Você sabe como fazer cupim? quando falamos de carne vermelha, nada supera em praticidade e sabor os deliciosos cortes da carne bovina, e entre os cortes mais saborosos podemos incluir o cupim que é um preferido e uma tradição Brasileira.

Como fazer cupim

O problema é que mesmo sendo um corte super popular e acessível o cupim acaba não sendo um dos mais conhecidos das donas de casa e por isso sua receita acaba não sendo transmitida, e você que nunca fez um cupim pro almoço não sabe o que está perdendo.

Nesse artigo vamos ensinar tudo sobre como fazer cupim, vamos dar as dicas que você precisa para conseguir preparar o prato perfeito e deixar todo mundo na sua casa babando com o sabor que essa delícia tem a oferecer.

Ingredientes do cupim

Antes de mais nada vamos escolher nossos ingredientes com calma, lembre que para que o seu prato tenha o melhor sabor possível é sempre fundamental escolher ingredientes de qualidade, então fique atento e procure as melhores opções, afinal esse prato vai ser especial e pode virar sua marca registrada na cozinha.

cupim-assado-700x444-3726956-1435146-6645316
Como fazer cupim
  • 1 peça de cupim de mais ou menos 2 kg
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de cebola picadinha
  • 2 colheres (sopa) de alho picado
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto (recomendo 1 colher de sobremesa)
  • 3 cubos de caldo de carne
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês

O mais importante na hora de escolher os ingredientes é ter certeza de que você pegou o corte certo, ainda é bastante comum encontrar pessoas que não sabem reconhecer o cupim, por isso compre sua carne apenas com profissionais que você realmente confia.

Modo de preparo do cupim

Agora que você já tem todos os ingredientes vale a pena lembrar de uma questão de segurança antes de continuar, tenha certeza de que suas mãos estão bem lavadas e que todos os utensílios que você vai precisar estão igualmente limpos e em ordem, isso vai fazer toda a diferença.

unnamed-2-8525088-2562804-1992396
Como fazer cupim
  1. Lave bem a peça de cupim e faça uns furos com uma faca.
  2. Na panela de pressão, coloque o óleo, a cebola picada e o alho.
  3. Deixe dar uma fritadinha leve.
  4. Coloque 2 copos de água e acrescente os cubos sabor carne, dissolva-os.
  5. Coloque a peça de cupim inteira, deixe por 1 minuto e vire a peça.
  6. Em seguida, coloque água uns 4 dedos acima do cupim, fique bem atento a esta medida para não acabar encharcando demais a carne.
  7. Tampe a panela de pressão e deixe por 1 hora e 50 minutos, para que ela fique bem macia, parece bastante tempo, mas acredite, vai valer a pena no final.
  8. Após esse tempo, retire a peça de cupim e a coloque em um refratário untado com óleo para evitar que a mesma queime e agarre.
  9. Por cima dela jogue a pimenta-do-reino e o molho inglês, a quantidade vai variar de acordo com o seu gosto pessoal.
  10. Coloque no forno pré-aquecido por 30 minutos, fique atento para não passar do ponto, assim você vai ter como resultado uma carne suculenta.

Batatas assadas são um bom acompanhamento para esse prato que sem dúvidas vai ser o prato principal de um bom almoço ou jantar em família, se você for receber convidados eles vão ficar loucos para descobrir a receita.

Como fazer cupim e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como fazer cupim e quer continuar aprendendo com nossas dicas de assuntos variados, você veio ao lugar certo para isso e não vai se arrepender, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como fazer um origami.