (mais um motivo para lavar muito bem esse alimento antes de ingerir). Adicionalmente, o pepino possui cucurbitacina, que denomina um grupo de compostos que podem causar indigestão se consumidos em excesso. No entanto, se ingerido com cautela, constitui uma excelente fonte de nutrientes e uma ótima opção de alimento para o seu dia a dia.
Seguem abaixo cinco receitas com pepino sugeridas que utilizam o pepino como ingrediente. Com essas receitas você terá a certeza de uma alimentação mais saudável, com diversas propriedades benéficas para a sua saúde.
O sunomono é uma comida típica japonesa que consiste em uma salada de pepino. Muitas vezes são adicionadas carnes brancas cruas como salmão, lula e kani para tornar a refeição mais completa e saborosa. É uma das receitas com pepino de sabor mais diferenciado. Vale a pena experimentar!
O suco detox de pepino é recomendado para quem deseja emagrecer. É muito saudável e concentra o valor nutricional do pepino em uma receita revigorante e nutritiva.
Essa salada consiste em uma excelente entrada, acompanhamento ou mesmo refeição principal, se neste último caso adicionarmos algum tipo de proteína (frango, carne ou peixe). É excelente para quem deseja se alimentar de forma saudável e obter todos os benefícios do pepino em um só prato.
O molho de pepino é um acompanhamento versátil que pode ser utilizado nos mais diversos pratos, seja com uma simples torrada ou até mesmo acompanhando algum tipo de carne ou sanduíche. É uma receita para se ter sempre à mão.
Essa sopa é ideal para servir com torradas como entrada de uma refeição, ou como um jantar num dia mais quente. É uma das muitas receitas com pepino com alto teor nutritivo e sabor diferenciado.
Bom, esses foram os Benefícios do Pepino. Espero que tenha gostado e veja mais artigos como esse em breve aqui no blog!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta