Você já conhece as comidas do Centro-Oeste brasileiro? Leia para saber mais sobre os pratos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso!
A região Centro-Oeste é composta por cinco estados, são eles: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária, assim como de todo o Brasil, sofreu influencia indígena e de outros países. Cada estado tem suas comidas típicas, ficando difícil estabelecer uma culinária típica da região toda. Veja abaixo alguns dos pratos preparador por lá!
Este é um prato típico do Mato Grosso. Além do peixe, nesta receita é utilizada também a mandioca, o que faz com que seja um prato muito saboroso.
Primeiro, tempere os cubos do filé com metade dos temperos no dia anterior, e reserve o restante dos temperos para usar ao longo da receita. Cozinhe a mandioca al dente, e reserve a água. Em uma panela, frite o peixe no azeite e adicione o restante dos temperos, o molho de tomate e a mandioca com a água, deixando cozinhar até que engrosse. Adicione leite de coco e sirva.
Embora amada por todo o Brasil, a pamonha é especialmente apreciada em Goiás. Veja como é fácil prepará-la!
Primeiro, rale as espigas retirando todos os grãos e coloque em um pote. Adicione a manteiga, o sao e o açúcar, misture bem e reserve. Pegue duas palhas de milho e coloque uma sobre a outra, e adicione três colheres da misture de milho dentro da palha. Feche a palha e passe o barbante, amarrando bem. Coloque as pamonhas para cozinhar por cerca de 40 minutos em uma panela com água. Retire, escorra e sirva.
O Arroz Maria Isabel é um clássico de Goiás. Como você pode ver, ele por si só já é praticamente uma refeição completa. Conta-se que esta receita surgiu bem antes da do arroz carreteiro.
Primeiro, doure a carne seca em óleo quente, adicione alho e cebola e refogue. Acrescente o arroz, os temperos e misture bem, adicionando água quente e pimenta, deixando o arroz cozinhar.
Além do Arroz Maria Isabel, o arroz com pequi também é muito amado em Goiás. Com seu sabor forte, o pequi dá uma cara totalmente diferente ao arroz tradicional.
Em uma panela em fogo baixo, coloque o pequi no óleo, a cebola e o alho e deixe refogar, mexendo bem e colocando água se necessário. Quando o pequi estiver macio, adicione o arroz e mexa, acrescente água e sal. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente a pimenta e salpique os temperos para servir.
O locro é um prato muito consumido no Mato Grosso do Sul, e sua origem é Argentina.
Primeiro, cozinhe os grãos em panelas diferentes, cada um com um dente de alho e uma folha de louro. Refogue as verduras e tempere como preferir. Adicione as carnes cortadas em cubos, adicione as verduras e os grãos, com um pouco da água de cozimento. Cozinhe em fogo baixo por uma hora, mexendo aos poucos.
Aprenda a preparar o tereré, um sucesso no Mato Groso do Sul!
Em uma jarra, coloque 1 litro de água, o suco de limão de pacotinho, o suco dos 4 limões, açúcar e mexa. Adicione essa mistura na cuia com erva e sirva.
Feito no Magro Grosso do Sul, este é um doce de mamão com rapadura. Embora possa causar estranhamento a primeira vista, vale a pena prepará-lo pois é delicioso!
Primeiro, rale o mamão e lave-o muito bem. Coloque a rapadura em uma panela e derreta-a, acrescente o gengibre, o mamão, o cravo e a canela, mexa bem até que comece a desgrudar. Corte o queijo em fatias e doure as laterais. Sirva em um prato, primeiro o queijo, o doce, e hortelã e cravo a gosto.
Embora leve sopa em seu nome, esta receita se assemelha mais a uma torta salgada. Como o próprio nome já diz, sua origem é paraguaia, mas é muito preparada no Mato Grosso do Sul também.
Em uma panela, doure a cebola e acrescente o leite, deixando ferver. Vá acrescentando o fubá aos poucos, misturando bem. Deixe descansar um pouco. Acrescente os ovos, que devem ter sido batidos previamente, acrescente o queijo e coloque todo o conteúdo em uma assadeira e asse por 40 minutos. Sirva.
O caldo de piranha é muito preparado no Mato Grosso, e é muito saboroso.
Em uma panela de pressão, coloque o alho amassado e a cebola em pedaços para dourar no azeite. Tempere as piranhas com o tempero e coloque-as na panela, adicione água, salsa e cebolinha e coloque a tampa da panela para pegar pressão. Deixe por trinta minutos. Passe na peneira, coloque em uma panela junto com o creme de cebola e deixe ferver, mexendo. Sirva com salsa a gosto.
Mais um prato do Mato Grosso, a ventrecha de pacu tem sabor único!
Primeiro, tempere as ventrechas com o suco de limão, pimenta e alho, deixando nesse tempero por até uma hora. Passado esse tempo, coloque o óleo em uma panela para esquentar. Em uma vasilha, misture trigo, sal, pimenta e fubá. Passe as ventrechas nessa mistura, retire o excesso e frite em óleo.
Gostou de conhecer mais sobre a culinária destes estados? Conta pra gente qual receita você achou mais gostosa e continue nos acompanhando!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta