Como fazer chá de boldo

Se você já teve com aquelas sensações de inchaço causadas pelo mal funcionamento do fígado, e não curte muito o uso de medicamentos farmacêuticos, com certeza já se perguntou qual chá os/as ajudaria. Não é mesmo?

Talvez alguém já tenha indicado o chá de boldo nessas ocasiões. Se caso você quer conhecer mais sobre esse chá, o modo de fazer e, também, os benefícios que ele pode proporcionar a saúde e o bem-estar do corpo, está no lugar certo. Vamos lá?

Chá de boldo – o que é?

Como fazer chá de boldo

Peumus boldus Molina é o nome científico do famoso ‘chá de boldo’, que é um chá muito conhecido e comentado quando o assunto é má digestão. Ocasiões em que o chá é mais utilizado são como remédio caseiro para o fígado e estomago, pois é uma planta medicinal muito propícia para o tratamento desses desconfortos.

Se você não cultiva esse tipo de chá em sua residência, sabe onde pode encontrá-lo? É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, assim como em farmácias de manipulação, por um preço muito acessível.

Para que serve o chá de bolso?

Basicamente este medicamento é utilizado para o tratamento da má digestão e problemas do fígado. Porém o chá de boldo é um ótimo remédio para limpar o sangue, assim como para fazer tratamento de gota, cistite, dor de cabeça e suores frios.

O boldo pode se tornar tóxico quando utilizado em excesso, por esse motivo, não é indicado seu uso quando a suspeita de gravidez, pois com uso excessivo pode causar um abordo inesperado.

Para além das ações digestivas, o chá de boldo pode ser útil em outras ocasiões. Para conhecer mais alguns benefícios que o chá de boldo pode possibilitar, continue a leitura.

Mais benefícios do chá de boldo

cha-de-boldo-4496588-8380262-2173259
Como fazer chá de boldo

O chá de boldo tem muitos benefícios que podem ser aproveitados, como por exemplo:

  • Diminui o inchaço – é um chá ótimo para combater gases e, consequentemente, desinchar a barriga.
  • É um remédio anti-inflamatório – o chá auxilia na diminuição de dores e na melhora do organismo, pois tem caráter sedativo e ajuda a amenizar os elementos tóxicos que há corpo.
  • Ótimo para o fígado – remove as toxinas presentes no órgão, assim como auxilia no lançamento da bile digestiva pelo fígado.
  • Tem propriedades antimicrobianas – o chá de boldo é um produto que pode eliminar e/ou impedir o aumento de micróbios no organismo.
  • Relaxante – quando usado de pequenas doses, o chá pode ser relaxante, calmante e/ou tranquilizante.
  • Ajuda no sistema imunológico – a partir de seus elementos antimicrobianos e antibacterianos, pode ajudar a proteger e fortalecer o sistema imunológico

O consumo regular além de tudo ajuda a regular o sistema nervoso evitando crises de estresse e ansiedade.

Chá de bolso emagrece?

Não, chá de boldo não emagrece, somente ajuda a desinchar a barriga. Então se quiser emagrecer procure outro medicamento, e não insista neste chá, pois seu uso excessivo pode ocasionar danos.

Depois de saber o que é o chá de boldo, para que ele serve, assim como todas as vantagens dessa planta, vamos ao preparo desse chá. Ficou curioso para saber como prepará-lo?

Passo a passo como fazer chá de boldo

Agora vamos aprender como realmente fazer o chá de boldo com um passo a passo simples:

  1. Primeiramente lave as folhas, se caso utilizar folhas direto do arbusto. Caso compre em lojas de medicamentos naturais, não é preciso esse procedimento.
  2. Após a lavagem, selecione algumas folhas do boldo, assim como água fervente e um recipiente.
  3. Coloque umas 5 ou 6 (1 colher) em 150 ml de água fervente, deixando dissolver por uns 10 minutos.
  4. O chá pode ser ingerido morno de 2 a 3 vezes por dia, principalmente após as refeições.

Depois de preparar basta saborear e servir para as visitas esse chá delicioso.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre como fazer chá de boldo e quer ainda mais dicas, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Como dar banho em bebe recém nascido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20