Conhecida pelas belas ilhas, a Grécia possui também uma culinária que se destaca. Com receitas maravilhosas, as comidas gregas são únicas. Conheça um pouco mais!
A culinária grega utiliza-se muito de azeite, azeitonas, berinjela, queijo feta, dentre outros. Pratos com carne de cabra são comuns, já que a criação deste animal é favorecida pelas condições do país. Sofreu influencia de muitos países, como Itália e Turquia, o que claramente influenciou nas comidas do país. É uma das culinárias mais variadas e saudáveis do mundo, já que utiliza muitos ingredientes frescos.
Este molho é muito utilizado para acompanhar carnes e para comer com pães. É muito preparado em outros países, com algumas variações em sua receita. Esta é a versão grega, em que são utilizados pepinos com iogurte.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até que vire uma mistura homogenea. Conserve com tampa. Deve ficar na geladeira 1 hora antes de ser servido.
Esta sopa de lentilha é servida com vinagre e azeite, e sacia muito bem a fome. É servida no dia-a-dia grego, não sendo um prato que pede uma ocasião especial para ser apreciado.
Em uma panela em fogo alto, coloque a lentilha e água suficiente para cobri-la, deixe ferver por dez minutos. Depois disso, escorra a lentilha. retirando o líquido. Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cenoura e a cebola, e refogue-os até que dourem. Acrescente 1 litro de água, a lentilha, o louro, o alecrim e o orégano, e deixe ferver. Quando atingir o ponto de fervura, diminua a temperatura da água e deixe cozinhar por dez minutos. Acrescente o extrato de tomate, o sal e a pimenta, e deixe cozinhar em fogo baixo por quarenta minutos, mexendo às vezes. Sirva com azeite e vinagre nos pratos.
Esta receita é feita de legumes muito bem temperados e apimentados, como se fosse a versão grega do ratatouille.
Em um refratário, coloque as rodelas dos legumes. Acrescente tomate, azeite e salsinha, temperando com o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno a 200ºC, e leve o refratário ao forno por 90 minutos. Vá checando e caso os legumes estejam muito secos, regue com água. Vá experimentando para que não fique sem tempero.
Esta sobremesa é um bolo de laranja grego, sua textura é um pouco mais tensa do que a dos bolso feitos por aqui, lembrando mais um pudim.
Calda
Pegue um refratário e unte-o com azeite, vá rasgando a massa filo com as mãos e colocando no refratário. Corte uma laranja ao meio. Uma das metades deve ser cortada em fatias finas e deixada reservada, e o restante das laranjas devem ser espremidas e utilizadas para fazer raspas com a casca. Em um liquidificador, coloque o suco da laranja, as raspas, o iogurte, o azeite, o açúcar, os ovos e o fermento. Bata até que espume e esteja bem misturado, e despeje essa mistura no refratário. Decore com as fatias de laranja e leve ao forno por 45 minutos, a 180ºC.
Para fazer a calda, esprema a laranja e coloque o suco e as metades espremidas em uma panela com os ingredientes restantes, e deixe ferver em fogo alto por 6 minutos. Jogue por cima da torta assim que tirá-la do forno.
Com sabor amanteigado e com toques de baunilha, estes biscoitos são típicos da páscoa grega e são faceis de preparar.
Em uma vasilha, coloque o ovo, o extrato de baunilha, o extrato de amêndoa, o açúcar e a manteiga e bata até que vire um creme. Acrescente a farinha e misture bem. Com uma colher, vá pegando pedaços da massa e modelando em formato de S, com as pontas pra dentro. Coloque os biscoitos em uma assadeira com papel vegetal, separados entre si para que não grudem. Pincele com o ovo batido e asse por dez minutos a 200ºC. Quando estiverem assados, polvilhe açúcar confeiteiro.
Esta salada leva queijo feta, o que dá um toque especial a ela.
Em uma vasilha, misture o pepino, a cebola e o tomate. Tempere-os com sal, azeite, pimenta e orégano. Acrescente azeitona e queijo feta.
Este prato é um arroz cremoso com espinafre, lembra bastante um risoto e pode ser comido quente ou frio.
Em uma panela, em fogo alto, coloque o azeite e acrescente a cebola. Refogue até que doure. Acrescente o espinafre, deixando-o cozinhar por alguns minutos. Acrescente o molho de tomate e a água, e deixe ferver. Quando ferver, coloque o sal, a pimenta, o endro, a salsa e o arroz, misturando bem. Diminua o fogo e deixe o arroz cozinhar destampado por 20 minutos ou até que seque.
Essas almondegas gregas são herança da época do Império Otomano, originalmente são preparadas com carne de cordeiro.
Em uma vasilha, coloque o suco do limão e rale a batata. Certifique-se de que a batata está coberta pelo suco. Acrescente todos os ingredientes, até que vire uma massa homogenea, e modele em bolinhas. Frite em óleo quente e sirva.
Uma maravilhosa sopa de feijão branca, super bem temperada e servida com bastante azeite, este é um dos pratos típicos gregos.
Coloque o feijão em uma panela e coloque água suficiente para cobri-lo. Ferva por 3 minutos e escorra a água. Coloque os 720ml de água e deixe ferver, acrescentando todos os ingredientes, menos a salsinha, e deixando ferver por 1 hora. Misture bem e sirva com salsinha.
Este prato, que é uma influencia de Istambul, leva berinjela assada salpicada com canela em pó. Pode parecer estranho para nós que não estamos habituados, mas é uma delícia e vale a pena preparar.
Comece cortando a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Retire o miolo e reserve, deixando aproximadamente 1 cm de polpa. Coloque a berinjela em um refratário e regue com azeite. Asse por 30 minutos no forno a 180ºC. Enquanto isso, coloque duas colheres de azeite em uma frigideira, em fogo médio, acrescente o alho e a cebola e refogue-os. Pique a polpa da berinjela e coloque na frigideira, cozinhando até que fique macia. Acrescente o tomate e o extrato de tomate, deixando cozinhar até que a berinjela que está no forno fique pronta. Retire as berinjelas do forno e recheie-as com a mistura da frigideira. Salpique canela a gosto e asse por mais trinta minutos no forno.
E ai, já separou os ingredientes para preparar um maravilhoso banquete grego? Conheça mais receitas clicando aqui, e conta pra gente qual você mais gostou. Até mais!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta