Quer variar na cozinha e não sabe o que preparar? Que tal diversificar aprendendo a preparar dez comidas do sudeste? São deliciosas!
A região sudeste brasileira é composta por quatro estados, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sua culinária é extremamente diversificada, com diversas influências e costumes, diferindo muito de estado para estado.
Quando pensamos em pão de queijo, automaticamente pensamos em Minas Gerais, certo? Mas se engana quem pensa que que só os mineiros amam esta iguaria. É muito fácil encontrar o pão de queijo em São Paulo, nas padarias, mercados, em qualquer lugar!
Em uma panela, coloque o óleo e o leite e desligue antes de começar a ferver. Em uma vasilha à parte, coloque o polvilho e o sal e misture bem. Adicione o conteúdo da panela e misture bem. Adicione o queijo ralado, um ovo e um pouco do queijo prato, e misture bem. Adicione o restante do queijo, misture bem com as mãos até que desgrude da vasilha. Faça bolinhas e coloque-as na assadeira, assando a 230ºC até dourarem.
O feijão tropeiro é muito adorado pelos mineiros, que o preparam com maestria.
Em uma panela, coloque óleo e doure a cebola e o bacon. Acrescente o alho, o sal e os ovos, e mexa bem. Adicione o feijão e vá misturando farinha e cheiro verde aos poucos.
O virado à paulista surgiu no período da colonização, é uma refeição completa e tem tudo o que o paulistano mais gosta.
Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão com louro e a pele do bacon, e tempere-o com alho e cebola e reserve. Depois, frite a linguiça, os ovos, as bistecas e o torresmo, reservando cada um deles. No feijão, adicione a farinha de milho e misture bem. Monte o prato com arroz, linguiça, torresmo, ovo e o feijão, com fatias de limão.
O bauru é mais um clássico das padarias paulistanas. Aqui, aprenda a preparar o bauru de forno!
Em um liquidificador, coloque o óleo, os ovos, o leite, o fermento, a farinha e o sal e bata. Em uma vasilha, junte o tomate e a cebola, ambos cortados em cubinhos, e o milho e misture bem. Em uma assadeira untada, coloque metade da massa, a mistura com tomate. Coloque fatias de presunto e de mussarela, e coloque o restante da massa. Asse por 40 minutos no forno.
Quem nunca ouviu falar no clássico pão com mortadela do mercado municipal de São Paulo? O prato caiu no gosto de todos, e é comum os turistas irem até lá para experimentá-lo.
Primeiro, faça um rocambole com a mortadela, colocando o queijo e o tomate dentro e frite levemente em uma frigideira com azeite. Quando a mortadela dourar e o queijo derreter, coloque dentro do pão e coloque alface. Sirva assim.
Crocante e delicioso, o provolone à milanesa é perfeito para pedir nos bares Paulistanos.
Pegue os cubinhos de provolone e passe-os no ovo batido com sal, passe na farinha de trigo, passe de novo no ovo e na farinha de rosca e frite até dourar.
A mandioca frita é muito servida como petisco nos bares, mas você pode servi-la com arroz e feijão também.
Coloque os pedaços de mandioca para cozinhar em uma panela com 1l de água por 40 minutos. Retire e escorra e reserve. Em uma vasilha, bata 1 ovo com o sal e a noz-moscada e passe os pedaços de mandioca nessa misture, passando-os em farinha de rosca em seguida. Frite em óleo quente.
Cremoso e doce, o curau é muito amado em todo o sudeste. Aprenda a preparar!
Primeiro, retire os grãos de milho e bata-os em um liquidificador junto com o leite e o leite de coco. Coloque essa mistura em uma panela com todos os ingredientes, com exceção da canela, e leve ao fogo até que engrosse. Sirva em tacinhas e polvilhe com canela.
Diferente do cuscuz tradicional, o cuscuz paulista é cremoso e recheado, uma delícia!
Em uma panela, coloque azeite e alho e refogue-os. Acrescente tomate picado, caldo de camarão, colorau, molho de tomate e 600ml de água e deixe ferver. Acrescente as sardinhas, azeitonas, palmito, pimenta e ervilha. Acrescente o ovo picado e a salsinha, adicionando farinha de milho aos poucos. Quando engrossar, desligue. Em uma forma com buraco, coloque rodelas de tomate, palmitos, pedaços de ovo cozido, ervilha e reserve. Coloque a mistura da panela na forma e aperte bem com uma colher.
Paixão brasileira, a caipirinha é um clássico. Muito consumida nos bares de São Paulo, é o acompanhamento perfeito para o provolone à milanesa e a mandioca frita.
Corte o limão ao meio e retire a parte branca, que amarga a caipirinha. Corte-o em pedaços menores. Misture o limão ao açúcar no copo, e amasse bem. Adicione gelo e complete com cachaça.
Incríveis as comidas do sudeste, não? Aprenda a preparar pratos de diversos lugares lendo os outros posts e nos acompanhando!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta