As comidas típicas do sul são fruto da influência de muitas regiões, resultando em uma culinária única.
O sul do Brasil possui uma culinária muito marcante. Quem nunca ouviu falar no clássico churrasco gaúcho e no chimarrão? As comidas típicas do sul possuem forte influência Argentina, Paraguaia e Uruguaia, o que se reflete em inúmeros pratos. Há, também, a influência italiana, sendo comum encontrar restaurantes dedicados à culinária italiana no sul.
Caldo com peixe e farinha de mandioca, o pirão é muito saboroso e é um dos pratos mais consumidos em Florianópolis.
Tempere a cabeça de peixe com sal, limão, pimenta e coentro e deixe por trinta minutos. Coloque-as para ferver, adicionando a cebola em cubinhos. Acrescente a pimenta e o pimentão, adicione água até que as cabeças estejam cozidas. Retire as cabeças e reserve o caldo. Adicione pedaços de peixe desfiados ao caldo, e ferva mais um pouco. Acrescente a farinha aos poucos e tempere com sal e coentro.
Este é um dos pratos de influência italiana, muito amado no Sul.
Basta levar os ingredientes a uma panela em fogo baixo, e cozinhar por dez minutos mexendo bem. Sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Há inúmeros doces de pelotas, e aqui você aprenderá a preparar o olho de sogra.
Faça uma calda com o açúcar, e adicione os outros ingredientes, menos as ameixas. Leve a uma panela em fogo médio, mexa até que comece a desgrudar. Guarde essa massa até o próximo dia. Modele os doces em formato oval, e acrescente a ameixa no meio do doce.
Sucesso nos meses mais frios, o pinhão é uma delicia e faz muito bem para a saúde.
Coloque os pinhões na panela de pressão em fogo alto e adicione a água e o sal. Quando a panela pegar pressão, conte quarenta minutos. Desligue o fogo, espere a panela perder a pressão e o pinhão esfriar um pouco e sirva.
Como já mencionado no post sobre as comidas mineiras, o arroz carreteiro se originou por conta dos mercadores, que transportavam cargas e se alimentavam em sua maioria com comidas que pudessem durar bastante.
Em uma panela, coloque o óleo, a carne e o bacon. Frite um pouco e adicione a cebola, o arroz e o alho. Refogue e acrescente o pimentão, o tomate e a água. Cozinhe por vinte e cinco minutos, checando o sal e ajustando conforme o seu gosto. Sirva com cheiro-verde.
Aprenda a preparar a deliciosa tainha, prato típico do sul.
Um dia antes, temperar a tainha já limpa com sal, limão, pimenta e alho, esfregando os temperos. Unte com manteiga e asse em uma churrasqueira por quinze minutos.
Este é um doce cuja receita é passada de geração pra geração, e pode ser servido quente ou frio.
Em uma panela de pressão, coloque o sagu e a água e cozinhe por dez minutos. Retire-o da panela e lave em água corrente. Em uma panela, coloque o vinho, o açúcar e o sagu, e deixe ferver até que a calda engrosse. Em uma panela à parte, coloque ½ xícara de açucar, amido de milho, baunilha, gema e o leite, em fogo médio, mexendo até engrossar. Sirva o sagu com o creme.
A cuca é um bolo com uma farofa doce por cima, sendo o mais comum o de banana.
Farofa
Em uma batedeira, bata as claras em neve, adicionando o açúcar e as gemas em seguir. Vá acrescentando os demais ingredientes aos poucos, até formar uma massa. Coloque em uma assadeira antiaderente, e coloque as bananas sobre a massa. Pegue os ingredientes da farofa e misture todos, coloque sobre as bananas e asse por 50 minutos a 180ºC.
Bebida típica do Sul, o chimarrão é um dos maiores ícones do sul.
Coloque a erva-mate na cuia, fazendo um montinho em um dos lados. Jogue água quente até a boca. Aguarde cinco minutos. O primeiro gole não deve ser ingerido pois estará com pó.
O kutiá é uma receita de origem ucraniana, típica do natal de lá. Aqui no Brasil, é muito consumida na Sul. Aprenda a preparar!
Em uma panela, cozinhe a semente de trigo por uma hora e meia. Misture os outros ingredientes e sirva frio.
Demonstre falando sobre culinária.
Deixe uma resposta