Conheça mais sobre as comidas coreanas e aprenda a preparar dez receitas!
A culinária coreana é muito marcada pela presença de arroz, peixes, grãos e legumes. A soja, por exemplo, é utilizada de muitas formas. É utilizada para fazer tofu, leite de soja, okara. O repolho é muito consumido também, principalmente no kimchi, prato comido quase que diariamente. Por conta das tradições budistas, também é comum encontrar restaurantes vegetarianos na Coréia.
O kimbap é, basicamente, a versão coreana do sushi.
Comece pelo espinafre, que deve ser cozido em água e fervido por 30 segundos e em seguida escorrido com água frita. Retire o excesso de água e coloque um pouco de sal. Pegue uma frigideira e coloque óleo, refogando os legumes em fogo alto com sal e pimenta, com exceção do nabo. Reserve.
Em uma esteira para sushi, coloque uma folha de alga, espalhe um pouco de arroz em ⅔ da alga, coloque legume e carne e enrole com a ajuda da esteira, umedeça a borda da alga e aperte bem. Corte em pedaços e sirva.
Esta é uma sopa feita de pasta de soja fermentada, e pode ser servida com arroz.
Em uma panela, ferva a água, acrescente o doenjang e deixe por cinco minutos, acrescentando o gochujang e deixando mais cinco minutos. Acrescente o óleo, o gochugaru e o alho e ferva mais dez minutos, acrescentando a cebola, os pimentões e o tofu. Deixe mais cinco minutos e sirva.
Esta é uma sopa de frango um pouco diferente das que estamos acostumados a comermos aqui no Brasil, já que é feita com alguns ingredientes dentro do frango, e é servida nos períodos de calor.
Coloque todos os ingredientes dentro do frango, e coloque-o em uma panela com água o suficiente para cobri-lo. Deixe ferver em fogo baixo por até três horas ou até que os ossos soltem da carne.
Conta-se que este prato foi criado na época da guerra de Coreia, e que os moradores que moravam perto das bases consumiam alguns alimentos enlatados, como salsichas, por exemplo. O prato sofreu diversas modificações, levando muitos ingredientes diferentes atualmente. Como os alimentos em geral eram escassos e produtos vindos dos EUA eram de difícil acesso, muitas vezes os ingredientes eram roubados. Atualmente, o prato ainda é um sucesso no país.
Primeiro, comece preparando o caldo base. Para isso, basta colocar dois copos de água e 10 anchovas em uma panela. Deixe ferver por quinze minutos e passado esse tempo, coe e reserve a água. Em um processador, coloque o alho, o molho de soja, a gochujan, a gochugaru, a pimenta-do-reino e bata no processador até que vire uma pasta. Em uma panela, coloque a carne e todos os demais ingredientes, um ao lado do outro, mas não misture. Acrescente o caldo de anchovas e ferva. Quando os ingredientes estiverem quase cozidos, adicione o miojo. Quando ele estiver pronto, sirva.
Este pão de ovo é muito servido por ambulantes na Coreia, sendo muito fácil de encontrar por lá.
Em uma vasilha, coloque a manteiga, o açúcar, o sal, o fermento, a baunilha, 1 ovo, farinha e o leite e bata até virar uma massa homogênea. Divida a massa em três partes iguais. Unte três mini panelas com óleo, e coloque as partes da massa nelas. Coloque dois pedaços de queijo em cada um, deixando um espaço no meio. Quebre um ovo no meio de cada panela, e coloque-as no forno para assar por 15 minutos a 200ºC. Sirva quente.
Este é um doce muito famoso na Coreia, sendo também vendido por ambulantes. É uma espécie de panqueca doce recheada com nozes e açúcar mascavo. Aprenda como se faz!
Recheio:
Prepare o recheio. Para isso, basta bater em um processador as nozes, e adicionar o açúcar e a canela e misturar bem. Reserve. Em uma vasilha, coloque a água morna e acrescente o açúcar, o fermento, o sal e o óleo e misture bem, até que vire um líquido homogêneo. Acrescente a farinha e misture bem, deixe essa massa descansar por uma hora, com a vasilha coberta com plástico filme. Passado esse tempo, mexa a massa, que estará com bolhas, até que as bolhas sumam, e deixe descansar por quinze minutos. Sove essa massa em uma superfície com farinha, acrescentando farinha até que fique em ponto de modelar. Divida a massa em oito bolinhas e recheie. Feche as bolinhas e frite em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo, até que doure em ambos os lados.
Esta receita leva um macarrão feito à base de batata doce e é um prato que pode ser consumido gelado.
Em uma panela grande, coloque bastante água para ferver e acrescente o macarrão, que deve ferver por cerca de dez minutos ou até que fique transparente. Quando isso acontecer, escorra a água e tempere o macarrão com um pouco de shoyu e hondashi e coloque-o em uma vasilha grande. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo e acrescente a cebolinha, um pouco de shoyu e hondashi e refogue até que a cebolinha murche. Jogue sobre o macarrão. Na mesma frigideira, sele a carne e tempere com shoyu, hondashi e açúcar, e coloque a carne sobre o macarrão. Na mesma frigideira, vá refogando cada legume separadamente, temperando-os e colocando-os sobre o macarrão. Quando todos os ingredientes tiverem sido preparados e sobre o macarrão, misture tudo e sirva.
Um dos pratos mais famosos e bonitos, o Lamen Coreano é mais apimentado que o Lamen Japonês, e é um dos pratos mais consumidos por lá.
Ingredientes da pasta:
Ingredientes do Caldo:
Montagem:
Comece preparando a pasta. Para isso, basta colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, fervendo até que o caldo vire uma pasta. Em uma panela em fogo médio coloque a água, o Sakura, a pimenta, a pasta, o caldo de peixe e o sal. Misture até que se dissolva e reserve. Em uma vasilha para lamen, coloque o macarrão, o caldo, e acrescente a cebolinha, o kamaboko, o wakame, o moyashi e o ovo cozido e sirva.
Este é um chá feito de cevada, e ele ajuda muito na digestão, sendo muito consumido na Coréia.
Primeiro, torre a cevada. Para isso, basta colocá-la em uma frigideira, mexendo ocasionalmente, por mais ou menos dez minutos ou até que os grãos escureçam. Quando isso ocorrer, coloque a cevada na água fervente em uma panela e deixe cozinhar por quinze minutos. Coe e sirva morno.
Este é o chá de jujuba, uma fruta oriental.
Primeiro, hidrate as daechus, e seque-as. Coloque-as em uma panela com água e o gengibre e ferva em fogo baixo por dez minutos. Coe e sirva.
Continue acompanhando para aprender mais receitas!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta