A culinária russa é muito rica e pode soar um pouco exótica para nós, já que as comidas russas não se assemelham muito com as comidas brasileiras. O clima russo é um fator que sempre determinou a agricultura russa, já que o frio extremo faz com que não seja possível cultivar muitas coisas. O uso de peixes de água doce, carnes, cogumelos, trigo e caviar preto é muito comum. O consumo de sopas é frequente, sendo comum o almoço iniciar por uma sopa.
Esta sopa de beterraba foi levada pelos judeus, que estavam fugindo de perseguições. É servida quente, com Smetana, que você também aprenderá a preparar aqui.
Primeiro, cozinhe a beterraba. Quando estiver cozida, corte em fatias finas e coloque em uma panela com quatro litros de água, deixando ferver e acrescentando os demais ingredientes. Ferva por meia hora e sirva.
Pode ser servido doce ou salgado, acompanhado de caviar.
Em uma superfície, coloque farinha, açúcar e fermento e misture bem, deixando um buraco no meio. Coloque os ovos e vá acrescentando o leite aos poucos. Deixe a massa descansar por 1h na geladeira e, passado esse tempo, coloque óleo em uma frigideira e esquente, colocando uma colher de sopa da massa na frigideira e fritando até que dourem.
Salada Russa ou Salada Olivier, lembra muito a nossa maionese de legumes, tendo sido inventada em 1860 por Lucien Olivier. Era preparada com outros ingredientes, mas foi sendo simplificada ao longo do tempo, e é muito consumida no ano novo.
Em uma vasilha, misture o creme de leite, o alho e a maionese e reserve. Acrescente os outros ingredientes e misture, levando a geladeira por meia hora antes de servir.
Essas panquecas com um toque de queijo são clássicas no café da manhã russo, e podem ser servidas doces ou salgadas, com sour cream, geleia de frutas ou mel.
Em uma tigela, bata os ovos e misture todos os ingredientes, até que vire uma massa homogênea. Esquente uma frigideira e coloque uma colher da massa e frite até dourar.
São servidos quentes com smyetána, e a primeira menção a este prato data de 1830.
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Frite em uma frigideira com óleo quente.
Este molho Russo é muito utilizado em diversos pratos, sendo uma paixão no país. Antigamente, o leite era deixado em um local quente de dois a três dias, até que azedasse, e a partir dai era produzido o smetana.
Basta misturar os dois ingredientes e servir.
Este prato é uma espécie de pãozinho assado e recheado, e seu preparo é muito fácil.
Comece preparando o recheio. Para isso, refogue a carne com cebola em uma panela e tempere com sal, pimenta e endro. Reserve.
Em uma vasilha, dissolva o fermento na água quente e deixe descansar por dez minutos. Em uma panela, aqueça o leite, acrescentando os ovos, o óleo, o açúcar e o sal e reserve. Em uma vasilha, coloque metade da farinha e vá colocando essa mistura com leite aos poucos. Acrescente o fermento e o restante da farinha e vá misturando e sovando bem. Deixe a massa descansar até que dobre de volume. Abra a massa e recorte bolinhas. Coloque recheio em cada bolinha e feche como pasteizinhos. Frite em óleo quente.
Esta receita de bolo em camadas foi criada em 1912, em homenagem aos 100 anos do exílio de Napoleão. Cada família prepara da forma que prefere, sendo uma receita passada de geração para geração.
Massa
Recheio
Em uma vasilha, coloque a margarina, os ovos, o fermento, o açúcar de baunilha, o creme de leite, a farinha de trigo e o açúcar comum. Amassa tudo e deixe descansar por vinte minutos. Abra a massa em doze discos, asse esses discos em forno médio e retire-os do forno quando estiverem amarelados. Para o recheio, misture todos os ingredientes e leve ao fogo em uma panela, cozinhando até virar um mingau.
Para montar o bolo, basta ir intercalando um disco e um pouco de recheio. Deixe gelar por três horas.
O trigo serraceno pode ser considerado o arroz da Rússia, e o seu preparo é muito simples.
Coloque o grão na água fervente. Cozinhe por dez minutos. Acrescente manteiga e deixe descansar.
Esta sopa é servida fria, podendo ser colocados até mesmo cubos de gelo no prato, e é muito consumida no verão.
Em uma panela, coloque a cebola, o alho e óleo para refogar. Acrescente a linguiça e deixe dourar. Coloque o pepino, limão e água, em seguida as batatas, os ovos e o creme de leite. Vá amassando os ovos. Acrescente sal e mexa, deixando cozinhar até ficar cremosa. Mantenha na geladeira.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a exótico culinária da Rússia, que tal conhecer receitas de outros países? Continue acompanhando!
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta