As comidas cubanas são uma mistura de influencias de outros países. Venha conhecer!
A culinária cubana foi fortemente influenciada principalmente pela culinária espanhola, a nativa, e a africana. Por isso, você notará semelhança com alguns pratos originários desses locais. Assim como no caso da maioria dos pratos de qualquer lugar do mundo, é muito difícil separar o que foi criado em que local, já que os colonizadores sempre modificam muito a cultura dos países.
Muito vendidos pelas ruas de Havana, este doce leva canela e açúcar e é maravilhoso.
Em uma superfície lisa, coloque a farinha, deixando um buraco no meio. Dentro deste buraco, coloque o sal, o açúcar. o ovo, o óleo e o vinho. Misture bem com as mãos até que vire uma massa homogênea, acrescentando a água aos poucos. Deixe descansar por uma hora. Vá cortando a massa em tirinhas e retorcendo-as. Frite em óleo quente e sirva polvilhada de açúcar.
Este prato, que leva carne-moída e legumes, é uma refeição muito saborosa e completa. Cai muito bem arroz, bananas fritas e salada.
Em uma frigideira, coloque a carne, um pouco de cominho e de pimenta, cozinhando um pouco. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite, o alho e a cebola, dourando ambos. Acrescente as batatas, pimenta e sal, cozinhando por 5 minutos. Acrescente a carne e o vinho, cozinhando até que o líquido reduza. Quando as batatas estiverem quase cozidas, adicione as alcaparras e as azeitonas, mexa e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias.
Herança deixada pelos índios taínos, a mandioca é muito apreciada em Cuba. Esta é uma receita que leva alho e azeite, o que deixa um sabor diferente no prato.
Em uma vasilha, coloque os dentes de alho e o sal. Acrescente o suco de laranja e misture muito bem, acrescentando o azeite, que deve estar quente, aos poucos. Coloque a mandioca em um prato, jogue o molho por cima e sirva.
Conta-se que este drink foi criado por soldados que participaram da independência cubana, o que justificaria o nome da bebida. É um drink doce e que cai bem em qualquer ocasião.
Em um copo, coloque o rum e o suco de limão com gelo. Complete com o refrigerante e decore com o limão.
A origem do drink é incerta, mas muitos dizem que, originalmente, era feito um preparo de hortelã, pinga e limão como remédio no século XVI. Muito se fala, também, que O Mojito seria o drink preferido do escritor Ernest Hemingway, que gostava de apreciá-lo no bar La Bodeguita, o que garantiu tamanha fama à bebida.
Em um copo, coloque o açúcar, o hortelã, o suco de limão e a água com gás, amassando bem o hortelã. Acrescente rum e gelo e sirva.
Esta é uma bebida típica das datas comemorativas cubanas, sendo comum que a receita seja passada de geração em geração.
Primeiro, misture o açúcar à água até que forme uma calda. Reserve. Misture o leite condensado, os ovos, o leite evaporado, e essa calda. Peneire e transfira para um copo, misturando o rum.
Esta receita lembra muito o torresmo preparado aqui no Brasil. Costumam ser servidos com arroz e bananas fritas.
Primeiro, passe os temperos na carne, e deixe por 12h na geladeira. Transfira a carne para uma assadeira e cubra com papel alumínio, deixando assar por 2h30 a 150ºC. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos, a 170ºC. Retire da geladeira e deixe esfriar, transferindo para uma geladeira. Corte a carne em pedaços e frite em óleo quente, de modo que a casca fique crocante e a carne macia.
Este prato pode ser servido no café da manhã ou almoço, ótimo para ser servido com pão.
Em uma frigideira grande, acrescente a manteiga e a cebola, dourando-a. Acrescente a água, o tomate, o sal e a pimenta, refogando até que comece a virar um molho. Acrescente a polpa de tomate e mistura. Quebre cada ovo em um potinho e transfira pra cima do molho. Cubra a frigideira e deixe cozinhar até que o ovo esteja na consistência de sua preferencia. Coloque o cheiro verde por cima.
A sopa de chicháros é um prato clássico. Embora sejam parecidos com as ervilhas, os chícharos são leguminosas, cujo gosto lembra mais o do grão-de-bico.
Descasque os legumes e corte-os em pedaços. Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola. Refogue a cebola, acrescente os chícharos, a batata, a cenoura e o caldo de legume. Deixe que cozinhem até que fiquem macios. Bata tudo em um liquidificador e cozinhe por mais 5 minutos, acrescentando o sal.
Este é um prato clássico cubano, sendo muitíssimo preparado. De modo geral, é comum a presença da banana verde em muitas receitas, ingrediente que confere um sabor único. No caso desta sopa, sirva com fatias de abacate, queijo ou molho de sua preferencia.
Em uma panela, coloque o óleo, o alho e a cebola, dourando-os. Acrescente a água e deixe ferver, em seguida, vá acrescentando as bananas. Cozinhe, em fogo médio, por vinte minutos, e vá amassando alguns pedaços da banana, mas não todos. Acrescente o creme de leite, o sal e o coentro.
Continue acompanhando para conhecer mais receitas e deixar os seus jantares cada vez mais ricos e variados. Até a próxima!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta