Como fazer estrogonofe

Olá pessoal, hoje no Demonstre iremos falar um pouco sobre o Estrogonofe, um prato que apesar de ser considerado popular no Brasil tem uma origem e história que atravessam vários países do mundo.

Como Fazer Estrogonofe

O estrogonofe é um prato que teve sua origem na Rússia por volta de meados do século 19, sendo tradicionalmente feito com pedaços de carne cortados em cubo fritos em pouco óleo ou gordura e servidos junto a um molho feito com smetana, um tipo de creme azedo comum no leste europeu.

Como fazer estrogonofe

Contudo, com o passar do tempo o prato acabou se popularizando por todo o mundo sendo adaptado de acordo com as preferências e temperos da culinária local. Tornando possível que encontremos o estrogonofe hoje em inúmeros países da Europa, assim como também no Brasil e até nos Estados Unidos, onde leva o nome de Beef Stroganoff.

A origem do estrogonofe

Apesar de sua origem russa ser incontestável não existe consenso quanto ao seu nome de origem. A versão mais conhecida aponta que ele seria uma derivação do nome de alguém que pertenceria a uma família de grande prestígio na Rússia, que morava em São Petersburgo, os Stroganov.

A história conta que tal prato seria uma criação de um chef francês que em teoria estava sendo empregado pelos Stroganov. Algo comum na aristocracia daquele período. Ele teria inventado o prato com pequenos pedaços de carne servidos junto ao molho cremoso para agradar o patriarca da família que possuia dentes desgastados e tinha dificuldade em mastigar grandes pedaços de carne.

untitled-design-4-5161986-2617372-6973556
Palácio Stroganov – São Petersburgo

Entretanto, mesmo que não possamos ter completa certeza se o prato foi ou não criado por um cozinheiro francês de passagem pela Rússia é ponto pacifico que a primeira receita catalogada foi feita no ano de 1871, pela chef russa Elena Molokhovets em seu livro “Um presente para jovens donas de casa”, nesta receita Elena acrescentava a mistura outros elementos como o molho de mostarda e bouillon, um caldo feito com vegetais, ossos, peixe e carne cozidos ao Estrogonofe.

Como fazer estrogonofe

É dito que em função da Revolução Russa em 1917 e a subsequente guerra civil que tomou conta do país, muitos membros da aristocracia teriam então fugido do conflito em direção à China levando consigo a receita do Estrogonofe, lá o prato acabou sendo adaptado, passando a ser servido com macarrão ou arroz, substituindo as batatas que são usadas como acompanhamento na versão tradicional.

Eventualmente conforme os migrantes russos começaram a se dispersar pelos quatro cantos do mundo, sua cultura e culinária acabou indo junto deles, espalhando a receita do Estrogonofe por diversos países. Desde então o prato tem passado por inúmeras mudanças, algumas vezes com o acréscimo de ingredientes como cebolas, cogumelos, molho de tomate e até variações nas quais a carne é feita em tiras em vez de cubos, mesmo assim uma coisa não mudou, o Estrogonofe continua a conquistar o paladar das pessoas ao redor do mundo.

Como fazer estrogonofe

Receita de Estrogonofe – como fazer estrogonofe

Devido à popularização desse prato existem inúmeras receitas de como preparar o Estrogonofe. Dependendo do lugar e da cultura de quem cozinha tanto os ingredientes quanto as técnicas usadas podem variar. Afinal o Estrogonofe pode ser tanto aquele delicioso prato feito no dia a dia por sua mãe ou uma sofisticada criação culinária feita em um restaurante renomado.

No Brasil é possível encontrar inúmeras receitas de estrogonofe, demonstraremos como se faz uma das mais conhecidas abaixo:

Ingredientes do estrogonofe:

  • 500g de carne em tiras
  • 2 colheres de óleo de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola picada
  • 1/2 dente de alho picado
  • 200g de champignon ou palmito
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 tomate picado sem pele e sem semente
  • 2 colheres de ketchup
  • 1 colher de mostarda

Como fazer o estrogonofe: passo a passo

  1. Acenda o fogo e coloque a carne para fritar no óleo.
  2. Assim que a carne começar a dourar adicione a cebola picada e o alho.
  3. Depois disso para começar a fazer o molho deve-se acrescentar o tomate e deixar cozinhando por um pequeno período de tempo junto da carne.
  4. Logo após é só misturar o ketchup a mostarda e o champignon ou palmito.
  5. Por final é só desligar o fogo e incluir o creme de leite ao estrogonofe mexendo bem para incorporar o molho junto à carne.
  6. Servir em uma forma reflexiva junto aos acompanhamentos e aproveitar seu delicioso estrogonofe.

Obs: A receita rende 2 porções

Dicas para fazer estrogonofe:

  • Quanto ao tipo de carne, filé mignon e alcatra são ótimas escolhas para deixar seu estrogonofe muito mais saboroso. Contudo dá pra usar quase qualquer tipo de carne dependendo de sua preferência. Patinho e Coxão mole são boas opções e deixam o prato mais acessível.
  • O tomate picado pode ser substituído por molho de tomate.
  • Champignon e palmito não são imprescindíveis junto ao molho, mas contribuem para o sabor do prato. Também vale lembrar que dá pra acrescentar outros ingredientes, minha mãe adiciona um pouco de azeitona sempre que possível. Além de existirem versões que levam outros elementos como o molho inglês.
  • Por final é importante ressaltar que servir batata palha junto ao estrogonofe dá um gostinho todo especial ao prato. Se você não estiver muito animado para fazer a batata sempre dá pra comprar aquela de supermercado. Contudo ressalto que aquela feita na hora é mais saborosa.

Vídeo ensinando como se faz estrogonofe:

Quer aprender um pouco mais sobre algumas outras técnicas que podem deixar seu delicioso Estrogonofe ainda melhor ? Que tal dar uma olhada nesse vídeo:

Como o estrogonofe pode ser usado na escola?

O Estrogonofe é um bom exemplo de como fatores ligados a história e geografia ajudam a influenciar a culinária e a cultura de um país. Nesse caso específico a popularização deste prato ao redor do mundo está intimamente ligada aos movimentos de migração da população russa em decorrência dos eventos históricos vivenciados por aquele povo, como a Revolução Russa. Além de outros fatores como a evolução e popularização dos meios de transporte e comunicação. Por último vale lembrar que o principal motivo do Estrogonofe ser tão popular está ligado ao fato de se tratar de um prato bastante saboroso que é barato e fácil de fazer possibilitando que ele seja acessível ao grande público.

Obrigado por ler o nosso post sobre estrogonofe

É isso por hoje. Muito obrigado por ler o nosso post sobre estrogonofe e espero você aqui no demonstre para mais posts culinários.

Veja também:

https://demonstre.com/10-receitas-de-carne/

Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20