Ricas e diversificadas, as comidas da Espanha agradam a todo tipo de paladar. Conheça mais!
A culinária da Espanha utiliza-se muito de temperos, como alho e cebola. O azeite também é muito utilizado, e é comum servir doces nas datas especiais. Pães são comumente servidos como acompanhamento nas refeições, e a posição geográfica do país favorece muito o consumo de frutos do mar, sendo um dos países que mais consomem.
Estas bolachinhas amanteigadas são muito servidas no natal.
Misture todos os ingredientes, menos o açúcar confeiteiro, até que vire uma massa. Faça bolinhas, achate-as com um garfo e asse em fogo médio até que dourem. Polvilhe açúcar confeiteiro e sirva.
A paella é muito servida em qualquer ocasião, e leva arroz e frutos do mar. Antes, era feita com arroz, carnes e o que mais houvesse disponível, contudo, com o passar do tempo passou a ser feita com mais ingredientes.
Primeiro, coloque um copo de água no fogo e, quando ferver, acrescente o açafrão e desligue. Em uma panela grande, coloque a margarina e o azeite, acrescente o camarão e refogue. Acrescente o jaú, a cebola, o tomate e o pimentão verde, refogue até que murche e adicione o molho de pimenta, o sal e o milho. Acrescente o arroz arbóreo e, decore com camarões e pimentão em tiras e adicione a água com açafrão, acrescentando mais água morna até cobrir. Tampe e cozinhe até que o arroz fique macio.
O gazpacho é uma sopa fria, muito bem temperada e deliciosa. Esta sopa era preparada pelos pobres, que no século XVII juntavam os ingredientes que tinham com água e pão e consumiam dessa forma. De lá pra cá muita coisa mudou, o prato é consumido por todos e com mais ingredientes, como o tomate, por exemplo.
Para preparar o gazpacho, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, mas reserve um pouco do pepino, e bater, até que vire um creme. Coe este creme e coloque-o em uma tigela. Deixe no refrigerador por 1 hora antes de servir. Sirva com pedaços de pepino como decoração.
Este molho serve como base para muitos outros molhos, portanto aprender a prepará-lo é ótimo já que é extremamente versátil!
Em uma vasilha, coloque o vinagre e dissolva o colorau nele, acrescentando uma colher de água. Acrescente o azeite, o sal e a pimenta. Acrescente os outros ingredientes e misture bem.
O pisto é um refogado de berinjela, cebola, abobrinha e molho de tomate, e pode ser servido com um ovo frito acompanhado de pão.
Em uma panela, em fogo médio, coloque o azeite, a cebola e os pimentões, mexa bem e tempere. Acrescente a abobrinha, e cozinhe por 5 minutos. Acrescente a berinjela e mexa bem, adicionando o molho de tomate, temperos a gosto e o atum. Deixe cozinhar e retire do fogo. Pode ser servido com ovo frito.
As torrijas são as rabanadas feitas na Espanha, aprenda como se faz.
Primeiro, ferva o leite com a canela em pau e a laranja. Deixe esfriar um pouco e acrescente açúcar. Corte o pão de forma em pedaços e passe-os nessa mistura do leite. Escorra. Em uma vasilha, bata os ovos. Passe os pães no ovo batido e frite em azeite. Polvilhe açúcar e canela e sirva.
Estas batatas apimentadas são servidas como petiscos em bares, sendo muito fácil encontrá-las para consumir.
Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a pimenta, a cebola e o presunto e frite até que dourem. Quando dourar, acrescente páprica e farinha e frite por mais um minuto, misturando bem. Não deixe a farinha queimar. Retire o presunto e bata tudo em um mixer junto com o vinho e reserve. Em uma panela, coloque azeite para fritar as batatas, frite-as até que dourem. Sirva-as com o molho e o presunto!
Este refogado pode servir como base em guisados, seu sabor e seus temperos realçam muito o sabor dos pratos.
Basta bater todos os ingredientes em um mixer, mas não o suficiente para virarem uma pasta.
O primeiro registro referente à tortilla data de 1817, em uma carta que relatava as condições pobres que os habitantes viviam, ou seja, é mais uma receita que se originou da necessidade e criar um prato que matasse a fome dos pobres com os alimentos disponíveis.
Coloque o azeite em uma frigideira em fogo baixo, adicione metade das batatas e mexa esporadicamente, até que fiquem macias. Quanto estiverem macias, transfira-as para uma tigela. Repita o processo com o restante das batatas, e tempere-as. Reserve a frigideira. Em outra frigideira, coloque duas colheres de sopa de azeite, adicione a cebola e mexa, cozinhando por quinze minutos. Reserve. Bata os ovos muito bem e coloque-os em uma vasilha, acrescente o pimentão, a cebola e o presunto e mexa. Adicione as batatas. Aqueça a frigideira que estava reservada e despeje essa mistura nela, cozinhando até que as bordas comecem a dourar e a tortilla esteja dura, o que pode levar até dez minutos. Corte em seis pedaços e sirva com salsa.
Que tal aprender uma sobremesa espanhola? Esta é originária de Catalunha. Veja como se faz!
Em uma panela, ferva o leite, a canela e o limão, e desligue assim que ferver. Retire a casca do limão e a canela. Em uma batedeira, coloque o açúcar e as gemas e bata até que vire um creme homogêneo. Mexa o creme manualmente e vá adicionando o leite aos poucos. Transfira a mistura para uma panela e cozinhe por 1 hora em banho maria. Coloque em tigelas de sobremesa e leve à geladeira por 1 hora. Sirva com açúcar polvilhado.
Agora que você já conheceu receitas espanholas, que tal conhecer de outros países? Continue acompanhando!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta