A culinária japonesa é muito antiga e cada vez mais conquista o coração do mundo. No Brasil, é comum ver cada vez mais restaurantes dedicados às comidas japonesas, que viraram uma paixão.
A culinária japonesa é impregnada de história. Sua origem é datada de 4 a.C, e conta-se que o arroz era utilizado como forma de conservar o peixe, já que era colocado por cima para que a sua fermentação fizesse com que o peixe durasse mais tempo. Depois, surgiu outro método de conservação, este permitindo que o arroz ainda fosse consumido depois. Diversos fatos que modificaram a culinária já ocorreram no Japão, como a proibição do consumo de carnes, o que fez com que se consumissem cada vez mais peixes, legado que é forte até os dias de hoje.
Trata-se de uma salada de pepino agridoce, deliciosa para servir como acompanhamento.
Em uma vasilha, acrescente todos os ingredientes, menos o pepino e a cebola, e misture bem. Quando estiver bem misturado, acrescente a cebola e o pepino e mexa delicadamente. Deixe na geladeira por 30 minutos antes de servir.
A sopa é feia de miso, ingrediente proveniente da fermentação de arroz, cevada e soja.
Em uma panela, coloque a água e o dashi e deixe ferver. Quando ferver, diminua a temperatura e acrescente o miso, misturando bem. Acrescente o tofu e a cebolinha e deixe ferver por dois minutos.
A primeira menção a este prato é de 1782, em um livro chamado Tofu Hyakuchin. É uma forma diferente de preparar o tofu, que fica crocante por fora e muito saboroso.
Antes de começar a receita, é necessário escorrer o tofu. Para isso, basta colocá-lo entre folhas de papel toalha e colocar algum objeto pesado em cima dele. Deixe por quinze minutos. Em uma panela, acrescente a água, o mirin, o molho de soja e o dashi e deixe ferver. Quando ferver, desligue o fogo. Corte o tofu em cubinhos e empane-os com a farinha de trigo, frite-os em óleo quente até que dourem e sirva com a cebolinha picada e o molho.
Este molho é mais antigo que o shoyu e seu sabor é agridoce. Aprendendo a fazê-lo, você vai preparar diversas receitas de peixe e frango de forma mais saborosa, já que ele cai bem com tudo.
Em uma panela grande, coloque o molho de soja, ¾ do açúcar, a cebolinha, o alho, o gengibre e ¾ do açúcar mascavo. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Acrescente o restante do açúcar mascavo, do açúcar e acrescente também o mel e quando ferver, retire do fogo e deixe esfriar.
Conta-se que antigamente o wasabi era utilizado de forma medicinal, sendo usada em alimentos pela primeira vez no período Edo. Aprenda a preparar esta maionese, que combina muito com frutos do mar.
Em uma vasilha pequena, coloque a água e o wasabi e misture bem. Deixe descansar por 1 minuto, acrescente a maionese e misture até que vire uma pasta homogênea.
Embora para nós possa parecer estranho preparar um doce com feijão, saiba que no Japão isso é muito comum e que o doce fica realmente muito gostoso. Veja como é fácil preparar.
Em uma panela, coloque o feijão e a água. Quando ferver, diminua o fogo e tampe até que o feijão fique bem molinho. Descarte a água e misture o feijão ao açúcar, cozinhando em fogo médio. Mexa bem, até que vire uma pasta e comece a soltar do fundo da panela. Transfira para uma vasilha e conserve na geladeira.
Com shiitake e cogumelo paris, esta sopa é deliciosa e muito indicada para o inverno, já que o gengibre a deixa com sabor picante.
Em uma panela, coloque o caldo de carne, o aipo, a cenoura, o gengibre, a cebola, o alho e metade dos cogumelos. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 45 minutos. Em outra panela, coloque a metade restante dos cogumelos, coe o caldo fervido e jogue por cima. Sirva com cebolinha.
Aprenda a fazer o clássico shimeji na manteiga, que pode ser servido de entrada ou acompanhado de outros pratos.
Lave o shimeji, retirando o talo. Em uma frigideira, coloque a manteiga e quando estiver derretida, acrescente o shimeji e mexa por tres minutos. Acrescente o shoyu e mexa mais um pouco. Coloque a cebolinha, deixe tampado por 2 minutos, desligue e sirva.
O primeiro registro documentado a esta iguaria foi feito pelo monge Nichiren Shonin, onde ele agradecia por ter ganho edamame de um fiel. Pode ser servido puro ou com molho, e é muito apreciado no Japão.
Em uma vasilha, misture o molho de soja, o gengibre e o vinagre. Em uma panela, coloque o edamame e ferva com água que cubra. Cozinhe até que fique macio e escorra com água fria. Sirva o edamame com o molho.
O sauce yakissoba é a adaptação japonesa de um prato chines, e era muito servido em uma época onde a alimentação era escassa e, por ser uma opção nutritiva e de fácil preparo, o prato se popularizou.
Em uma vasilha, dissolva o caldo de galinha em uma xícara de água, acrescente o amido de milho e misture bem. Em uma frigideira antiaderente grande, acrescente o azeite e a cebola. Quando dourar, coloque o caldo de galinha dissolvido, acrescente o molho de soja e o frango. Mexa bem e coloque os legumes picados, refogando-os por dez minutos. Acrescente o macarrão e refogue, em fogo alto, por dois minutos e sirva.
Já separou os hashis para saborear essas receitas maravilhosas? Veja outras acompanhando os posts ou clicando aqui!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta