Que tal aprender um pouco mais sobre as comidas nordestinas e enriquecer as suas refeições? A região possui pratos típicos maravilhosos, descubra como prepará-los.
A culinária nordestina é muito rica em cores, sabores e aromas. Possui grande influencia da colonização, sendo comuns alimentos provenientes dos africanos, indígenas e portugueses. São pratos muito bem temperados, utilizando-se de pimentas, pimentões, dentre outros. A região comemora de forma muito forte as festas Juninas, comemoração recheada de pratos maravilhosos. Aprenda a preparar dez pratos típicos da culinária nordestina!
Também chamada de macaxeira, a mandioca está presente em inúmeras receitas. Este prato é uma delícia, e embora alguns possam achar pesado, é comum que seja servido no café da manhã.
Em uma panela, coloque a mandioca com água suficiente para cobrar, adicione sal e cozinhe até que amoleça. Quando estiver cozida, transfira para uma travessa e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho e a manteiga e doure. Jogue por cima da mandioca na travessa e sirva.
O nome caruru vem do africano kalalu, e o prato é uma mistura da culinária africana e indígena.Antigamente, era servido como acompanhamento em outros pratos, mas a versão atual é o prato principal.
Em um liquidificador, coloque 2 xícaras de água, a castanha, o gengibre, o amendoim, a cebola e o camarão e bata até que vire um creme. Em uma panela, acrescente o azeite de dendê e o alho e refogue. Acrescente o creme do liquidificador e o sal e refogue por 2 minutos, acrescentando o quiabo e mais uma xícara de água, cozinhando por meia hora. Experimente para ver se o sal está bom, e cozinhe até que o quiabo esteja cozido.
Prato de origem indígena, a moqueca costumava ser preparada em panelas de barro. Seu nome vem do termo indígena Moquém, que era uma grelha utilizada para assar peixes.
Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola e refogue-a. Acrescente o alho, fazendo o mesmo. Acrescente o pimentão, o tomate e o leite de coco, mexendo até que o comece a ferver. Acrescente sal, pimenta, colorau e os camarões. Quando os camarões estiverem rosados, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente coentro a gosto.
Trazido ao Brasil pelos portugueses, o sarapatel é um prato que aproveita diversas partes do porco, e costuma ser servido com arroz e farofa.
Em uma vasilha, coloque os miúdos. Em uma vasilha a parte, coloque o suco dos limões, acrescente água e lave os miúdos até que fiquem sem cheiro. Pique-os em cubinhos. Em um liquidificador, bata as cebolas, os tomates, os dentes de alho, o coentro, a cebolinha e a hortelã, batendo bem. Transfira essa mistura para a vasilha em que estão os miúdos limpos e cortados, acrescentando o louro, as pimentas e o cominho. Reserve.
Em uma panela, em fogo médio, frite o toucinho picado. Quando liberar gordura, acrescente a cebola e doure. Acrescente a mistura dos miúdos temperados e mexa bem. Acrescente água suficiente para cobrir a mistura e ficar dois dedos acima, e deixe ferver por trinta minutos ou até que a carne fique macia e o caldo engrossado.
Em uma panela, coloque manteiga de garrafa e refogue a calabresa, a carne seca, o bacon e o paio. Acrescente pimenta, coentro e salsinha, despejando em seguida colorau, curry e o arroz. Mexa bem, acrescentando o feijão e misturando bem. Adicione queijo coalho e desligue. Sirva quando o queijo derreter com o calor da panela!
Molusco muito apreciado no Nordeste, o Sururu é a peça chave em muitas receitas nordestinas.
Em uma panela, coloque o azeite e acrescente a cebola, refogando-se. Adicione o sururu, a pimenta-do-reino, os tabletes de caldo para peixe e o molho de tomate, deixando cozinhar por dez minutos ou até que o líquido reduza. Acrescente o leite de coco e mexa bem. Coloque o cheiro verde, a pimenta de cheiro e o pimentão e deixe ferver por cinco minutos.
Servido no café da manhã, o cuscuz é comumente acompanhado de manteiga e ovos. É fácil de preparar e muito rápido.
Em uma vasilha, acrescente todos os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos. Em uma cuscuzeira, coloque água até a marca e coloque o fubá hidratado nela, cozinhando por dez minutos.
Conhecido em outros lugares do Brasil como canjica, este é um prato doce, típico das festas juninas.
Leve o milho ao fogo em uma panela de pressão, com água suficiente para cobrir, por 40 minutos. Quando estiver cozido, acrescente o leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado, mexendo bem. Em fogo baixo, deixe ferver.
Aprenda a preparar esta deliciosa farofa para servir de acompanhamento!
Em uma panela, coloque a manteiga e refogue a cebola, acrescente o alho, o cheiro verde e a carne seca e refogue por cinco minutos. Acrescente o sal, a pimenta e a farinha de mandioca e misture por três minutos.
Esta é uma sobremesa muito comum no nordeste, levando apenas banana, açúcar e canela. Aprenda a preparar e deixe o seu café da manhã mais rico!
Descasque a banana e corte-a em fatias compridas. Em uma frigideira, coloque a manteiga e frite as fatias até que dourem. Coloque as fatias em papel toalha e salpique açúcar e canela.
A culinária nordestina é rica e deliciosa, eu aposto que ler estas receitas te deixou com fome. Que tal preparar algumas dessas comidas e contar pra gente o que achou? Até mais!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta